Questões de Concurso sobre Ciências humanas no ensino fundamental

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
43 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A Pedagogia Tradicional prioriza a transmissão de conhecimentos acumulados, colocando o professor como autoridade máxima e centro do processo educativo. A passividade do aluno e a avaliação por repetição são marcas dessa abordagem, que coincide com o método jesuítico. Uma evidência didático-pedagógica comum a esses dois métodos é:


A

O método cartesiano baseado na experimentação científica que assegurava como conhecimento todo resultado das experiências motoras ou físico-químicas do ser humano.


B

O Ratio Studiorum, um plano de estudos com um método pedagógico e um código administrativo que unificou o ensino nas escolas da Companhia de Jesus ao redor do mundo.


C

O método dialético de René Descartes que utilizou a espiral do conhecimento na forma de indagação, síncrese, análise e síntese do conhecimento por meio da memorização e da repetição.


D

O Summerhill, um plano de estudos baseado na memorização e na repetição de listas de exercícios com aprofundamento paulatino com base no sucesso do estudante.

No Ensino Fundamental, o trabalho com Ciências da Natureza envolve competências que articulam conhecimento científico e atuação social. Assinale a alternativa correta.


A

Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano, e o conhecimento científico como provisório, cultural e histórico.


B

Compreender o conhecimento científico como definitivo e universal, desvinculado de aspectos culturais e históricos.


C

Construir argumentos apenas com base em opiniões pessoais, priorizando experiências individuais.


D

Avaliar aplicações da ciência exclusivamente sob o ponto de vista tecnológico, sem considerar implicações sociais.


E

Utilizar tecnologias digitais apenas para acessar informações, sem produzir conhecimentos ou resolver problemas.

Sobre o método pedagógico da Companhia de Jesus (Ratio Studiorum), a base da educação no período colonial brasileiro, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) O Ratio Studiorum, promulgado em 1599, consistiu em um plano de estudos que sistematizou práticas utilizadas nos colégios jesuítas durante quase quatro séculos.

( ) Os jesuítas criaram um método inteiramente original, sem utilizar elementos de experiências educacionais anteriores ou de outras universidades europeias.

( ) O humanismo jesuítico buscava harmonizar o cultivo das “letras humanas” (estudos clássicos) com a formação moral e a piedade cristã.

( ) O objetivo final da educação jesuítica era estritamente secular e técnico, visando especialmente ao sucesso profissional dos alunos na sociedade moderna.

( ) Uma das influências do modus parisiensis no método jesuíta foi a organização do ensino em classes graduadas, com programas e exames rigorosos.


A

F – V – F – V – F.


B

V – V – F – F – V.


C

V – F – V – F – V.


D

V – V – V – F – F.


E

F – F – V – V – V.

As metodologias ativas têm sido amplamente discutidas no campo educacional por promoverem maior participação dos estudantes no processo de aprendizagem, estimulando a autonomia, o pensamento crítico e a construção colaborativa do conhecimento. Assinale a alternativa CORRETA, considerando a aplicação dessas metodologias nos anos iniciais do Ensino Fundamental.


A

As metodologias ativas estimulam a participação do estudante na construção do conhecimento por meio de atividades investigativas, colaborativas e contextualizadas.


B

As metodologias ativas baseiam-se exclusivamente no uso de tecnologias digitais em sala de aula, considerando que os recursos tecnológicos são indispensáveis.


C

A aprendizagem ativa ocorre espontaneamente, sem necessidade de orientação ou mediação, bastando que os estudantes realizem atividades práticas no processo de ensino.


D

As metodologias ativas substituem o papel do professor, que deixa de participar da organização das atividades pedagógicas e da mediação do processo de aprendizagem dos estudantes.


E

A utilização de metodologias ativas elimina a necessidade de planejamento pedagógico estruturado, pois as atividades seriam desenvolvidas de maneira livre.

A área de Ciências Humanas, nos anos iniciais, busca desenvolver formas de pensamento que permitam compreender diferentes modos de organização da vida em sociedade, considerando múltiplos contextos e realidades. Com base nessa perspectiva, analise as afirmativas a seguir e, posteriormente, assinale a alternativa correta.


I – O raciocínio espaço-temporal baseia-se na ideia de que o ser humano produz o espaço em que vive, apropriando-se dele em determinada circunstância histórica.

