

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.

Admita que 13kg de GLP (gás liquefeito de petróleo) são engarrafados em um botijão de aço em uma distribuidora e os botijões são armazenados em um galpão a 20°C. No transporte dos botijões da empresa até a casa dos consumidores, num dia de verão no Rio de Janeiro usando caminhões abertos, o gás contido nos botijões estará sujeito a processos:
Adiabáticos, sem troca de energia com o exterior.
Isotérmicos, com aumento da pressão e diminuição do volume.
Isocóricos ou Isométricos, com aumento da pressão e da temperatura com volume constante.
Isobáricos, com aumento do volume e aumento da temperatura.
Isotérmicos, com aumento do volume e diminuição da pressão.
Admita que a pressão absoluta num tanque que contém uma mistura ternária de gases ideais A, B e C é igual a Pabs = 29,4 psia e que as frações molares dos gases A e B são yA = 0,42 e yB = 0,25, respectivamente. De acordo com a Lei de Dalton, as pressões parciais dos três gases na mistura são:
PA = 13,00 psia; PB = 12,00 psia; PC = 6,00 psia
PA = 9,70 psia; PB = 7,35 psia; PC = 12,35 psia
PA = 12,35 psia; PB = 9,70 psia; PC = 7,35 psia
PA = 12,35 psia; PB = 7,35 psia; PC = 9,70 psia
PA = 25,00 psia; PB = 3,40 psia; PC = 2,00 psia
A chama provocada na combustão da palhinha de aço propiciou a volatização do ferro, o que é explicado pelo modelo cinético.
Analise as afirmativas abaixo:
I. Material particulado é o termo utilizado para designar uma mistura física e química de diversas substâncias presentes em suspensão no ar como sólidos ou sob a forma líquida (gotículas, aerossol).
II. Dentre os inúmeros poluentes normalmente encontrados no interior das edificações, os particulados representam a forma mais visível de poluição e para sua detecção, não exigem instrumentação com grande nível tecnológico.
III. A matéria particulada total é designada pelo termo matéria partida em decomposição, sendo que a matéria particulada é somente aquela inalável pelos pulmões.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
I
I e II
I e III
II e III
I, II e III
Considerando que o disparo é um processo muito rápido, podendo ser considerado adiabático até os instantes iniciais após o lançamento do projétil, é correto afirmar que toda energia liberada pelas reações que ocorrem no interior do cartucho é completamente empregada para a expansão do volume ocupado pelos gases produzidos e que esses gases, enquanto o processo for adiabático, estarão em uma temperatura maior que a das suas vizinhanças.
A pressão total do ar, no interior de um pneu, era 2,30 atm, quando a temperatura do pneu era de 27ºC. Depois de ter rodado um certo tempo com este pneu, mediu-se novamente sua pressão e verificou-se que esta era agora de 2,53 atm. Supondo variação de volume do pneu desprezível, a nova temperatura será:
57,0ºC
29,7ºC
33,0ºC
330ºC
O estudo cinético, em fase gasosa, da reação representada por: NO2 + CO ? CO2 + NO Mostrou que a velocidade de reação não depende da concentração de CO, mas depende da concentração de NO2 elevada ao quadrado. Esse resultado permite afirmar que:
o CO atua como catalisador.
o CO é desnecessário para a conversão de NO2 e NO.
o NO2 atua como catalisador.
a reação deve ocorrer em mais de uma etapa.