Questões de Concurso sobre Transtornos de Personalidade

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
386 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Transtornos de personalidade constituem um grupo de patologias psiquiátricas, cujo padrão de pensamento e comportamento apresenta-se bem rígido e mal ajustado. O tratamento envolve medicamentos e psicoterapia, tem que ser feito das prescrições dos profissionais que acompanham o paciente, para que o problema não tenha longa duração, pois sem o tratamento, piora o sofrimento e a dificuldade de relacionamento, além de atingir outras áreas.


Com base no enunciado, julgue as assertivas:


I.No Transtorno de personalidade paranoide, as pessoas tendem a desconfiar dos outros e achar que serão enganadas, podendo ser hostis ou emocionalmente desapegadas.

II.O Transtorno de personalidade esquizoide provoca falta de interesse em relações sociais.

III.O Transtorno de personalidade esquizotípica pode levar a um comportamento excêntrico, a pensamentos e crenças incomuns ou bizarros sentimento de desconforto em ambientes sociais e dificuldades para ter relacionamentos íntimos.

IV.Quem tem o Transtorno de personalidade antissocial não reconhece os sentimentos e necessidades de outras pessoas, podendo repentinamente: mentir, agredir, roubar, e apresentar comportamentos ilegais.

V.No Transtorno de personalidade histriônica, as pessoas são altamente emotivas e dramáticas, têm necessidade excessiva de atenção e aprovação e podem se valer da aparência física para consegui-la.


Marque a alternativa com as assertivas que identificam os "Transtornos Excêntricos ou Estranhos".


A

III e V.


B

I, II e IV.


C

I, II, III, IV e V.


D

I, II e III.

A principal característica do transtorno bipolar é a desregulação extrema do afeto ou estados de humor que oscilam entre o extremamente baixo (depressão) ao extremamente alto (mania). Sobre as características do episódio maníaco, assinale a afirmativa correta.


A

Presença de delírios e alucinações por, pelo menos, duas semanas.


B

Euforia, irritabilidade e cognição alteradas por, no máximo, uma semana.


C

Superestimação dos problemas decorrentes da ativação comportamental sobre o funcionamento geral.


D

Evidências da inexistência de prejuízo psicossocial, ainda que tenha ocorrido hospitalização e haja características psicóticas.


E

Evidências de funcionamento psicossocial prejudicado, necessidade de hospitalização ou presença de características psicóticas.

Os traços de personalidade são padrões persistentes no modo de perceber, relacionar-se e pensar sobre o ambiente e sobre si mesmo, exibidos em uma ampla faixa de contextos sociais e pessoais. Apenas quando são inflexíveis e mal adaptativos e causam prejuízo funcional ou sofrimento subjetivo significativo, os traços de personalidade constituem transtornos da personalidade.


(DSM-VI-TR, 2002.)


De acordo com a definição do transtorno de personalidade descrita anteriormente, considere os critérios de diagnósticos seguintes para tal transtorno e assinale alternativa correta.


A

O padrão persistente é inflexível; contudo, não abrange uma ampla faixa de situações pessoais e sociais.


B

O padrão é instável e de curta duração, podendo seu início remontar à adolescência ou começo da idade adulta.


C

O padrão é persistente; é explicado como uma ausência de manifestação ou ausência de consequência de outro transtorno.


D

O padrão persistente provoca sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo funcional social e este não é decorrente dos efeitos fisiológicos diretos de uma substância.

De acordo com DSM-5, sobre Transtorno Esquizofreniforme, analisar os itens abaixo:


I. Os sintomas característicos são idênticos aos da esquizofrenia.

II. A exigência de duração para transtorno esquizofreniforme é intermediária entre aquela para transtorno psicótico breve e aquela para esquizofrenia.

III. O diagnóstico de transtorno esquizofreniforme (provisório) deve ser registrado quando o paciente apresenta-se sintomático por mais de seis meses e já se recuperou.

IV. Especifica-se quanto ao quadro apresentado – se apresenta características de bom prognóstico ou sem características de bom prognóstico.


Está(ão) CORRETO(S):


A

Somente o item I.


B

Somente o item II.


C

Somente os itens I e III.


D

Somente os itens I, II e IV.


E

Todos os itens.

Considere o diagnóstico de transtorno obsessivo compulsivo e as possíveis contribuições da neuropsicologia e assinale a alternativa correta.


A

Os déficits de linguagem são os mais frequentes.


B

A fisiopatologia parece envolver os córtices pré-frontal dorsolateral e orbito frontal lateral e núcleo caudado.


C

O papel do hipocampo no transtorno evidencia as dificuldades de memória semântica.


D

As funções executivas permanecem saudáveis, posto que o automonitoramento busca a precisão das respostas.


E

A percepção auditiva deve ser investigada cuidadosamente para determinar a presença de agnosias auditivas.

Os pacientes com transtorno de personalidade borderline


A

pioram com o tempo, o que faz com que o quadro geral evolua para uma forma franca de esquizofrenia.


