Com relação às consequências da “pedagogia do exame” nas práticas pedagógicas, analise as afirmativas a seguir.
I. As provas são preparadas pelos professores para “reprovar” os alunos e muitas vezes apresentam questões com um nível de complexidade maior do que o ensinado.
II. Os professores premiam ou punem os alunos com “pontos extras” em tarefas/funções não relacionadas aos conteúdos das disciplinas.
III. Os professores utilizam as avaliações não no sentido de monitoramento da aprendizagem, mas sim de disciplinamento social dos alunos.
Assinale:
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente a afirmativa III estiver correta.
se somente a afirmativa I e II estiverem corretas.
se todas as alternativas estiverem corretas.