Questões de Concurso sobre Autores filosóficos, psicológicos, históricos e sociológicos da educação

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
6.553 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Visando à elaboração de um bom projeto, com boa estrutura e boa fundamentação, de acordo com LIPPMANN, quanto aos princípios relevantes a esse fim, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(_) Deve seguir as bases curriculares da escola. Entretanto, deve ter um planejamento consistente para evitar o surgimento de imprevistos que possam ocorrer durante o período letivo.

(_) Precisa levar em consideração a variedade de interesses das crianças e o quanto esses interesses vão integrar o aprendizado, avaliando e definindo os materiais acessíveis e adequados a todos, bem como o espaço a ser utilizado.

(_) Refere-se a um registro escrito, apresentado pelo professor sob a forma de um documento, que descreve o planejado.



A

C - C - E.


B

E - C - E.


C

C - E - C.


D

E - C - C.

O conceito de avaliação somativa articula-se a tendências pedagógicas críticas, porque rompe com práticas arbitrárias e autoritárias de avaliação, assumindo-as como processo. Assim, incorpora, entre seus diversificados instrumentos avaliativos, a função diagnóstica da avaliação, permitindo que o processo formativo seja reconhecido, a partir de um permanente diagnóstico da situação de aprendizagem; com isso, permite que as aprendizagens sejam demonstradas ao longo de todo o processo de ensino-aprendizagem.


C

Certo


E

Errado

A avaliação institucional é um processo avaliativo interno que busca a compreensão da efetividade das ações educativas sob o enfoque da qualidade. Por não se ocupar com comparações e padronizações, toma a escola como referência, priorizando, nesse processo, o protagonismo do coletivo dos atores da comunidade escolar. No momento da avaliação institucional, acontece o movimento de correlacionar resultados de exames externos com os resultados das avaliações praticadas no interior da escola, de modo que tais análises orientem a reorganização do currículo, expresso no PPP da escola.


C

Certo


E

Errado

De acordo com Tizuko Morchida Kishimoto (2010), sobre os aspectos que envolvem a seleção de brinquedos, assinale a alternativa INCORRETA.


A

Ser durável, atraente, adequado e apropriado a diversos usos.


B

Garantir a insegurança e ampliar oportunidades para o brincar.


C

Atender à diversidade racial, não induzir a preconceitos de gênero, classe social e etnia.


D

Não estimular a violência.


E

Incluir diversidade de materiais.

"Dessa maneira, Vigotski postula que desenvolvimento e aprendizagem são dois processos genética e funcionalmente distintos, mas que mantêm relações entre si. A aprendizagem, por criar processos internos, impulsiona o desenvolvimento, formando uma __________. A educação, principalmente a formal, deve atuar nesse contexto, atribuindo, desta forma, à escola e ao professor, importante função no desenvolvimento do indivíduo".


Fonte (adaptada): SILVA, Flávia Gonçalves da.; DAVIS, Claudia. Conceitos de Vigotski no Brasil: produção divulgada nos Cadernos de Pesquisa. Outros Temas. Cad. Pesqui. 34 (123) ? Dez 2004.


Assinale a alternativa que preenche a lacunas corretamente:


A

Epistemologia genética


B

Psicogênese


C

Arqueologia do saber


D

Zona de desenvolvimento proximal

   
Gerar simulado