Imagem de fundo

Um homem de 40 anos queixa-se de que não consegue parar de...

Um homem de 40 anos queixa-se de que não consegue parar de pensar em ser contaminado pela bactéria do antraz. Embora saiba que isso é ilógico, não consegue impedir que tais pensamentos o assaltem; lava constantemente as mãos, teme permanecer em locais fechados e toma banhos sucessivos para diminuir seus receios. Frente a este quadro, é correto considerar que


A
por se tratar de um transtorno delirante, uma terapia cognitiva ajudará o paciente a entender melhor seus sintomas e assim passar a controlá-los.

B
por se tratar de uma fobia, uma terapia de apoio elucidará a relação entre aspectos de sua vida atual e o medo de contaminação por antraz.

C
por se tratar de um transtorno ciclotímico, uma terapia psicodinâmica esclarecerá a motivação do comportamento e o eliminará.

D

o diagnóstico é irrelevante, pois este paciente colaborará com qualquer tipo de terapia.


E

por se tratar de um transtorno obsessivo-compulsivo, uma terapia comportamental trará benefícios mais imediatos.