Imagem de fundo

Sara Paín distingue "problema de aprendizagem" de...

Sara Paín distingue "problema de aprendizagem" de "dificuldade de aprendizagem" e "oligofrenia", analisando a função do não-aprender. Analise as afirmativas a seguir sob a ótica da epistemologia convergente:


I. O problema de aprendizagem pode ser considerado um sintoma, no sentido psicanalítico, quando o não-aprender possui uma função positiva de manter o equilíbrio neurótico da criança ou da estrutura familiar, aprisionando a inteligência.

II. O problema de aprendizagem reativo ocorre quando há um choque entre o aluno e o método pedagógico ou a cultura escolar, não havendo comprometimento estrutural da inteligência ou desejo inconsciente de não saber.

III. A dificuldade de aprendizagem é sempre sinônimo de deficiência intelectual (oligofrenia), indicando uma falha irreversível na estrutura cognitiva causada por lesão orgânica.


Está correto o que se afirma em:


A

I e III apenas.


B

I e II apenas.


C

III apenas.


D

I, II e III.