Imagem de fundo

A Pedagogia Tradicional prioriza a transmissão de conhecimentos acumulados, colocando o...

A Pedagogia Tradicional prioriza a transmissão de conhecimentos acumulados, colocando o professor como autoridade máxima e centro do processo educativo. A passividade do aluno e a avaliação por repetição são marcas dessa abordagem, que coincide com o método jesuítico. Uma evidência didático-pedagógica comum a esses dois métodos é:


A

O método cartesiano baseado na experimentação científica que assegurava como conhecimento todo resultado das experiências motoras ou físico-químicas do ser humano.


B

O Ratio Studiorum, um plano de estudos com um método pedagógico e um código administrativo que unificou o ensino nas escolas da Companhia de Jesus ao redor do mundo.


C

O método dialético de René Descartes que utilizou a espiral do conhecimento na forma de indagação, síncrese, análise e síntese do conhecimento por meio da memorização e da repetição.


D

O Summerhill, um plano de estudos baseado na memorização e na repetição de listas de exercícios com aprofundamento paulatino com base no sucesso do estudante.