Questões de Concurso sobre Radioatividade: Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Desintegração Radioativa e Radioisótopos

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
154 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Na relação entre Kerma (K) e Dose Absorvida (D) algumas condições têm que ser estabelecidas para que o kerma de colisão, Kc, seja igual à dose absorvida, D. Uma dessas condições vem a ser:


A

o meio tem que ser heterogêneo


B

existirem campos elétricos e magnéticos não homogêneos


C

o campo de radiação tem que ser uniforme e indiretamente ionizante


D

não existir um campo uniforme de radiação indiretamente ionizante

O urânio é empregado como fonte de energia em reatores nucleares. Para tanto, o seu mineral deve ser refinado, convertido a hexafluoreto de urânio e posteriormente enriquecido, para aumentar de 0,7% a 3% a abundância de um isótopo específico — o urânio-235. Uma das formas de enriquecimento utiliza a pequena diferença de massa entre os hexafluoretos de urânio-235 e de urânio-238 para separá-los por efusão, precedida pela vaporização. Esses vapores devem efundir repetidamente milhares de vezes através de barreiras porosas formadas por telas com grande número de pequenos orifícios. No entanto, devido à complexidade e à grande quantidade de energia envolvida, cientistas e engenheiros continuam a pesquisar procedimentos alternativos de enriquecimento.


ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2006 (adaptado).


Considerando a diferença de massa mencionada entre os dois isótopos, que tipo de procedimento alternativo ao da efusão pode ser empregado para tal finalidade?


A

Peneiração.


B

Centrifugação.


C

Extração por solvente.


D

Destilação fracionada.


E

Separação magnética.

Para fazer um diagnóstico médico por imagem de um paciente, o Físico Médico precisa calcular a meia vida física do radiotraçador Na24 usado para mapear o coração e lesões vasculares.


Em um determinado paciente, o Físico tem conhecimento que 88% da atividade do radiotraçador de Na24 já decaíram, sendo sua constante de decaimento radioativo é = 0,046 h-1. A meia vida da fonte de Na24 radioativo para o diagnóstico será de:


A

15, 7 horas


B

15,2 horas


C

16,7 horas


D

17,2 horas

Um determinado radioisótopo possui constante de decaimento radioativo igual a k = 0,20 dia-1 .


Considerando-se uma massa inicial de 3,0 g desse radioisótopo, o seu tempo de meia vida e a massa restante após um período de 5 dias são, respectivamente,


Dado:


ln2 = 0,692

e-1 = 0,368


A

1,5 dias e 0,30 g


B

2,5 dias e 0,70 g


C

3,5 dias e 1,1 g


D

4,5 dias e 1,3 g


E

5,5 dias e 1,6 g

A química nuclear é fundamental para o desenvolvimento da energia nuclear. A química proporciona as técnicas de preparação e recirculação dos combustíveis nucleares e de remoção de resíduos radioativos perigosos. A química nuclear é utilizada na medicina para o tratamento de câncer e para a produção de imagens dos órgãos internos de corpos vivos. Ela é usada na química para a investigação dos mecanismos das reações e na arqueologia para a datação de objetos antigos. A química nuclear é também usada nas estratégias militares de alguns países. Além disso, esse material traz subsídios para o complexo debate político, ambiental e econômico sobre o uso da energia nuclear. Sobre a química nuclear, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Os núcleos que têm números ímpares de prótons e de nêutrons são os mais estáveis.

( ) O nuclídeo produzido pelo decaimento α do polônio-211 é 82Pb207.

( ) A fusão de núcleos pesados e a fissão de núcleos leves são processos exotérmicos.

( ) A perda de massa de um nuclídeo torna possível calcular sua energia de coesão nuclear.


A sequência está correta em


A

F, F, V, V.


B

V, F, F, V.


C

V, V, F, F.


D

F, V, F, V.

Um acordo nuclear assinado em 2015 entre os países da China, Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia, Alemanha e Irã foi violado em 2021 pelo último país, que começou a produzir urânio metálico com a justificativa de que seria usado como combustível para um de seus reatores.


Um dos processos que pode ser usado para obter urânio metálico, seria através de uma reação envolvendo a redução do tetrafluoreto de urânio pelo cálcio metálico produzindo o metal em questão e fluoreto de cálcio. A quantidade de calor, em kcal, envolvida na produção de 1 kg de urânio dever ser aproximadamente igual a:


(Dados: Entalpias de formação do UF4 (g) e do CaF2 (s) são respectivamente iguais a - 453,5 Kcal/mol e - 292 kcal/mol; U= 238 g/mol, Ca= 40 g/mol, F= 19 g/mol)


A

150


B

350


C

550


D

750

No ano de 2016 um novo sítio arqueológico foi descoberto no Brasil, na zona rural de São Manuel (SP), e pode representar um importante dado sobre a chegada dos humanos à América. Para estimar a idade dos objetos encontrados, amostras de carvão que estavam junto ao material foram enviadas para análise em laboratório nos EUA, que procedeu a datação por radiocarbono. Esse radioisótopo possui tempo de meia-vida de 5730 anos e, em uma fonte de material recente, apresenta 18,2x103 desintegrações em um período de 20 horas.


