Imagem de fundo

Em uma avaliação diagnóstica no 5º ano, a professora usa uma malha quadriculada no 1º q...

Em uma avaliação diagnóstica no 5º ano, a professora usa uma malha quadriculada no 1º quadrante do plano cartesiano (cada unidade vale 10 cm) para representar dois retângulos. A turma percebe que eles têm o mesmo perímetro, mas áreas diferentes, e alguns concluem que “mesmo perímetro implica mesma área”. Considerando a BNCC do 5º ano e os conceitos de grandezas geométricas, a intervenção pedagógica mais consistente é


A

propor a construção na malha de novos retângulos com perímetro fixo, medir 10 cm/unidade, calcular áreas e registrar contraexemplos com justificativa.


B

colocar na malha a construção de novos retângulos com área fixa, medir 10 cm/unidade, calcular perímetros e registrar comparações para generalização.


C

priorizar a aplicação direta das fórmulas de área e perímetro, convertendo unidades ao final, sem investigação por reconstrução de figuras na malha.


D

solicitar a leitura das coordenadas dos vértices e o cálculo do perímetro por deslocamentos no plano, tratando a área apenas como resultado numérico secundário.


E

conduzir uma explicação expositiva sobre “contorno” e “superfície”, corrigindo a afirmação da turma sem produzir novos exemplos na malha.