

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A espectrometria de massas do tipo MALDI-TOF tem sido adaptada para fins diagnósticos além da simples identificação taxonômica de microrganismos, incluindo a detecção de resistência antimicrobiana, biomarcadores e fatores de virulência. No contexto da detecção de resistência, diferentes abordagens experimentais podem ser empregadas para inferir mecanismos bioquímicos com base nos espectros gerados. Com base nesse tipo de aplicação, assinale a alternativa que menciona um princípio geral válido para a detecção de resistência microbiana utilizando MALDI-TOF MS em um contexto diagnóstico.
A resistência é determinada pela detecção direta dos genes de resistência nos espectros de massa, os quais aparecem como picos específicos entre 4000 e 8000 Da, independentemente do microrganismo.
O espectro de massa é utilizado para calcular automaticamente o MIC (concentração inibitória mínima), com base na relação entre a intensidade dos picos da matriz e o tempo de incubação do antibiótico.
O padrão espectral de proteínas intactas pode ser alterado pela presença de mecanismos de resistência, sendo possível distinguir microrganismos resistentes e sensíveis com base em diferenças consistentes na distribuição de picos e picos de degradação de antibióticos.
A identificação de resistência baseia-se exclusivamente na persistência dos picos da droga intacta após exposição ao microrganismo, indicando a ausência de hidrólise enzimática.
A espectrometria de massas MALDI-TOF detecta resistência ao medir diretamente a concentração intracelular de antibióticos acumulados nas células após exposição em meio seletivo.
Na identificação de bactérias por MALDI-TOF, um dos fatores mais relevantes para garantir a qualidade do espectro de massa adquirido no instrumento é a forma de preparo das amostras. Assinale a alternativa que apresenta duas alterações no espectro de massa associadas à baixa qualidade no preparo de amostras.
Altos valores de razão sinal/ruído e ausência de picos correspondentes a proteínas de alta abundância.
Aumento do erro de valores m/z para picos de referência e ausência de massa centroide.
Baixa intensidade de picos correspondentes a proteínas de alta abundância e picos com baixa definição (largos ou mal resolvidos).
Estreitamento da base do pico de referência e aumento da intensidade de picos monoisotópicos.
Aparecimento de picos com alta intensidade nas faixas do espectro de alta razão massa-carga e presença de massa centroide.
Para a correta identificação de microrganismos, é necessário que o espectro de massa obtido seja de boa qualidade e que tenha características que permitam a correta análise dos dados. Qual(is) critério(s) pode(m) levar ao descarte de um espectro?
Ausência de picos na região do espectro acima de 2000 m/z.
Pico com intensidade saturada e alta razão sinal/ruído.
Sinal de ruído baixo e ausência de pico centroide.
Ausência de pico de referência e/ou baixo sinal de ruído em faixa de baixa m/z.
Picos com baixa intensidade e/ou sinal de ruído excessivo.
No exame de urina, a sedimentoscopia, ou análise microscópica do sedimento urinário, é uma ferramenta essencial para a investigação de distúrbios do trato urinário e sistêmicos, como infecções, glomerulopatias, nefrites túbulo-intersticiais, distúrbios metabólicos e contaminações. A identificação e a correta interpretação de elementos como hemácias, leucócitos, cilindros, bactérias, leveduras e cristais fornecem dados valiosos para a correlação clínico-laboratorial. Sendo assim, qual das alternativas abaixo apresenta uma associação CORRETA entre o achado microscópico urinário e sua implicação clínica?
A identificação de cilindros graxos birrefringentes à luz polarizada é um achado normal em amostras de primeira urina da manhã, especialmente em adultos jovens.
A presença de cristais de oxalato de cálcio na urina é patognomônica de litíase renal e indica obrigatoriamente que o paciente possui cálculo urinário.
A observação de leveduras na urina sempre indica infecção urinária fúngica e nunca pode ser atribuída à contaminação de amostra.
A presença de piócitos isolados no sedimento urinário, sem bacteriúria associada, é suficiente para o diagnóstico de infecção urinária.
A presença de cilindros hemáticos na urina sugere glomerulonefrite, pois representam hemácias aprisionadas em moldes de proteína de Tamm-Horsfall formados nos túbulos renais.
A técnica que consiste em coletar uma gota de sangue e espalhá-la sobre uma lâmina de vidro, criando-se, preferencialmente, uma monocamada de células, recebe o nome
esfregaço sanguíneo.
imunohistoquímica.
hemograma.
hemocultura.
A técnica de ELISA é amplamente utilizada para detecção de anticorpos e antígenos em amostras biológicas. Em relação a esse método, assinale a alternativa correta sobre o princípio da detecção de anticorpos anti-HIV.
