

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Na perspectiva de Paulo Freire, a prática da escuta crítica é um dos saberes indispensáveis à docência. Assim, a escuta crítica do educador deve:
valorizar as falas dos alunos como expressão legítima de suas vivências, sem necessariamente problematizá-las, pois a escuta deve priorizar o acolhimento afetivo sobre a análise conceitual.
reorganizar o discurso dos alunos segundo as categorias científicas e linguísticas da área, garantindo a precisão teórica necessária à aprendizagem significativa.
assegurar que o educador mantenha neutralidade ideológica nas interações, evitando que suas intervenções influenciem a interpretação dos estudantes sobre os temas debatidos.
atentar às diferentes vozes presentes no espaço educativo, reconhecendo tensões e contradições, e favorecendo o diálogo que possibilita a construção compartilhada de novos sentidos.