Imagem de fundo

Paulo Freire foi um educador brasileiro com atuação e reconhecimento internacionais. É ...

Paulo Freire foi um educador brasileiro com atuação e reconhecimento internacionais. É considerado patrono da Educação no Brasil pela lei nº 12.612/2012. Uma de suas importantes obras e referência para o fazer pedagógico nas Instituições de Ensino é o livro Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à pratica educativa. Com base nessa obra, assinale a alternativa que não reflete a concepção de educação do autor.


A

Um dos saberes que não se pode duvidar em nenhum momento durante a prática educativo-crítica é o de que, como experiência especificamente humana, a educação é uma forma de intervenção no mundo.


B

A educação não é neutra, por isso ou ela é apenas reprodutora da ideologia dominante ou ela é apenas desmarcaradora da ideologia dominante.


C

É impossível neutralidade na educação, a qualidade de ser política é inerente à sua natureza. A educação não vira política por causa da decisão deste ou daquele educador. Ela é política.


D

Saber escutar é outro importante e necessário saber. Vai além da capacidade auditiva de cada um. Escutar aqui significa a disponibilidade permanente por parte do sujeito que escuta para a abertura à fala do outro.


E

Ensinar exige entender que o ser humano nunca está pronto, pois está sempre em construção ao longo da vida. Onde há vida, há inacabamento. Portanto, ensinar exige consciência do inacabamento do ser humano.