Compreender o desenvolvimento em uma perspectiva sociocultural ou sociointeracionista é entender que o homem se constitui na interação com o meio em que está inserido. A interação entre homem e meio é considerada uma relação dialética de aprendizagem e desenvolvimento, por meio de Zona(s) de Desenvolvimento. Assinale a alternativa correta em relação às Zonas de Desenvolvimento.
Zona de Desenvolvimento Real (NDR) que envolve Animismo, Realismo, Artificialismo e Egocentrismo, na qual a criança consegue realizar tarefas com a ajuda de adultos ou colegas mais próximos; e Zona Pré- Operatória (ZPO) cuja criança constrói a inteligência com a função simbólica e a capacidade de empregar símbolos e signos para representar os objetos.
O Nível de Desenvolvimento Real (NDR) compreende o conjunto conhecimento consolidado, ou seja, aquilo que é capaz de resolver utilizando seu conhecimento de forma autônoma; o Nível de Desenvolvimento Potencial (NDP) é o conjunto de atividades que a criança não consegue realizar sozinha, mas que, com auxílio, conseguirá resolver.
Zona de Desenvolvimento Real (ZDR), na qual a criança soluciona os problemas de forma independente; Zona de Desenvolvimento Potencial (ZDP) cuja criança está pronta para compreensão de problemas mais complexos, mas ainda necessita da ajuda de um mediador; Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) refere-se ao nível intercessor entre as duas outras zonas no processo de síntese.
Zona de Desenvolvimento Real (ZDR) com desenvolvimento do pensamento lógico capaz de desenvolver as habilidades nas operações matemáticas, ordenação seriada e pensamento indutivo; Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) refere-se ao caminho entre os níveis de outras zonas no processo de síntese.
Zona de Desenvolvimento Cognitivo (ZDC) que envolve Nível de Desenvolvimento Real (NDR) em que as funções mentais da criança ainda já estão completadas, e Nível de Desenvolvimento Pessoal (NDP), no qual a criança realiza tarefas com a ajuda de adultos ou colegas mais próximos e, por meio de Zona de Desenvolvimento Próximal (ZDP), atinge o crescimento intelectual, acontecendo em partes que evoluem pela equilibração.