Imagem de fundo

Na América Latina, a cromatografia tem início na década de...

1
Q1717375
Teclas de Atalhos
Compartilhar
Ano: 2017
Prova: IFCE / CEFET CE - IFCE - Técnico de Laboratório - Área: Química - 2017

Na América Latina, a cromatografia tem início na década de 1950, com os trabalhos pioneiros de Rêmolo Ciola, que se desenvolveram em função da demanda de produtos para a nova indústria petroquímica. Sobre cromatografia, é incorreto dizer-se que


A

se uma banda cromatográfica permanece por um largo período dentro de uma coluna de separação, tenderá a difundir-se em todas as direções, produzindo um alargamento da banda.


B

na cromatografia gasosa, utilizando-se colunas capilares, pode-se injetar maior quantidade de amostra, porém, neste tipo de coluna, tem-se maior tempo de retenção e menor resolução.


C

um prato teórico corresponde a uma etapa de equilíbrio da substância entre a fase estacionária e a fase móvel, portanto, quanto maior o número de pratos teóricos maior será a eficiência (picos mais estreitos).


D

na cromatografia líquida, ao se empregar colunas fechadas que contêm partículas muito finas que proporcionam separações muito eficientes, a resistência da vazão da fase móvel é aumentada significativamente. Por esta razão, é necessário empregar sistemas de bomba de alta pressão.


E

no bombeamento isocrático, a composição da fase móvel é mantida constante durante toda a análise cromatográfica.