Imagem de fundo

De acordo com o código de águas minerais, a água que...

De acordo com o código de águas minerais, a água que apresentar o seguinte equilíbrio MgSO4 ⇌ Mg2+ + SO42- será classificada como sulfatada, se contiver pelo menos 100g de sulfato por litro. A constante de equilíbrio para esse sistema, em geral, é escrita em função da concentração. Contudo, essa relação é válida para soluções diluídas. Para obter resultados precisos, é necessário escrever a constante de equilíbrio, ou qualquer outra propriedade termodinâmica de interesse, em função da atividade.


Considerando o equilíbrio apresentado, assinale a opção correta com relação à atividade.


A

A atividade do Mg2+ é inversamente proporcional à sua concentração efetiva.


B

Considerando as concentrações [Mg2+] = [SO42-] = 0,01mol/kg, a força iônica do sulfato de magnésio dissolvido é igual a 0,04mol/kg.


C

Enquanto o modelo teórico para determinação do coeficiente de atividade para moléculas não ionizáveis prevê um valor igual a zero para esse coeficiente, para moléculas ionizáveis não existe qualquer modelo teórico que permita fazer alguma previsão a respeito do valor desse coeficiente.


D

Mesmo que outros sais estivessem dissolvidos na mesma solução que o MgSO4, o coeficiente de atividade do SO42- continuaria a depender somente da sua concentração e da sua carga.


E

Quanto maior a concentração do eletrólito, maior é o coeficiente de atividade.