

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Em uma rede municipal, a equipe responsável pelo Atendimento Educacional Especializado discute a organização de serviços de atenção precoce para crianças de 0 a 3 anos. Nos termos do art. 2º da Lei nº 14.880, de 4 de junho de 2024, ao alterar o art. 16, §3º, da Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016, assinale a alternativa correta.
Os serviços de atenção precoce e sua operacionalização deverão ter como eixos a perspectiva inclusiva e o processo de aprendizagem global das crianças e deverão fixar objetivos pedagógicos, enfatizar a construção do conhecimento e desenvolver trabalhos coletivos direcionados à aquisição de competências humanas e sociais.
Os serviços de atenção precoce e sua operacionalização deverão identificar de forma precoce as especificidades de atenção e promover o desenvolvimento integral dessas crianças, encaminhadas, inclusive, por meio de serviços estruturados de atenção precoce.
Os serviços de atenção precoce e sua operacionalização deverão priorizar as crianças de 0 a 3 anos que necessitem de atendimento educacional especializado ou que apresentem problemas neurológicos, malformações congênitas, síndromes genéticas, entre outros. Ao mesmo tempo, os serviços devem ser estruturados de modo a contemplar um conjunto inespecífico de deficiências.
Os serviços de atenção precoce e sua operacionalização deverão garantir o conjunto de serviços, apoios e recursos necessários para atender às necessidades das crianças e das suas famílias, com vistas à promoção do desenvolvimento infantil pleno e inclusivo.
Os serviços de atenção precoce e sua operacionalização deverão ser realizados em espaços físicos adequados ou adaptados às necessidades da criança, com infraestrutura, recursos pedagógicos e de acessibilidade apropriados ao trabalho a ser desenvolvido.