Imagem de fundo

Em uma turma marcada por grande heterogeneidade de ritmos, estilos cognitivos e motivaç...

Em uma turma marcada por grande heterogeneidade de ritmos, estilos cognitivos e motivações para aprender, o professor busca organizar sua prática de modo coerente com propostas contemporâneas de personalização da aprendizagem e uso de tecnologias digitais. Segundo Moran (2015), qual é a estratégia pedagógica mais adequada a esse desafio no cotidiano escolar?


A

Estruturar um conjunto comum de desafios centrais para a turma, realizando ajustes pontuais apenas nos instrumentos avaliativos, de forma a preservar a progressão coletiva do currículo.


B

Organizar percursos predominantemente individuais, priorizando a autonomia dos estudantes e utilizando momentos coletivos apenas para socialização de resultados finais.


C

Combinar desafios diferenciados, atividades grupais e percursos individuais, articulando mediação docente contínua e monitoramento dos avanços em tempo real.


D

Planejar atividades flexíveis, permitindo que os estudantes escolham livremente os conteúdos e ritmos de estudo, com mínima intervenção do professor para favorecer a autorregulação.


E

Integrar tecnologias digitais ao planejamento, utilizando-as principalmente para diversificar linguagens e recursos, mantendo, porém, uma sequência didática comum para toda a turma.