

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Wallon (1989) propõe uma psicologia que ultrapasse tanto a concepção idealista quanto a materialista-mecanicista dos fenômenos psíquicos. Para o autor, é equivocado compreender o psiquismo apenas por meio da auto-observação ou explicá-lo exclusivamente como resultado de conexões biológicas reguladas pela mecânica do organismo.
De acordo com a perspectiva walloniana, o desenvolvimento humano CORRETO ocorre a partir de:
Determinação especial das condições sociais, que definem o desenvolvimento psicológico e cognitivo do indivíduo.
Condições biológicas, sociais e características individuais consideradas de forma independente no processo de desenvolvimento.
Atuação isolada das características individuais, independentemente das condições biológicas e sociais.
Predominância dos fatores biológicos, responsáveis pela organização das demais dimensões do desenvolvimento humano.
Fatores biológicos, condições sociais de existência e características individuais em relação de interdependência.