Baseia-se na imunocromatografia.
Utiliza exclusivamente anticorpos monoclonais humanos.
É baseado em reação antígeno-anticorpo seguido por leitura colorimétrica.
Baseia-se na amplificação do RNA viral por PCR para detecção direta do patógeno.
O professor de Química da 3ª série do Ensino Médio está preocupado com a preparação dos seus estudantes para o Enem e, por esse motivo, prioriza o uso de listas de exercícios e revisões voltadas para a realização do exame, sem qualquer tipo de contextualização. No final do bimestre, como principal instrumento de avaliação da disciplina, propõe um simulado com questões extraídas das provas de anos anteriores, com foco nos conceitos e na operacionalização para responder às questões objetivas.
Sobre o instrumento de avaliação utilizado pelo professor, é correto afirmar que
ao priorizar práticas e conteúdos voltados à preparação para um exame externo, nesse caso o Enem, o professor dá ênfase ao ensino conteudista, atribuindo caráter classificatório à avaliação e reduzindo seu potencial como instrumento de reflexão.
esse tipo de avaliação, com foco no Enem, amplia as oportunidades de aprendizagem, visto que oferece aos estudantes uma formação voltada à resolução de problemas e ao pensamento crítico, contemplando conteúdos importantes do currículo, dada a relação direta entre currículo e Enem.
ao fortalecer a articulação entre teoria e prática, uma vez que o uso de simulados permite aos estudantes aplicarem os conhecimentos em situações concretas de seu cotidiano, garante, desse modo, equidade no ensino, pois assegura que todos os estudantes estejam preparados para os mesmos temas.
esse tipo de avaliação apresenta coerência com os contextos escolares, em especial nos Anos Finais, visto que, devido ao enfoque em aspectos conceituais dos conteúdos ensinados, é também uma forma de preparação do estudante para o acesso ao Ensino Superior, dado ser esse o objetivo do Ensino Médio.
No plano de monitoramento do Açude Epitácio Pessoa, o Laboratório de Análise de Águas precisa determinar metais pesados, agrotóxicos e cianotoxinas na água.
Considerando os princípios analíticos usuais para cada classe de analitos, assinale a alternativa CORRETA sobre a combinação método–analito mais coerente para um fluxo laboratorial de referência.
tais pesados → Cromatografia Gasosa com Detector de Ionização em Chama (FID); agrotóxicos → turbidimetria; cianotoxinas → potenciometria direta.
Metais pesados → Espectrometria de Emissão Óptica com Plasma Indutivamente Acoplado (ICP-OES) / Espectrometria de Massas com Plasma Indutivamente Acoplado (ICP-MS) ou Espectrometria de Absorção Atômica (AAS); agrotóxicos → Cromatografia Gasosa ou Líquida acoplada à Espectrometria de Massas em Tandem (GC-MS/MS ou LC-MS/MS) após pré-concentração; cianotoxinas → triagem por Ensaio Imunoenzimático (ELISA) e/ou determinação por LC-MS/MS.
Metais pesados → Espectrofotometria UV-Vis direta sem preparo; agrotóxicos → condutividade elétrica; cianotoxinas → contagem microscópica de cianobactérias.
Metais pesados, agrotóxicos e cianotoxinas → o mesmo método universal por espectrofotometria UV-Vis após simples filtração (0,45 µm), dispensando pré-tratamento.
Metais pesados → titulação ácido-base; agrotóxicos → gravimetria; cianotoxinas → colorimetria genérica com azul de bromotimol.
A interpretação de espectros de RMN de 1H e 13C, junto com experimentos 2D, como COSY e HMBC, é insuficiente para determinar completamente a estrutura de produtos naturais complexos. É sempre necessária a utilização de cristalografia de raios X para a confirmação da estrutura tridimensional.
Certo
Errado
Um método deve ser validado no mesmo laboratório em que for realizado, não sendo possível utilizar métodos analíticos validados em laboratórios externos.
Certo
Errado
O que a espectroscopia UV/Vis mede em uma amostra?
A radioatividade da amostra.
A condutividade elétrica da amostra.
A absorção de luz em determinados comprimentos de onda.
A emissão de luz pela amostra.
A refração da luz na amostra.
Os ensaios não destrutivos são técnicas utilizadas para avaliar a qualidade, a integridade e as características de componentes sem lhes causar danos permanentes ou destruição.
