Imagem de fundo

A realização de um experimento sobre a reação entre metais...

A realização de um experimento sobre a reação entre metais alcalinos e água, em contato com o ar, provocou deslumbre, nos alunos presentes na aula de laboratório, pelos efeitos visuais causados. O sódio com a água produz gás hidrogênio e soda cáustica. Sobre o experimento em questão e o tipo de reação, é correto afirmar que


A

a reação é endotérmica e ocorre pela característica pouco inflamável do hidrogênio em contato com o oxigênio.


B

a reação de formação do gás hidrogênio por meio do sódio metálico com água é uma reação de simples troca ou deslocamento.


C

a formação de gás e a emissão de calor são evidências de um fenômeno físico e não de uma reação química.


D

visto que em contato com o ar ocorre uma reação não explosiva, o sódio metálico pode ser armazenado em frascos simples, sem restrições de locais.


E

ao adicionar gotas de fenolftaleína à solução final, espera-se a cor rosa, já que o meio será ácido pela presença de NaOH.