Imagem de fundo

Tendo como referência o caso clínico 1A1-I, assinale a...

Caso clínico 1A1-I


Artur, com 7 anos de idade, tem desenvolvido crises de raiva e irritabilidade. Durante a avaliação psicológica, sua mãe relatou que ele tem histórico de problemas escolares, com queixas de heteroagressividade entre os colegas, professores e assistentes da escola e, ainda, que não atende a comandos, possui baixa tolerância a frustrações e reação extrema quando da imposição de regras e limites. A mãe contou que ela e o pai de Artur são separados desde quando a criança tinha dois anos de idade; eles tinham muitos conflitos e divergiam sobre a criação do filho. Atualmente, ela tem a guarda unilateral de Artur. Por fim, informou que, havia 15 dias, Artur iniciou medicação prescrita pelo psiquiatra, que o encaminhou para o psicodiagnóstico.

Tendo como referência o caso clínico 1A1-I, assinale a opção correta, acerca das etapas do processo psicodiagnóstico.


A

Ao receber o caso, cabe ao psicólogo, inicialmente, estabelecer o contrato de trabalho, para só depois, avaliar os motivos do encaminhamento, sintomas e queixas.


B

Na primeira entrevista, deve-se definir o motivo manifesto e o motivo latente.


C

Ao final do processo, o psicólogo deve elaborar um relatório essencialmente técnico, com teor universal e linguagem objetiva.


D

A comunicação dos resultados é a última etapa do processo diagnóstico, devendo ser realizada em uma sessão, na presença de Artur e da responsável.


E

A entrevista de devolução, no caso de Artur, poderá ocorrer de maneira sistemática ou abrangente.