Imagem de fundo

Com base na teoria da cibercultura de Pierre Lévy (2007)...

Com base na teoria da cibercultura de Pierre Lévy (2007), que enfatiza a virtualização, a inteligência coletiva e a mediação tecnológica como elementos transformadores dos processos de aprendizagem, assinale a opção que melhor representa uma proposta educativa museal contemporânea coerente com os princípios da cibercultura e da formação de coletivos inteligentes.


A

Utilização de totens digitais com textos descritivos e vídeos explicativos, sem possibilidade de interação ou contribuição dos visitantes.


B

Implantação de visitas guiadas com uso de tablets para acesso a conteúdos complementares, mas com roteiros fixos e sem espaço para colaboração entre visitantes.


C

Criação de um ambiente virtual imersivo que permita interação entre visitantes via fóruns e chats, envio de contribuições multimodais e construção colaborativa de significados sobre o acervo.


D

Digitalização de parte do acervo com acesso restrito a professores cadastrados, que devem aplicar atividades previamente definidas pelo setor educativo do museu.


E

Realização de oficinas presenciais com atividades manuais que não utilizam tecnologia digital, visando reduzir a dependência das mídias digitais no processo de aprendizagem.