II – A capacidade de identificação da circunstância histórica impõe-se como condição para que o ser humano compreenda, interprete e avalie os significados das ações realizadas no passado ou no presente, o que o torna responsável tanto pelo saber produzido quanto pelo controle dos fenômenos naturais e históricos dos quais é agente.

III – A compreensão de ações humanas não exige considerar as condições em que essas ações ocorreram.


A

I, II e III estão corretas.


B

Apenas I e II estão corretas.


C

Apenas II e III estão corretas.


D

Apenas I e III estão corretas.


E

Apenas I está correta.

Sobre o “Ensino Fundamental no contexto da Educação Básica" tratado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), leia as alternativas a seguir e marque a única equivocada.


A

Os estudantes dessa fase inserem-se em uma faixa etária que corresponde à transição entre infância e adolescência, marcada por intensas mudanças decorrentes de transformações biológicas, psicológicas, sociais e emocionais.


B

É compromisso da escola propiciar uma formação integral, balizada pelos direitos humanos e princípios democráticos, é preciso considerar a necessidade de desnaturalizar qualquer forma de violência nas sociedades contemporâneas, incluindo a violência simbólica de grupos sociais que impõem normas, valores e conhecimentos tidos como universais e que não estabelecem diálogo entre as diferentes culturas presentes na comunidade e na escola.


C

Atenta a culturas distintas, uniformes e contínuas dos estudantes dessa etapa, é necessário que a escola dialogue com a diversidade de formação e vivências para enfrentar com sucesso os desafios de seus propósitos educativos.


D

Em todas as etapas de escolarização, mas de modo especial entre os estudantes dessa fase do Ensino Fundamental, esses fatores frequentemente dificultam a convivência cotidiana e a aprendizagem, conduzindo ao desinteresse e à alienação e, não raro, à agressividade e ao fracasso escolar.

As Ciências Humanas desempenham papel essencial na formação dos estudantes, promovendo reflexões sobre sociedade, ética e cidadania. Considerando esse propósito, assinale a alternativa que expressa corretamente um dos objetivos formativos dessa área:


A

As Ciências Humanas devem priorizar o estudo de fatos históricos, sem envolver debates éticos ou sociais.


B

A área deve concentrar-se na memorização de conteúdos geográficos, evitando discussões críticas que envolvam a realidade dos alunos.


C

A aprendizagem em Ciências Humanas tem como foco principal substituir reflexões sobre responsabilidade social por análises técnicas de dados.


D

As Ciências Humanas devem, assim, estimular uma formação ética, elemento fundamental para a formação das novas gerações, auxiliando os alunos a construir um sentido de responsabilidade para valorizar: os direitos humanos; o respeito ao ambiente e à própria coletividade; o fortalecimento de valores sociais, tais como a solidariedade, a participação e o protagonismo voltados para o bem comum; e, sobretudo, a preocupação com as desigualdades sociais.


E

As Ciências Humanas devem limitar-se à descrição neutra dos fenômenos sociais, sem considerar valores ou contextos culturais.

A sociedade contemporânea, marcada pelo uso intenso de recursos tecnológicos como instrumentos para a aquisição do conhecimento e a resolução de problemas, exige a adoção de diferentes metodologias didáticas. Essas metodologias devem possibilitar que os estudantes compreendam não apenas conceitos e fatos, mas também procedimentos, valores e atitudes. Com o objetivo de garantir a formação integral dos estudantes, cresce a necessidade de utilizar metodologias ativas, que colocam o aluno como protagonista do próprio processo de aprendizagem. Considere a metodologia ativa descrita a seguir:


"Os alunos são reunidos em pequenos grupos de aprendizagem, em um mesmo espaço físico, para resolver desafios lançados antes, durante ou após as aulas."


Essa metodologia ativa é denominada:


A

Design thinking.


B

Aprendizagem baseada em projeto.


C

Sala de aula invertida.


D

Aprendizagem Baseada em Times ou Team-Based Learning (TBL).

A professora do 4º ano organiza um estudo sobre o bairro da escola. As crianças mapeiam o entorno, identificam pontos de referência, entrevistam moradores sobre transformações ocorridas ao longo dos anos e produzem uma linha do tempo coletiva com fotografias antigas e atuais. Ao final, cada grupo apresenta um trecho da história do bairro à turma. Considerando o ensino de Ciências Humanas nos anos iniciais, assinale a alternativa correta:


A

O recorte local aproxima escola e comunidade, mas tende a restringir o repertório histórico e geográfico das crianças ao que já conhecem.