B

apresentam um embotamento afetivo e uma estabilidade em seus comportamentos e atitudes durante todo o curso da doença.


C

concentram toda a sua energia em evitar os relacionamentos íntimos e exclusivos, como forma de se proteger do abandono.


D

estão imunes às distorções da realidade, em função de sua necessidade de controlar o ambiente externo.


E

têm como manifestações comuns a ausência de identidade consistente do self, e déficits nas relações interpessoais.

Personalidade Histriônica, apresenta os seguintes critérios gerais para diagnóstico:


A

Expressão exagerada das emoções, teatralidade, sugestionabilidade, afetividade superficial e lábil, busca constante por ser o centro das atenções, sedução inapropriada em comportamento ou aparência, busca de diversos parceiros simultâneos, desprezo por diagnósticos e críticas, preocupação excessiva com a aparência física, insinuações e exposições sexuais.


B

Transtorno da ansiedade caracterizado por obsessões ou compulsões recorrentes e persistentes. Obsessões são ideias, pensamentos e imagens intrusivos, que são experimentados como não tendo sentido ou sendo repulsivos.


C

Marcado distanciamento de relações sociais e preferência para realizar as demais atividades sozinhas, sentindo pouco ou nenhum prazer na realização dessas atividades. Assim, é comum que as pessoas com esse transtorno sejam descritas como distantes e indiferentes.


D

Padrão generalizado de instabilidade e hipersensibilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade na autoimagem, flutuações extremas de humor e impulsividade. O diagnóstico é por critérios clínicos. O tratamento é com psicoterapia e fármacos.

Segundo a classificação atual de transtornos mentais da OMS (1993), a CID – 10, os transtornos de personalidade possuem as seguintes características:


A

Apresentam um padrão normal de respostas volitivas e afetivas, permanente, limitado ao episódio de doença mental.


B

Manifestam-se como um conjunto de comportamentos e reações afetivas congruentes, envolvendo várias camadas da vida do indivíduo.


C

Prejudicam obrigatoriamente o desenvolvimento ocupacional do indivíduo.


D

Surgem com frequência na infância ou adolescência e tendem a permanecer relativamente estáveis ao longo da vida.

Quadro psicopatológico no qual um sujeito apresenta um excessivo amor próprio, acredita que é especial e superior aos outros, o que prejudica suas relações interpessoais. Nesse quadro, o sujeito também tende a apresentar um comportamento controlador e opressivo sobre as pessoas ao seu redor. É uma condição na qual a pessoa tem uma noção excessiva de autoimportância, uma preocupação extrema consigo mesma e falta de empatia com os outros, apresentando comportamentos abusivos e manipulativos. O quadro descrito refere-se ao/à


A

Esquizofrenia.


B

Transtorno de Personalidade Boderline.


C

Transtorno de Personalidade Narcisista.


D

Transtorno Obsessivo-Compulsivo.


E

Transtorno de Personalidade Esquizotípica.

Os diversos tipos de neuroses como o perfil de personalidade do adulto são determinados por:


A

Forma de organização da libido durante a fase anal.


B

Forma de organização do desejo libidinal da criança na chamada fase oral.


C

Fixações infantis da libido em modos pré-genitais e tendência à regressão.


D

Introjeção consciente de aspectos dos relacionamentos estabelecidos no interior das relações familiares.


E

Modo como se estrutura o desejo inconsciente e formas como o superego lida com conflitos e frustrações.

No livro “Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais”, Dalgalarrondo (2019) apresenta alguns tipos de personalidades segundo a CID-10 e o DSM- IV. Correlacione a primeira coluna - os transtornos de personalidade – com a segunda coluna – suas características, numerando os parênteses:


(1) Esquizoide

(2) Borderline

(3) Anancástica

(4) Histriônica

(5) Esquizotípica


( ) Dramatiza, é muito teatral; sugestionável e superficial; necessita de atenção, manipulador; infantil e pueril; erotiza situações não comumente erotizáveis.

( ) Relações pessoais muito instáveis; atos autolesivos repetitivos; humor muito instável; impulsivo e explosivo; graves problemas de identidade; sentimentos intensos de vazio e aborrecimento crônico.

( ) Ideias e crenças estranhas e de autorreferencia; desconforto nas relações interpessoais; pensamento muito vago e excessivamente metafórico; aparência física excêntrica.

( ) Rígido, metódico, minucioso; não tolera variações ou improvisações, perfeccionista e escrupuloso; muito convencional, segue rigorosamente as regras; controlador (dos outros e de si) e indeciso.

( ) Frio (indiferente); distante, sem relações íntimas; esquisito (estranho); vive no seu próprio mundo; solitário (isola-se); não se emociona (imperturbável).


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:


A

1, 3, 5, 4, 2.


B

2, 3, 1, 5, 4.


C

4, 2, 5, 3, 1.


D

4, 1, 3, 2, 5.


E

5, 4, 2, 1, 3.

