Imagem de fundo

A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil...

A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade,à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças.


Na efetivação desse objetivo, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem:


I.A educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo indissociável ao processo educativo. II.A indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança.

III.A participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, o respeito e a valorização de suas formas de organização.

IV.O estabelecimento de uma relação efetiva com a comunidade local e de mecanismos que garantam a gestão democrática e a consideração dos saberes da comunidade.

V.O reconhecimento das especificidades etárias, das singularidades individuais e coletivas das crianças, promovendo interações entre crianças de mesma idade e crianças de diferentes idades.


BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.


Está CORRETO o que se afirma em:


A

I, II, III e IV, apenas.


B

II, III, IV e V, apenas.


C

I, II, III, IV e V.


D

I, III, IV e V, apenas.


E

II, III e V, apenas.