Imagem de fundo

Os processos de aprendizagem da leitura e da escrita por...

Os processos de aprendizagem da leitura e da escrita por alunos com deficiência mental são semelhantes aos daqueles considerados normais sob muitos aspectos. Esses aspectos dizem respeito ao letramento, à dimensão desejante, às expectativas do entorno, ao ensino e às interações escolares. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA.


A

A motivação dos alunos para a aprendizagem da leitura não tem uma relação direta com a dimensão desejante, apesar de esta se relacionar com o aspecto funcional proposto nas atividades e com o nível de exigência para realização delas.


B

Como existem diferenças no desenvolvimento das crianças, é importante ter consciência de que elas não podem se beneficiar de diferentes experiências no contexto familiar e escolar.


C

A criança com deficiência deve ser compreendida como uma variação quantitativa da criança sem deficiência e não numa perspectiva qualitativa.


D

O favorecimento de eventos de letramento, a disponibilidade de material impresso de leitura, tanto na família quanto na escola, não proporciona uma significativa influência sobre a aprendizagem da leitura dos alunos.


E

As relações sociais estabelecidas com essa criança deverão necessariamente considerá-la como uma pessoa ativa, interativa e capaz de aprender.