Considerando que a análise do material brasileiro enviado tenha apresentado 5,2x103 desintegrações para o mesmo período de tempo, é possível estimar que a idade da amostra analisada, em anos, é, aproximadamente, igual a


(Dado: log 3,5 = 0,54; log 2 = 0,30)


A

3500.


B

5200.


C

6400.


D

8700.


E

10.300.

Com a captura de elétrons das camadas K ou L, uma vaga no nível de energia eletrônica é deixada, elétrons externos do átomo caem em cascata para preencher os níveis atômicos dessas camadas e, geralmente, são emitidos um ou mais raios X característicos. Às vezes, os raios X podem interagir com outro elétron orbital, que pode ser ejetado do átomo. Este fenômeno é chamado de:


A

captura eletrônica


B

processo de excitação atômica


C

emissão de fotoelétrons


D

elétron auger

Uma mulher de massa m = 57,6 kg contaminou-se com uma amostra de Césio -137, 137Cs. Esse elemento decai por emissão de uma partícula - e a energia média liberada em cada desintegração é de 0,6 MeV. Com base em uma atividade de amostra igual a 3,0 x 1011 desintegrações/h, a taxa de dose absorvida pela mulher, em mGy/h, considerando-se que todo o seu corpo estava exposto à radiação, é:


A

5,0


B

3,5


C

0,5


D

1,5

Um fóton de radiação apresenta comprimento de onda de 8,0 x 10-7 m. A energia, em joules, desse fóton é aproximadamente igual a


Dado:


velocidade da luz no vácuo = 3,0 x 108 m s-1

constante de Planck = 6,6 x 10-34 J s


A

1,6 x 10-31


B

2,5 x 10-19


C

3,6 x 1035


D

4,0 x 1018


E

6,3 x 1030

“Energia nuclear ou atômica é a energia produzida nas usinas termonucleares, que utilizam o urânio e outros elementos, como combustível. O princípio de funcionamento de uma usina nuclear é a utilização do calor para gerar eletricidade”. (Fonte: Carolina Batista, em “Toda Matéria”). O calor é proveniente da energia liberada pela:


A

Fusão de átomos de urânio.


B

Fusão de átomos de hidrogênio.


C

Fissão de átomos de urânio.


D

Fissão de átomos de hidrogênio.

O radionuclídeo Cs decai através da emissão de radiação Beta (β-), transformando-se em Ba.


Qual é a energia de desintegração para esse decaimento, em unidades de MeV, considerando-se as massas de 134,905977u e 134,905688u para Cs e Ba, respectivamente?


Dado


u.c2 = 931,5 MeV


A

27


B

2,9


C

0,27


D

0,027


E

0,00029

Numa usina nuclear, de maneira simplificada, a fissão nuclear controlada do material radioativo produz calor que é usado para produzir vapor d’água que, por sua vez, aciona uma turbina que gera o movimento para produzir energia elétrica.


Considerando-se a usina como um sistema termodinâmico, nele ocorre um processo


A

exotérmico, realizando trabalho para a vizinhança.


B

exotérmico, absorvendo trabalho da vizinhança.


C

endotérmico, realizando trabalho para a vizinhança.


D

endotérmico, absorvendo trabalho da vizinhança.


E

sem variação de energia, mas que realiza trabalho para a vizinhança.

Em relação aos fenômenos relacionados à radioatividade, assinale a afirmativa incorreta.


A

Em uma decaimento gama (𝛾), um núcleo em estado excitado decai para um estado de menor energia pela emissão de um fóton.


B

As trajetórias dos raios gama emitidos por fontes radioativas não são afetadas pela presença de um campo magnético externo.


C

A atividade de uma fonte é definida como o número de desintegrações de núcleos radioativos de uma amostra por unidade de tempo.


D

Quando um núcleo radioativo emite uma partícula alfa (𝛼), é produzido através desse processo um novo elemento químico.


E

Em uma emissão beta (β), o número atômico do núcleo que emitiu a partícula não é alterado.

Um moderador de radioatividade é usado para o controle do processo de fissão nuclear, que gera o calor usado para se obter energia elétrica.


O moderador funciona


A

ligando-se ao átomo radioativo e inativando-o.


B

absorvendo elétrons emitidos pelos átomos radioativos.


C

promovendo fusão de núcleos radioativos.


D

emitindo fótons que são absorvidos, desativando os nuclídeos instáveis.


E

absorvendo nêutrons antes que estes colidam com nuclídeos instáveis.

Numa aula de Química, o professor Antônio, discorrendo sobre fissão nuclear, usou como exemplo o reator do tipo PWR (Reator a Água Pressurizada) da usina de Angra dos Reis. Explicou que a fissão nuclear é o fenômeno no qual a ruptura de núcleos pesados em outros mais leves produz a liberação de grande quantidade de energia.


Considere-se a equação nuclear que pode representar esse fenômeno


+


Dessa forma, os números de massa e atômicos dos elementos Y e T estão, respectivamente, indicados em:


A

236Y92 e 92T36


B

235Y92 e 92T36


C

236 Y92 e 90T36


D

236 Y 90 e 90T36

   
Gerar simulado