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A equipe de professores de uma escola de ensino fundamental, coordenada pela equipe ped...

A equipe de professores de uma escola de ensino fundamental, coordenada pela equipe pedagógica, reúne-se no início do ano letivo para debater e assumir o compromisso de desenvolver o currículo, difundindo os valores fundamentais do interesse social, estabelecidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (Resol. CNE/CEB nº 04/2010). Nesse sentido, a equipe se comprometeu com os seguintes valores a serem difundidos por meio do currículo:

A

a competitividade como meio de promover o interesse pelos estudos e pela escolha profissional, para que o cidadão se torne útil à sociedade, contribuindo, de forma positiva, para a construção de uma comunidade mais produtiva, com equilíbrio social.

B

a busca e o estímulo aos alunos talentosos, como meio de apresentar melhoria na média dos resultados das avaliações externas das escolas, para demonstrar avanços na qualidade do ensino no país, para apresentação em congressos nacionais e internacionais.

C

o caminhar na direção da homogeneização do comportamento dos alunos, premiando alunos que apresentam comportamentos esperados pelos professores e pela direção, como forma de resolver os problemas de disciplina na sala de aula e de convívio no pátio.

D

a pacificação das relações entre os alunos, utilizando uma parte da carga horária letiva para promoção de festas de confraternização e de comemoração de aniversários de alunos, de professores e de funcionários.

E

os direitos e deveres dos cidadãos, o respeito ao bem comum e à ordem democrática, considerando as condições de escolaridade dos estudantes em cada estabelecimento, a orientação para o trabalho, a promoção de práticas educativas formais e não formais.