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INSTRUÇÃO: Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão 05.


Entretanto, para as visões que consideram o racismo um fenômeno institucional e/ou estrutural, mais do que a consciência, o racismo como ideologia molda o inconsciente. Dessa forma, a ação dos indivíduos, ainda que conscientes, "se dá em uma moldura de sociabilidade dotada de constituição historicamente inconsciente". Ou seja, a vida cultural e política no interior da qual os indivíduos se reconhecem enquanto sujeitos autoconscientes e onde formam os seus afetos é constituída por padrões de clivagem racial inserida no imaginário e em práticas sociais cotidianas. Desse modo, a vida "normal", os afetos e as "verdades" são inexoravelmente perpassados pelo racismo, que não depende de uma ação consciente para existir. (grifos do autor)


Fonte: ALMEIDA, Sílvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.


Considerando-se a atuação do psicólogo diante do que o excerto acima apresenta como ideia central, pode-se afirmar que:

A

É necessário que o psicólogo compreenda os processos estruturais que levam ao fenômeno da discriminação racial a partir dos padrões sócio-historicamente formados e que se tornaram inconscientes no cotidiano de quem segrega.

B

É importante que o psicólogo seja capaz de compreender o seu lugar de poder diante do racismo, pois, ao abordar o inconsciente, esse profissional consegue fazer com que o sujeito racista entenda os atos que comete.

C

É essencial que o psicólogo entenda que afetos e verdades são individuais e inexoráveis, e que a vida normal é perpassada pelo racismo consciente que existe em cada pessoa que pratica o segregacionismo no cotidiano.

D

O psicólogo deve ser capaz de perceber que seu trabalho contra o preconceito e a discriminação cotidianos deve basear-se nas práticas sociais tidas como normais, em que os indivíduos que segregam o fazem conscientemente.

E

O psicólogo que compreende que o racismo no Brasil é estrutural é capaz de agir no inconsciente coletivo, em busca de reconstruir afetos ideológicos e proporcionar ações institucionais capazes de mitigar o preconceito.