

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Segundo Luckesi (2011), é possível depreender três concepções educacionais, que se fizeram marcantes no campo político pedagógico, ao longo da história. São eles:
Redentora(a educação direciona a sociedade, conferindo novos rumos e significados à atividade do homem na sociedade) , Reprodutora (a educação não interfere nos rumos da sociedade, ela reproduz apenas os valores, ideologias, preconceitos, desigualdades entre outros aspectos) e Transformadora (a educação é compreendida como um instrumento para a realização de um determinado projeto de sociedade, podendo ser conservador ou transformador).
Liberal (entendido como a ligação com o uso político do termo, que o relaciona com o surgimento do capitalismo, na Idade Média) , Redentora (a educação direciona a sociedade, conferindo novos rumos e significados à atividade do homem na sociedade), Reprodutora (a educação não interfere nos rumos da sociedade, ela reproduz apenas os valores, ideologias, preconceitos, desigualdades entre outros aspectos).
Tradicional (preparação intelectual e educacional do indivíduo), Reprodutora (a educação não interfere nos rumos da sociedade, ela reproduz apenas os valores, ideologias, preconceitos, desigualdades entre outros aspectos) e Transformadora (a educação é compreendida como um instrumento para a realização de um determinado projeto de sociedade, podendo ser conservador ou transformador).
Liberal Renovadora (mudanças na estrutura escolar, tornando-se o centro de um vasto movimento de ideais e de propostas de reforma visando torna-la mais adequada aos novos temos), Redentora (a educação direciona a sociedade, conferindo novos rumos e significados à atividade do homem na sociedade).
Escolanovista (adequar as necessidade individuais ao meio social), Liberal Tecnicista (tributária o Positivismo, cujo princípio é a exaltação do valor da ciência), Reprodutora (a educação não interfere nos rumos da sociedade, ela reproduz apenas os valores, ideologias, preconceitos, desigualdades entre outros aspectos) e Transformadora (a educação é compreendida como um instrumento para a realização de um determinado projeto de sociedade, podendo ser conservador ou transformador).