

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Segundo Cagliari (2002, p. 28), “O objetivo mais geral do ensino de português para todas as séries da escola é mostrar como funciona a linguagem humana e, de modo particular, o português; quais os usos que tem e como os alunos devem fazer para estenderem ao máximo, ou abrangendo metas específicas, esses usos nas modalidades escrita e oral, em diferentes situações de vida.” A partir disso, é correto afirmar que a postura pedagógica adequada do professor deve:
Orientar a criança sobre a importância do domínio das regras normativas do idioma como possibilidade única de expressividade discursiva.
Mostrar à criança que existe uma língua falada e uma língua escrita que, em suas diversas variedades, servem a diferentes propósitos.
Instruir a criança a respeito da predominância da modalidade normativa em detrimento de aspectos da oralidade.
Expor para a criança como a limitação da expressividade por meio da oralidade pode se mostrar nociva às suas pretensões de desenvolvimento educacional.
Explicar para a criança que existem variedades menos prestigiadas do que outras e que, por essa razão, ela deve aprender apenas aquela de maior correção normativa.