B

Mapas e fotografias antigas podem apoiar a explicação docente, mas não devem ser tomados como fontes de análise pelas crianças nessa etapa.


C

O estudo do território local é produtivo, mas deveria separar os momentos de trabalho histórico e geográfico para preservar a especificidade conceitual de cada área.


D

O uso de relatos de moradores é pertinente, mas essas fontes orais exigem validação documental prévia antes de serem analisadas com crianças dos anos iniciais.


E

A situação didática integra categorias históricas e geográficas ao relacionar temporalidade, espacialidade, memória, leitura de fontes variadas e produção de registros sobre o território vivido.

A competência específica para o ensino fundamental de acordo com a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) que visa compreender a si mesmo e a outro como sujeitos históricos e culturais corresponde a área de:


A

matemática.


B

linguagens.


C

ciências humanas.


D

ciências da natureza.


E

ensino religioso.

As competências específicas de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental da BNCC orientam o desenvolvimento de habilidades que articulam conhecimento, análise crítica e compromisso social. Com base nesse princípio, analise as proposições a seguir e assinale a alternativa correta:


I – A competência “Identificar, comparar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade” busca desenvolver a curiosidade e propor ideias e ações que contribuam para a transformação espacial, social e cultural.

II – A competência “Construir argumentos, com base nos conhecimentos das Ciências Humanas” tem como objetivo defender ideias e opiniões pessoais, mesmo que contrariem os direitos humanos, com base na liberdade de expressão.


A

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


B

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é um complemento da I.


C

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


D

As asserções I e II são proposições falsas.


E

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é um complemento da I.

No Ensino Fundamental, as Ciências Humanas devem contribuir para o desenvolvimento de capacidades de observação e pertencimento. Em relação a essas orientações, analise as asserções a seguir:


I. Os procedimentos de investigação em Ciências Humanas devem contribuir para que os alunos desenvolvam a capacidade de observação de diferentes indivíduos, situações e objetos que trazem à tona dinâmicas sociais m razão de sua própria natureza.

II. A Geografia e a História, ao longo do Ensino Fundamental, trabalham o reconhecimento do Eu e o sentimento de pertencimento dos alunos à vida da família e da comunidade.


Assinale a alternativa correta.


A

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


B

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é um complemento da I.


C

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


D

As asserções I e II são proposições falsas.


E

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é um complemento da I.

De acordo com a BNCC, o ser humano atua como agente de transformação do solo por meio de diversas práticas. Qual das alternativas apresenta um exemplo dessa ação?


A

Formação natural de montanhas.


B

Erosão causada apenas pela chuva.


C

Construção de cidades e estradas.


D

Movimentação das placas tectônicas.

Na área de Ciências humanas-Geografia, apontada na BNCC para o ensino fundamental, o conceito de espaço:


I- É o único conceito que deve ser trabalhado ao longo do ensino fundamental.

II- É inseparável do conceito de tempo e ambos precisam ser pensados articuladamente como um processo.

III- Deve ser trabalhado com base em descrição de informações e fatos do dia a dia.


Está CORRETO o que se afirma em:


A

I apenas.


B

II apenas.


C

III apenas.


D

I e II apenas.


E

II e III apenas.

Castellar e Vilhena (2011) afirmam que o objeto da geografia é o espaço geográfico. Tendo isso em vista, é correto afirmar que, segundo as autoras, tomar a cidade como foco de ensino e aprendizagem em geografia escolar


A

facilita e socializa o processo de aprendizagem, porque os alunos articulam os conceitos científicos em redes de significados que lhes são familiares.


B

é uma conduta pedagógica excludente, porque uma parcela significativa da população mundial vive em áreas que são essencialmente rurais.


C

distorce o ensino da disciplina, porque este deve ter seu foco voltado à identificação e à compreensão do relevo, do clima, da hidrografia, da vegetação e do solo.


D

cumpre o propósito da educação geográfica, porque valoriza principalmente o trabalho de campo prático, dispensando a aprendizagem de conteúdos conceituais.


E

é eventualmente um recurso útil no trabalho pedagógico, mas gera superficialidade conceitual por se limitar à análise da realidade vivida.

Com base nos fundamentos conceituais da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, analise as afirmações a seguir, à luz das abordagens contemporâneas sobre o ensino de História e Geografia no Ensino Fundamental:


I.O conceito de tempo, na abordagem histórica, transcende a ideia de cronologia linear, assumindo múltiplas durações e sentidos, que variam conforme o grupo social, o contexto cultural e a experiência vivida.

