Imagem de fundo

Compreender o desenvolvimento em uma perspectiva sociocultural ou sociointeracionista é...

1
Q1268743
Teclas de Atalhos
Compartilhar

Compreender o desenvolvimento em uma perspectiva sociocultural ou sociointeracionista é entender que o homem se constitui na interação com o meio em que está inserido. A interação entre homem e meio é considerada uma relação dialética de aprendizagem e desenvolvimento, por meio de Zona(s) de Desenvolvimento. Assinale a alternativa correta em relação às Zonas de Desenvolvimento.

A

Zona de Desenvolvimento Real (NDR) que envolve Animismo, Realismo, Artificialismo e Egocentrismo, na qual a criança consegue realizar tarefas com a ajuda de adultos ou colegas mais próximos; e Zona Pré- Operatória (ZPO) cuja criança constrói a inteligência com a função simbólica e a capacidade de empregar símbolos e signos para representar os objetos.

B

O Nível de Desenvolvimento Real (NDR) compreende o conjunto conhecimento consolidado, ou seja, aquilo que é capaz de resolver utilizando seu conhecimento de forma autônoma; o Nível de Desenvolvimento Potencial (NDP) é o conjunto de atividades que a criança não consegue realizar sozinha, mas que, com auxílio, conseguirá resolver.

C

Zona de Desenvolvimento Real (ZDR), na qual a criança soluciona os problemas de forma independente; Zona de Desenvolvimento Potencial (ZDP) cuja criança está pronta para compreensão de problemas mais complexos, mas ainda necessita da ajuda de um mediador; Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) refere-se ao nível intercessor entre as duas outras zonas no processo de síntese.

D

Zona de Desenvolvimento Real (ZDR) com desenvolvimento do pensamento lógico capaz de desenvolver as habilidades nas operações matemáticas, ordenação seriada e pensamento indutivo; Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) refere-se ao caminho entre os níveis de outras zonas no processo de síntese.

E

Zona de Desenvolvimento Cognitivo (ZDC) que envolve Nível de Desenvolvimento Real (NDR) em que as funções mentais da criança ainda já estão completadas, e Nível de Desenvolvimento Pessoal (NDP), no qual a criança realiza tarefas com a ajuda de adultos ou colegas mais próximos e, por meio de Zona de Desenvolvimento Próximal (ZDP), atinge o crescimento intelectual, acontecendo em partes que evoluem pela equilibração.