Segundo Libâneo (2013), as tendências pedagógicas são classificadas geralmente em dois grandes grupos: as de cunho liberal – Pedagogia Tradicional, Pedagogia Renovada e Tecnicismo Educacional – e as de cunho progressista – Pedagogia Libertadora e Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. Em relação às tendências citadas, assinale a opção correta:
Na Pedagogia Tradicional a atividade de ensinar é centrada no professor. Este expõe e interpreta a matéria, principalmente através da exposição oral. O aluno é um recebedor de matérias. Deve ouvir com atenção, memorizar e reproduzir as informações nas respostas às interrogações do professor e nas provas;
A Pedagogia Renovada retomou as propostas de educação popular e propunha uma educação escolar crítica a serviço das transformações sociais e econômicas. Tem o trabalho escolar centrado, não em conteúdos de ensino sistematizados, mas em processos de participação ativa nas discussões de questões da realidade social;
A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos está baseada na teoria behaviorista da aprendizagem e na abordagem sistêmica do ensino. É nela que surge o arranjo de sequência didática: objetivos, conteúdos, estratégias e avaliação;
A Pedagogia Tecnicista coloca o aluno como sujeito da aprendizagem. O professor, por sua vez, oferece condições propícias para que o aluno busque por si mesmo, conhecimentos e experiências. Também se propõe a realizar a formação de uma consciência crítica face às realidades sociais.