Certo
Errado
A difração de pó de raios X (XRPD) é uma técnica adequada para determinar o grau de cristalinidade de uma substância medicamentosa e a composição de uma mistura heterogênea, para estudar fenômenos de polimorfismo e solvatomorfismo e reações induzidas termicamente e, também, para realizar estudos de estabilidade
Certo
Errado
Um artigo científico que tratava de compostos com atividades flavorizantes mostrava diversos espectros de ressonância magnética nuclear de hidrogênio para a comprovação da estrutura química da série de ésteres estudados pelo autor. O revisor do artigo solicitou que, em lugar da figura dos espectros, fosse apresentada apenas a descrição textual contendo o assinalamento dos picos, a multiplicidade e as demais informações pertinentes a cada composto. Um dos espectros apresentados no artigo pode ser transcrito como:

O espectro de RMN de 1H descrito corresponde ao composto:
acetato de etila.
acetato de isopropila.
acetato de isobutila.
propanoato de metila.
propanoato de etila.
O monitoramento constante da concentração de nitratos, (NO3-), na água, é fundamental para garantir a qualidade de acordo com as normas ambientais. Qual dos equipamentos seria o mais adequado para realizar a quantificação precisa dessas espécies?
Espectrômetro de absorção atômica, absorve a radiação de átomos livres no estado gasoso.
PHmetro, realiza medidas eletroquímicas do potencial hidrogeniônico de soluções.
Cromatógrafo de íons, separação de íons utilizando a detecção por condutometria.
Espectrofotômetro de UV-vis; medição de absorção de luz no comprimento de onda na região do ultravioleta e visível.
Em laboratórios de química, o espectrofotômetro UV-Visível é um dos equipamentos mais utilizados. A imagem a seguir apresenta parte do espectro de absorção eletrônica de determinada substância, com absorbância de 0,6 em 650 nanômetros (nm). A análise foi realizada em cubeta de 1 cm de caminho óptico:

Considerando o espectro coletado e um coeficiente de absortividade molar de 40.000 L/(mol.cm) para o analito, a concentração da substância em μmol/L (micromol/L) determinada pela Lei de Lambert-Beer será de, aproximadamente:
3.
9.
15.
22.
Sobre a espectroscopia de raios-X, assinale a alternativa INCORRETA.
Os raios-X podem ser obtidos pelo bombardeamento de um alvo metálico com um feixe de elétrons de alta energia.
Os raios-X podem ser obtidos pela exposição de uma substância a um feixe primário de raios-X de forma a gerar um feixe secundário de fluorescência de raios-X.
Um espectro de linhas pode estar superposto a um espectro contínuo.
As fontes de raios-X frequentemente produzem um espectro contínuo que é resultado da colisão entre os elétrons do feixe e o material do alvo.
O espectro contínuo de uma fonte de raios-X é caracterizado por um limite de comprimento de onda curto (λ0) que depende da voltagem de aceleração e do material do alvo.
Sobre a Espectrometria de Massa, avalie as afirmativas a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__) Na espectrometria de massa, ocorre a ionização química, processo de ionização envolve a transferência de um elétron de valência de uma molécula neutra, resultando na formação de um íon molecular.
(__) A técnica de ionização por fotoionização na espectrometria de massa utiliza radiação ultravioleta para remover um elétron de valência de uma molécula neutra. Este método é comum em espectrômetros de massa de fontes de ionização por fotoionização.
(__) O sistema de introdução de amostra em espectrometria de massa desempenha um papel crítico na seletividade da técnica. A escolha adequada do sistema de introdução pode influenciar a capacidade de discriminação entre diferentes compostos.
(__) Analisadores de massa do tipo armadilha iônica (ion trap) em espectrometria de massa são dispositivos que armazenam íons temporariamente antes de liberá-los para a detecção. Esses analisadores são conhecidos por sua alta eficiência de varredura e precisão na seleção de íons.
(__) Na aquisição de dados em espectrometria de massa, o espectro de massa é gerado a partir da detecção de íons, não de elétrons. Os íons gerados durante a ionização são selecionados e seu espectro de massa é registrado para análise.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
F − V − V − F − F.
V − V − F − V − V.
V − F − F − F − V.
F − F − V − F − V.
F − F − V − V − F.
Qual das moléculas a seguir pode ser detectada por espectroscopia no infravermelho?
H2
N2
Br2
Cl2
CO2
Ao realizar uma análise por ICP-MS (espectrometria de massas com plasma indutivamente acoplado), a pessoa responsável pela análise observou uma diminuição na sensibilidade do instrumento. Assinale a alternativa correta que explica a diminuição dessa sensibilidade.
Acúmulo de íons de gás nobre no espectrômetro de massa interfere na detecção dos íons metálicos
Alteração na temperatura ambiente do laboratório influenciou a estabilidade do plasma
A variação na concentração dos padrões utilizados para a calibração afeta a resposta do detector
A contaminação do nebulizador por compostos orgânicos compromete a eficiência do detector
O envelhecimento dos eletrodos no interior de fonte de plasma reduz a eficiência de geração de íons