Imagem de fundo

Diniz-Pereira (2009) afirma que existe uma luta por...

Diniz-Pereira (2009) afirma que existe uma luta por hegemonia entre diferentes modelos de formação de professores. Há, de um lado, os modelos relacionados à racionalidade técnica e, de outro, os modelos vinculados à racionalidade prática e à racionalidade crítica.


Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre os mencionados modelos de formação de professores.


( ) Os modelos mais difundidos são aqueles relacionados com o modelo da racionalidade crítica.

( ) O trabalho de Dewey se constituiu como semente para o modelo da racionalidade prática em educação.

( ) Nos modelos relacionados à racionalidade crítica, o professor é visto como alguém que levanta um problema.

( ) Nos modelos relacionados à racionalidade técnica, o professor é um especialista que rigorosamente põe em prática as regras científicas e/ou pedagógicas.

( ) Há, ao menos, três modelos de formação de professores relacionados à racionalidade prática: modelo humanístico, modelo de ensino como ofício e modelo orientado pela pesquisa.


De acordo com as afirmações, a sequência correta é:


A

V, F, F, V, F.


B

F, V, V, F, V.


C

V, V, F, V, F.


D

F, F, V, F, V.


E

F, V, V, V, V.