Imagem de fundo

Tomando por base os trabalhos pioneiros de autores como...

Tomando por base os trabalhos pioneiros de autores como Ferreiro e Teberosky, Freinet e Paulo Freire, as autoras Ana Carolina Perrusi Brandão e Telma Ferraz Leal destacam que o processo de alfabetização deveria abandonar as tradicionais cartilhas e manuais. Observe as alternativas a seguir:


I – Os textos de cartilhas e manuais não traziam algo de significativo para a vida dos alfabetizandos.

II – Nesse tipo de material a aprendizagem da leitura e da escrita ficava reduzida ao domínio da mera técnica de transformar sinais gráficos em sinais sonoros e vice-e-versa.

III – A utilização de manuais e cartilhas proporciona espaço para a reflexão e criação por parte do aprendiz.


Considerando os itens mencionados, assinale, das alternativas a seguir, a que corresponde de forma CORRETA aos argumentos de Brandão e Leal (2005):


A

As alternativas I, II e III estão corretas.


B

Apenas as alternativas I e II estão corretas.


C

Apenas as alternativas II e III estão corretas.


D

As alternativas I, II e III estão incorretas.