Imagem de fundo

Frequentemente, nas organizações de trabalho, tarefas de...

Frequentemente, nas organizações de trabalho, tarefas de diferentes complexidades e decisões, assim com diferentes graus de importância são conduzidas em grupo. Analise as afirmativas a seguir sobre o funcionamento dos grupos (Rodrigues, Assamar, Jablonsk, 2001).


I – A produção em grupo não sofre, inevitavelmente, perdas relativas ao esforço de manutenção do grupo enquanto tal, o que significa que parte da energia produtiva é dirigida no sentido de enfatizar normas, solucionar conflitos entre os membros ou mesmo em atividades sociais necessárias à coesão do grupo.

II – As pesquisas demonstraram que as decisões grupais sofrem um efeito chamado polarização, que indica que a posição do grupo tende a ser mais extremada que a posição média de seus membros.

III – O fenômeno do pensamento em grupo descreve a situação em que o grupo toma decisões que os membros, individualmente, sabem ser ruins, supondo-se que isto ocorra pela interação de fatores como a força do líder, a coesão do grupo e a pressão no sentido da concordância entre os membros.


É (são) correta(s) a(s) afirmativa(s)


A

III, apenas.


B

I e II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

II e III, apenas.


E

I, II e III.