Questões de Concurso sobre Psicologia Social e Comunitária

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.105 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Segundo LANE (2007, pag. 78-98), “Entender o movimento de consciência dos indivíduos, que se dá em relação às atividades que eles desenvolvem em interação com outros indivíduos, conhecer os processos grupais que produzem as identidades pessoais e ao mesmo tempo produzem um sentido de “nós”, através da cooperação e da compreensão de determinantes histórico-sociais – é a tarefa que compete à psicologia, tornando as suas práxis em um movimento de conscientização social e de atividades transformadoras da sociedade”.

A expressão práxis, no trecho, pode ser substituída, sem que haja alteração do sentido empregado pela autora, pela palavra:


A

Identidade.


B

Prática.


C

Descoberta.


D

Coerência.

O tema da violência contra lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis e transgêneros, grupo conhecido como LGBTs, ainda é relativamente novo, tanto no mundo acadêmico, quanto na esfera das políticas públicas no Brasil. O conceito de Gênero baliza discussões acerca dos direitos humanos para a população LGBT e pode ser entendido como:


A

imagem fixa e preconcebida acerca do sexo de alguém cujo fundamento são crenças e preconceitos.


B

a atração que um indivíduo sente por outro indivíduo, sendo heterossexual aquele que orienta seu desejo para pessoas do sexo oposto ou homossexual para pessoas do mesmo sexo.


C

situado no plano biológico, na diferenciação cromossômica entre indivíduos, sendo a junção dos cromossomos sexuais “X” e “Y” resulta em um indivíduo do gênero masculino e a constituição genética “XX" em um indivíduo do gênero feminino.


D

percepção do indivíduo sobre seu sexo.


E

relações estabelecidas a partir da percepção social das diferenças biológicas entre os sexos.

O modelo biomédico é o mais utilizado na psicologia para explicar diversos transtornos de saúde, pois considera a relação do indivíduo com a doença e a influência de fatores sociais e psicológicos, além dos fatores biológicos, no que se refere à etiologia, à manifestação sintomática e à perspectiva de reabilitação.

C
Certo

E
Errado

Assinale a alternativa incorreta sobre os saberes e fazeres grupais desenvolvidos por Fernández (2006).


A

Foi a influência da teoria Gestalt que possibilitou afirmar: “em um grupo o todo é mais que a soma das partes”.


B

Bion trabalha com a representação do grupo como um objeto duplamente investido pelo psiquismo e pelo discurso social.


C

Nos primeiros pensadores sobre o grupal: K. Lewin, Moreno, Pichon Rivière, esteve sempre presente uma preocupação intensa com a mudança social, pois eles pensavam os grupos como instrumentos válidos para a realização das fortes utopias sociais que os animaram.


D

Para Bion, o comportamento de um grupo transcorre em dois níveis: o da tarefa comum e o das emoções comuns.

O inquérito apreciativo configura-se como um tipo de pesquisa-intervenção e é influenciado fortemente pelo construtivismo social.

C
Certo

E
Errado
   
Gerar simulado