Imagem de fundo

Ubiratan D’Ambrósio, no livro intitulado Educação Matemática: da teoria à prática, conc...

Ubiratan D’Ambrósio, no livro intitulado Educação Matemática: da teoria à prática, conclui o capítulo que aborda sobre educação, currículo e avaliação, apresentando o que defende por avaliação. Para D’Ambrósio, a avaliação deve ser

A

um momento em que o aluno coloca em prática a teoria estudada.

B

o elo entre o aluno, o conhecimento e o professor, e poderá ocorrer na forma de resumos analíticos.

C

uma orientação para o professor na condução de sua prática docente e jamais um instrumento para reprovar ou reter alunos na construção dos seus esquemas de conhecimento teórico e prático.

D

um ponto de partida para se levantar os conhecimentos prévios que os alunos trazem, e também identificar as suas dificuldades, a fim de elaborar planejamentos de aulas que possam contribuir para a aprendizagem desses alunos.

E

uma oportunidade para o aluno apresentar o que conseguiu apreender nas aulas, e, ao mesmo tempo, uma fonte de informações para a elaboração de aulas cada vez mais eficientes.