

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Leia o texto a seguir.
Froebel (1782-1852), denominado como o “pedagogo da infância”, influenciado pelo liberalismo e nacionalismo de seu tempo, criou os primeiros kindergardens, ou jardins de infância. Para ele, todos guardam dentro de si a semente do que poderão ser e a educação precisa oferecer condições para que isso ocorra. Condições para manifestar nossas expressões, necessidades e desejos individuais. Foi considerado um educador progressista porque respeitou o conhecimento próprio de cada idade e considerou a educação enquanto um processo gradual, no qual o indivíduo caminha e desenvolve a sua condição essencialmente humana que é a autoconsciência.
CARDOSO, L.C; FRAGELLI, P.M. Teorias e práticas na Educação Infantil: a construção do trabalho docente. UFSCAR: São Carlos, 2012.
De acordo com o texto, a educação
considera o papel do docente, pois os estudantes nada sabem.
flexibiliza o saber de estudantes e docentes por meio do currículo.
extrai um saber dos estudantes, que já o trazem consigo.
reflete as condições sociais na oferta do ensino.