Imagem de fundo

Terezinha Azeredo Rios em sua obra: Compreender e ensinar -Por uma docência de melhor q...

Terezinha Azeredo Rios em sua obra: Compreender e ensinar -Por uma docência de melhor qualidade, nos traz uma definição de competência apresentando uma totalidade, ou seja, uma pluralidade de propriedades (conjunto de qualidades de caráter positivo) mostrando suas dimensões: técnica, política, ética, estética e a estreita relação entre ela. Portanto:

A

Dimensão técnica: a capacidade de lidar com os conteúdos, conceitos, comportamentos e atitudes, e a habilidade de construí-los e reconstruí-los com os alunos; dimensão estética: diz respeito a presença da sensibilidade e sua orientação numa perspectiva criadora; dimensão política: diz respeito à participação na construção coletiva da sociedade e ao exercício dos direitos e deveres: dimensão ética: diz respeito à orientação da ação fundada no princípio do respeito e da solidariedade, na direção da realização de um bem coletivo. (Felicidadania).

B

Dimensão técnica: a capacidade apenas de lidar com os conteúdos, conceitos, comportamentos e atitudes, sem ter a habilidade de construí-los e reconstruí-los com os alunos; dimensão estética: diz respeito a presença da sensibilidade e sua orientação numa perspectiva criadora; dimensão política: diz respeito à participação na construção coletiva da sociedade e ao exercício dos direitos e deveres: dimensão ética: diz respeito à orientação da ação fundada no princípio do respeito e da solidariedade, na direção da realização de um bem coletivo. (Felicidadania).

C

Dimensão técnica: a capacidade apenas de lidar com os conteúdos, conceitos, comportamentos e atitudes, sem ter a habilidade de construí-los e reconstruí-los com os alunos; dimensão estética: diz respeito a ausência da sensibilidade e sua orientação numa perspectiva criadora; dimensão política: diz respeito à participação na construção coletiva da sociedade e ao exercício dos direitos e deveres: dimensão ética: diz respeito à orientação da ação fundada no princípio do respeito e da solidariedade, na direção da realização de um bem coletivo. (Felicidadania).

D

A única dimensão importante no ato educativo é a prática docente, onde muitas vezes o docente nem precisa saber articular os conceitos de competência pois os educandos trazem uma bagagem de conhecimentos que superam os saberes escolares.