Para Freud, após a perda de um objeto de amor, real ou imaginário, pode ocorrer um processo de luto. Esse processo poderia ter dois destinos possíveis: a elaboração do trabalho de luto (elaboração bem-sucedida) ou a queda na melancolia (fracasso no processo de elaboração). Inicialmente as características desses estados são bastante parecidas e apresentam muitos sintomas em comum. Todavia alguns sinais podem indicar uma complicação no processo de elaboração, sendo características apenas da melancolia. Qual das alternativas a seguir representa uma característica apenas da melancolia?


A

Perda do interesse pelo mundo externo.


B

Profundo desânimo.


C

Inibição da atividade em geral.


D

Diminuição da autoestima, acompanhada de intensas autoacusações.


E

Anedonia.

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), o transtorno de personalidade borderline corresponde a um padrão de


A

emocionalidade e busca de atenção em excesso, com necessidade acentuada de ser cuidado por outros.


B

instabilidade nas relações interpessoais, na autoimagem e nos afetos, com impulsividade acentuada.


C

preocupação com ordem, perfeccionismo e controle, com distorções cognitivas ou perceptivas e excentricidades do comportamento.


D

distanciamento das relações sociais, com tendência ao desrespeito e violação dos direitos dos outros.


E

grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia, com sentimentos de inadequação e hipersensibilidade à avaliação negativa.

Segundo D. Falcke (em Hutz et al., 2020), a literatura sobre agressores conjugais indica maior frequência, nesse grupo, de transtornos de personalidade


A

histriônico.


B

bipolar.


C

paranoide.


D

borderline.


E

esquizotípico.

A abordagem estrutural aos transtornos da personalidade foi desenvolvida primeiro por Otto Kernberg em 1984 (citado por Clarin, Fonay & Gabbard, 2012). Kernberg divide o universo de patologia da personalidade em dois grandes grupos de transtornos ou níveis de organização da personalidade: o nível neurótico de organização da personalidade (NOP) e o nível borderline de organização da personalidade (BOP). Nos transtornos da personalidade organizados em BOP, os pacientes se apresentam com rigidez de personalidade no contexto de:


I. Predominância de operações defensivas, baseadas em repressão;

II. Predominância de operações defensivas, baseada em cisão;

III. Patologia de identidade clinicamente significativa;

IV. Teste de realidade intacto.


Marque abaixo a alternativa que corresponde as afirmações corretas:


A

I e II


B

II e III


C

I, II e III


D

I, II e IV


E

II, III e IV

Os indivíduos com transtorno de personalidade tendem a apresentar certos padrões de comportamento que são hipertrofiados, ou superdesenvolvidos e outros que são subdesenvolvidos.


Sobre o transtorno da personalidade e a estratégia típica relacionada do transtorno "passivo-agressivo" - (subdesenvolvida), marque a alternativa cujos dados se associam de forma CORRETA.


A

Empatia, aceitação, extroversão e reciprocidade.


B

Intimidade, assertividade, atividade e cooperação.


C

Controle, divertimento e espontaneidade.


D

Sociabilidade, cooperação, e interação com o meio físico.

Analise as afirmativas concernentes às características do transtorno da personalidade narcisista constantes no DSM-V:


1 - Manifesta-se num padrão de grandiosidade, necessidade de admiração e ausência de empatia.

2 - Constitui-se em uma prevalência de comportamentos de desrespeito e transgressão dos direitos dos outros.

3 - Indivíduos com transtorno da personalidade narcisista frequentemente desvalorizam as contribuições dos outros.

4 - Pessoas portadoras deste transtorno podem aguardar uma ampla dedicação dos outros e podem explorá-los demasiadamente sem notar a gravidade do impacto que essa atitude pode incidir em suas vidas.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas:


A

São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.


B

São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.


C

São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.


D

São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.


E

São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.

É o transtorno de personalidade que predomina o desapego ocorre desinteresse pelo contato social, retraimento afetivo, dificuldade em experimentar prazer e tendência à introspecção:


A

Transtorno dependente.


B

Transtorno antissocial.


C

Transtorno paranoide.


D

Transtorno esquizoide.


E

Transtorno emocionalmente instável.

Antes de sair de casa, Claudia verifica repetidas vezes se apagou todas as luzes e se deixou a televisão ligada. A dúvida já fez com que ela saísse do trabalho e voltasse em casa para verificar tudo.

-

Sobre essa condição, é correto afirmar que:


A

as obsessões são comportamentos repetidos e persistentes realizados em resposta a pensamentos compulsivos;


B

as compulsões são estratégias bem-sucedidas em prevenir ou aliviar o sofrimento causado pelas obsessões;


C

as obsessões são recorrentes e experienciadas como intrusivas e indesejadas, provocando grande ansiedade;


D

lavar as mãos repetidamente e enfileirar objetos segundo critérios rígidos são exemplos de tricotilomanias;


E

o transtorno obsessivo-compulsivo é classificado no DSM-V como um transtorno de humor do tipo depressivo.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado