Questões de Concurso sobre Química Inorgânica

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.103 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Uma empresa de engenharia submarina investiga a durabilidade de um trecho de duto de aço carbono exposto à água do mar. No ambiente marinho, a superfície de aço está sujeita, simultaneamente, à reação anódica de dissolução do ferro (Fe → Fe2+ + 2 e) e à reação catódica de redução de oxigênio dissolvido (O2 + 4 H+ + 4 e → 2 H2O, em meios ácidos, ou O2 + 2 H2O + 4 e → 4 OH, em meio neutro/ácido físico).

Para descrever a taxa de corrosão do aço, o grupo utiliza a teoria do potencial misto (mixed potential theory), medindo o potencial de corrosão (Ecor) em circuito aberto e a densidade de corrente de corrosão (icor) a partir das curvas de polarização anódica e catódica.


Considerando, exclusivamente, esses conceitos de eletroquímica, assinale a alternativa correta.


A

Se a razão área cátodo/área ânodo aumentar (área do cátodo muito maior que a do ânodo), a densidade de corrente de corrosão no ânodo, necessariamente, diminuirá; logo, a corrosão local será sempre atenuada.


B

Formação de uma camada passiva no metal (por exemplo, óxidos compactos) desloca a curva anódica para correntes maiores a qualquer potencial, aumentando icor, porque um filme superficial sempre facilita a transferência de íons.


C

Aplicar uma corrente catódica externa pequena que torne o potencial ligeiramente mais negativo que Ecor reduzirá a corrosão, instantaneamente, a zero, independentemente da intensidade da corrente aplicada (basta ultrapassar Ecor por pouco).


D

Ecor pode ser obtido simplesmente fazendo-se a média aritmética dos potenciais padrão (E°) das meias-reações anódica e catódica envolvidas; essa média fornece o potencial de corrosão independentemente de condições de superfície e de concentrações.


E

O potencial de corrosão (Ecor) é o potencial de circuito aberto em que a soma das correntes anódicas é igual (em magnitude) à soma das correntes catódicas; a densidade de corrente de corrosão (icor) é o valor comum dessas correntes no ponto de intersecção das curvas de polarização, e a velocidade de corrosão é proporcional a icor, via a lei de Faraday.

Os óxidos inorgânicos podem ser classificados de acordo com seu comportamento ácido-base. Os óxidos básicos, por exemplo, reagem com ácidos formando sal e água e, em meio aquoso, formam bases. O composto que apresenta exclusivamente um óxido básico é:


A

SO3


B

ZnO


C

CaO


D

P2O5


E

Al2O3

Em nomenclatura química, a Nomenclatura IUPAC de compostos inorgânicos é o método sistemático de nomear componentes químicos inorgânicos, conforme recomendado pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), em que cada composto inorgânico deve ter um nome a partir do qual uma fórmula química inequívoca pode ser determinada. Considerando as regras da IUPAC, indique o item que apresenta o composto inorgânico com sua respectiva nomenclatura correta.


A

Cl₂O – monóxido de cloro.


B

N2O4 – tetróxido de dinitrogênio.


C

NF2 – trifluoreto de nitrogênio.


D

P4S10 – sulfeto de tetrafósforo.

Assinale a opção na qual os íons que fazem parte da estrutura cristalina da carnalita, mencionada no texto 14A1, estão dispostos em ordem decrescente no que se refere ao raio iônico.


A

Cl > Mg2+ > K+


B

Mg2+ > Cl > K +


C

Cl > K+ > Mg2+


D

Mg2+ > K+ > Cl


E

K+ > Mg2+ > Cl

A respeito da Teoria do Campo Cristalino (TCC), assinale a alternativa INCORRETA.


A

A TCC é uma abordagem meramente eletrostática, não considera a covalência da ligação metal-ligante.


B

Em um campo octaédrico, a diferença de energia entre os orbitais eg e t2g é chamada de parâmetro de desdobramento do campo cristalino (∆o) ou 10 Dq.


C

A natureza dos ligantes (π-doadores ou π-receptores) não influencia a magnitude do parâmetro de desdobramento do campo cristalino.


D

Para íons metálicos de diferentes períodos, o valor de ∆o aumenta em função da expansão radial 3d < 4d < 5d.


E

Para íons metálicos de um mesmo período, a distância metal-ligante tende a diminuir em função do aumento da carga nuclear efetiva, resultando em um aumento na atração metal-ligante; dessa forma, a magnitude do parâmetro de desdobramento do campo cristalino aumenta.

Na química inorgânica, os óxidos anfóteros são aqueles que reagem exclusivamente com bases fortes para formar sal e água, não apresentando reatividade frente a ácidos fortes.


C

Certo


E

Errado

Em um laboratório de síntese inorgânica, um técnico produz cloro gasoso em pequena escala por meio da reação entre dióxido de manganês sólido (MnO2) e ácido clorídrico concentrado (HCl(aq)). A reação é realizada em um balão de reação, à temperatura ambiente, e observa-se a evolução de um gás com odor característico de cloro, além da formação de uma solução aquosa contendo MnCl2. A equação global observada é:


MnO2(s) + 4HCl(aq) → MnCl2(aq) + Cl2(g) + 2H2O(l)


Considerando-se as funções inorgânicas participantes e os tipos de reação, assinale a alternativa correta.


A

Trata-se de uma simples reação ácido-base (neutralização) entre MnO2 e HCl, formando sal e água, sem transferência de elétrons entre espécies.


B

Trata-se de uma reação de desproporcionamento do cloro, em que o próprio ácido clorídrico se desproporciona formando, simultaneamente, Cle Cl2.


C

Trata-se de decomposição térmica do MnO2 induzida pelo ácido, em que MnO2 se decompõe autonomamente em MnO e O2, sendo o HCl apenas um meio inerte.


D

Trata-se de uma reação de deslocamento simples (troca metálica), na qual o manganês metálico desloca o cloro do HCl, formando MnCl2 e liberando hidrogênio gasoso.


E

A reação é uma oxirredução (reação redox) na qual MnO2 atua como agente oxidante, sendo reduzido de Mn(IV) para Mn(II), enquanto o cloro do HCl é oxidado de Cl(−I) para Cl2(0).

Coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, em relação às ligações químicas e geometria molecular, assinalando a seguir a opção correta.


() Na molécula PCl5, ocorre expansão da camada de valência do átomo de fósforo a fim de acomodar todos os pares de elétrons das ligações.

() Como as ligações iônicas são fortes, os sólidos iônicos possuem altos pontos de fusão e são bons condutores de eletricidade.

() A molécula NH3 possui geometria trigonal planar.


A

(V) (V) (F)


B

(F) (V) (V)


C

(V) (V) (V)


D

(V) (F) (V)


E

(V) (F) (F)

A espectroscopia na região do infravermelho é uma técnica muito eficiente para determinar a extensão da ligação π. O ligante CO livre apresenta frequência vibracional de estiramento igual a 2143 cm⁻¹. Após a coordenação, geralmente o modo de estiramento diminui. Um químico deseja verificar a extensão da retrodoação envolvida em três compostos organometálicos [Ti(CO)6]²⁻, [Cr(CO)6] e [Mn(CO)6]⁺. Os estiramentos do ligante carbonil (CO) nos compostos foram 1748 cm⁻¹, 2000 cm⁻¹ e 2100 cm⁻¹ respectivamente. Com base nessas informações, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.


I. O composto [Ti(CO)6]2- apresenta o metal com maior capacidade de doar elétrons para o orbital π* (pi antiligante) do CO e tem maior extensão da retrodoação.

II. O composto [Ti(CO)6]2- apresenta ligação metal-ligante mais curta em relação aos demais.

III. O composto [Mn(CO)6]+ apresenta o metal com maior capacidade de doar elétrons para o orbital π* (pi antiligante) do CO e tem maior extensão da retrodoação.

IV. Como consequência da retrodoação, a força da ligação C-O no ligante carbonil é reduzida.


A

Apenas I e IV.


B

Apenas II e III.


C

Apenas II e IV.


D

Apenas I, II e IV.


E

Apenas I, II e III.

Uma solução aquosa do íon hexacianoferrato(III), em meio básico, é misturada ao óxido de crômio(III) sólido. Ocorre uma reação que resulta na formação do íon hexacianoferrato(II), íon cromato e de água.


A quantidade em mol de íons hexacianoferrato(III) que reagem com 1 mol de óxido de crômio(III) e o agente redutor dessa reação são, respectivamente


A

6 mol e óxido de crômio(III).


B

3 mol e óxido de crômio(III).


C

2 mol e o íon hexacianoferrato(III).


D

6 mol e o íon hexacianoferrato(III).


E

2 mol e óxido de crômio(III).

A reação de dupla troca entre NaCl(aq) e AgNO₃(aq) resulta na formação do composto insolúvel nitrato de sódio (NaNO₃), que precipita, e do cloreto de prata (AgCl), que permanece em solução.


C

Certo


E

Errado

A galvanoplastia consiste na deposição eletrolítica de uma fina camada de metal sobre um objeto, geralmente um metal ou um plástico revestido com grafite, sendo o eletrólito uma solução aquosa de um sal do metal de revestimento. Acerca desse processo, assinale a opção correta.


A

Íons metálicos no banho eletrolítico perdem elétrons e se oxidam, formando metal sólido.


B

O objeto a ser galvanizado constitui o cátodo da célula eletroquímica.


C

A oxidação do ânodo gera ânions que, por sua vez, reduzem o cátion da solução eletrolítica, o qual é depositado sobre o objeto a ser galvanizado.


D

A galvanoplastia é um processo espontâneo.


E

O metal é depositado no ânodo pela redução de íons da solução eletrolítica.

Na inspeção de tubulações metálicas enterradas em áreas úmidas, é possível observar o fenômeno de corrosão eletroquímica, em que o metal corroído atua como ânodo.


C

Certo


E

Errado

As funções químicas inorgânicas agrupam substâncias de acordo com propriedades comuns relacionadas à composição, ao comportamento em solução aquosa e às reações que realizam. A correta identificação dessas funções exige a análise da estrutura da substância e de suas interações químicas características. Tendo em vista esses critérios, é correto afirmar que:


A

Os óxidos ácidos resultam da combinação de metais com oxigênio.


B

Os óxidos básicos reagem com bases formando sais e água.


C

As bases são substâncias que liberam íons H⁺ em solução aquosa.


D

Os sais apresentam sempre caráter neutro quando dissolvidos em água.


E

Os ácidos são substâncias que, em solução aquosa, aumentam a concentração de íons H⁺ no meio.

A Eletroquímica estuda processos nos quais ocorrem reações de oxidação e redução associadas à conversão entre energia química e elétrica, tanto em células galvânicas quanto em sistemas eletrolíticos. A Tabela apresenta potenciais padrão de redução a 25 °C.


Imagem associada para resolução da questão


(BROWN, T. L.; LEMAY, H. E.; BURSTEN, B. E.; MURPHY, C. J.; WOODWARD, P. M. QuÃmica: a ciência central. São Paulo: Pearson, 2019.14.)


Considere as afirmativas a seguir:


I. Em uma célula galvânica formada pelos eletrodos Ni²⁺/Ni e Ag⁺/Ag, o níquel sofre oxidação e atua como ânodo.

II. Um valor positivo de potencial padrão da pilha indica que a reação global ocorre espontaneamente, com conversão de energia química em energia elétrica.

III. A obtenção de sódio metálico ocorre por eletrólise ígnea, pois, em meio aquoso, a redução da água é favorecida em relação à redução do íon Na⁺.

IV. Na eletrólise aquosa de NaCl, ocorre redução do íon Na⁺ no cátodo, formando sódio metálico.


Assinale a alternativa que contém APENAS afirmativa(s) INCORRETA(S).


A

II e III


B

III e IV


C

I e IV


D

IV


E

I e II

A nomenclatura de compostos inorgânicos segue regras estabelecidas pela IUPAC, considerando a função química, o número de oxidação dos elementos e, quando aplicável, prefixos indicadores de quantidade. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os nomes dos compostos: Na₂O₂, H₃PO₄, Al₂(SO₄)₃ e P₂O₅.


A

Peróxido de sódio, ácido fosfórico, sulfato de alumínio, pentóxido de difósforo.


B

Óxido de sódio, ácido fosfórico, sulfato de alumínio, pentóxido de difósforo.


C

Peróxido de sódio, ácido fosforoso, sulfato de alumínio III, pentóxido de difósforo.


D

Dióxido de dissódio, ácido fosfórico, sulfito de alumínio, óxido de fósforo V.

Considerando a acidez dos oxoácidos, assinale a opção que apresenta corretamente os compostos em ordem de acidez, do ácido mais forte ao mais fraco.


A

HCIO > HBrO> HIO


B

HIO> HBrO> HCIO


C

HCIO> HIO> HBrO


D

HIO> HCIO> HBrO


E

HBrO> HCIO> HIO

Assinale a alternativa que apresenta fórmula e nome compatíveis para o sal de cobre com ânion perclorato.


A

CuClO4, perclorato de cobre(I), de acordo com a nomenclatura atual.


B

Cu(ClO4)2, perclorato de cobre(II), de acordo com a nomenclatura atual.


C

Cu2ClO4, clorato de cobre(II), de acordo com a nomenclatura atual.


D

CuClO3, perclorato de cobre(II), de acordo com a nomenclatura atual.

Com base nas respostas dos estudantes, qual dificuldade conceitual é possível diagnosticar em relação à diferenciação entre as funções inorgânicas?


A

Os estudantes classificam corretamente as substâncias quanto à função inorgânica, mas suas justificativas indicam desconhecimento das características comportamentais associadas às funções.


B

Os estudantes demonstram dificuldade em diferenciar critérios constitucionais e comportamentais, recorrendo majoritariamente a aspectos sensoriais ou funcionais dos produtos comerciais, em vez de considerarem a composição química dos componentes.


C

Os estudantes priorizam critérios constitucionais, como a presença de determinados elementos na fórmula, mas ainda apresentam confusão quanto à relação entre estrutura e função química.


D

Os estudantes reconhecem corretamente os compostos químicos presentes nos produtos, mas ignoram as funções inorgânicas ao utilizarem justificativas baseadas apenas em exemplos do cotidiano.


E

Os estudantes aplicam critérios constitucionais e comportamentais de forma equilibrada, mas demonstram insegurança na utilização de conceitos químicos mais formais em suas justificativas.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado