Imagem de fundo

O documento Referências Técnicas para Atuação de...

O documento Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Gestão Integral de Riscos, Emergências e Desastres, produzido no âmbito do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop), propõe uma reflexão crítica e histórica sobre a inserção da Psicologia no campo das emergências e dos desastres, ampliando as possibilidades da atuação das(os) psicólogas(os) no gerenciamento de riscos e vulnerabilidades. Sobre essa temática, assinale a alternativa correta:


A

Para além de grandes acidentes e/ou desastres ambientais, a ação da Psicologia se estende para situações sociais que atingem grande número de pessoas na sociedade brasileira (como, por exemplo, a seca, o desemprego e outras questões socioeconômicas), para as quais são necessárias políticas públicas de prevenção por parte da Psicologia.


B

Como o próprio nome aponta, o psicólogo irá atuar em Riscos, Emergências e Desastres caracterizada, somente, por situações epidêmicas ou pandêmicas como foi com a COVID-19.


C

As estratégias de intervenção em desastres independem das características de um determinado local e/ou de uma comunidade.


D

A Psicologia deve, também, estar incorporada às equipes da Defesa Civil como agente que organiza linhas de cuidados e mobilização comunitária, escuta, acolhe e atua na defesa da população antes (prevenção, mitigação e preparação) e após (reparação/reconstrução) situações de desastre.


E

Um desastre é, exata ou exclusivamente, um fenômeno natural.