Imagem de fundo

O psicodiagnóstico desenvolvido por Ocampo (2005) e Arzeno...

O psicodiagnóstico desenvolvido por Ocampo (2005) e Arzeno (2003) apud Araújo (2007) é um modelo


A

que sistematizou o procedimento do psicodiagnóstico dentro do referencial psicanalítico, que valoriza a entrevista clínica, a relação transferencial/contratransferencial e a devolução, ao final do processo.


B

que está apoiado na prática médica e psicométrica para auxiliar no diagnóstico diferencial de psicopatologias.


C

focado em duas estratégias diagnósticas amplamente utilizadas na Psicologia Clínica: o psicodiagnóstico e a psicometria.


D

com prática clínica flexível no que se refere ao objetivo e ao tempo, entretanto, com papéis bem definidos por ser diferenciado do processo analítico.


E

no qual se tornou menos importante detectar e classificar os distúrbios psicopatológicos, pois a ênfase está na objetividade, identificação das diferenças individuais e orientações específicas.