

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
No âmbito escolar tanto tem se falado a respeito de qual é o melhor método para a alfabetização, essa temática tem mobilizado a atenção de pesquisadores e educadores. Ultimamente, já se entende que não existe uma única ou a melhor metodologia, mas sim uma diversidade de estratégias e a adaptação das formas de alfabetizar ao contexto de cada turma. Essa vertente é compartilhada por Magda Soares (1932-2023), uma das grandes referências em alfabetização no Brasil. Nesse sentido, a pesquisadora defendia que:
As crianças fazem parte de uma cultura letrada, os alunos chegavam à alfabetização com aprendizagens importantes relacionadas aos usos sociais da escrita.
Uma educação pública de qualidade e uma pedagogia crítico-social dos conteúdos.
Uma educação crítica, dialógica e libertadora.
A alfabetização deve servir à justiça social e à cidadania.