II.A noção de paisagem, no ensino de Geografia, envolve apenas os elementos naturais visíveis no espaço, sendo um conceito descritivo e estático, desvinculado das práticas sociais e culturais dos sujeitos.

III.A relação entre ser humano e ambiente, na perspectiva da educação geográfica crítica, é compreendida como um processo de coevolução, no qual o ambiente é constantemente transformado pelas ações humanas e, ao mesmo tempo, condiciona essas ações.


É correto o que se afirma em:


A

II e III, apenas.


B

I e II, apenas.


C

I, II e III.


D

I e III, apenas.

O professor de uma turma do Ensino Fundamental planeja sequência didática que articule os conhecimentos prévios dos estudantes, a problematização do conteúdo e a sistematização dos conceitos trabalhados. Considerando as metodologias ativas de ensino-aprendizagem, assinale a alternativa correta:


A

As metodologias ativas priorizam a memorização de conteúdos através de técnicas dinâmicas, mantendo a centralidade do professor no processo de ensino.


B

As metodologias ativas aplicam-se a estudantes com alto desempenho acadêmico, sendo inadequadas para contextos de dificuldades de aprendizagem.


C

As metodologias ativas posicionam o estudante como protagonista do processo de aprendizagem, demandando do professor a mediação pedagógica e a criação de situações desafiador.


D

As metodologias ativas fundamentam-se na transmissão eficiente de informações, utilizando recursos tecnológicos para potencializar a recepção passiva dos conteúdos.


E

As metodologias ativas substituem a atuação do professor pela autonomia do estudante, sendo dispensável a intervenção docente na condução das atividades.

Assinale a alternativa que expressa corretamente a função dos procedimentos de investigação em Ciências Humanas no Ensino Fundamental, conforme a BNCC (2018).


A

Servem principalmente para o treino de cálculos e medidas em situações cotidianas.


B

Têm como objetivo central desenvolver a capacidade de observação de diferentes indivíduos, situações e objetos que trazem à tona dinâmicas sociais em razão de sua própria natureza (tecnológica, morfológica, funcional).


C

Buscam promover o ensino técnico voltado à experimentação de fenômenos físicos.


D

Enfatizam o estudo isolado de fatos históricos e geográficos sem relação com o cotidiano.


E

São voltados exclusivamente ao reconhecimento de tecnologias e máquinas modernas.

Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o(a) professor(a) utiliza metodologias de investigação específicas para as áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando o conceito/método de investigação à sua respectiva aplicação pedagógica nos Anos Iniciais:


Primeira coluna: conceito/método

1.Método Científico (Ciências da Natureza)

2.Uso de Fontes Históricas (Ciências Humanas)

3.Orientação e Representação Espacial (Geografia)


Segunda coluna: estratégia pedagógica

(__)Iniciação à Cartografia, solicitando que os estudantes desenhem a planta da sala de aula a partir do ponto de vista aéreo (visão de cima), trabalhando a lateralidade e a representação espacial.

(__)Introdução à investigação, incentivando os estudantes a levantar hipóteses sobre um fenômeno e a planejar procedimentos simples para testá-las.

(__)Estudo da memória local, utilizando fotografias antigas e depoimentos orais de moradores da comunidade como documentos para a construção de narrativas sobre o passado.


Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:


A

3 − 2 − 1.


B

1 − 2 − 3.


C

2 − 1 − 3.


D

3 − 1 − 2.


E

1 − 3 − 2.

No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, o trabalho em diferentes ambientes educativos e o desenvolvimento de procedimentos de investigação em Ciências Humanas contribuem para que os alunos compreendam a si mesmos e seu entorno. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:


I – É importante valorizar e problematizar as vivências e experiências individuais e familiares trazidas pelos alunos, por meio do lúdico, de trocas, da escuta e de falas sensíveis, nos diversos ambientes educativos (bibliotecas, pátio, praças, parques, museus, arquivos, entre outros).

II – Essa abordagem privilegia o trabalho de campo, as entrevistas, a observação, o desenvolvimento de análises e de argumentações, de modo a potencializar descobertas e estimular o pensamento criativo e crítico.


A

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


B

As asserções I e II são proposições falsas.


C

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


D

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é um complemento da I.


E

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é um complemento da I.

 
 
Gerar simulado