Questões de Concurso sobre Substâncias Inorgânicas: dissociação iônica e ionização, conceitos de ácido-base

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
251 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Analise as reações abaixo envolvendo a amônia:


Imagem associada para resolução da questão


Sobre as reações descritas, assinale a opção correta.


A

Na reação I a amônia é ácido, de acordo com o conceito de Bronted-Lowry.


B

Na reação III, a amônia é ácido de Bronsted-Lowry.


C

Na reação I a amônia é ácido de Lewis.


D

A amônia é base de lewis apenas na reação III.


E

A única reação em que a amônia atua exclusivamente como base de Lewis é a de número II.

Considere a reação:


NH₃(aq) + H₂O(L) ⇌ NH₄+(aq) + OH(aq)


Assinale a alternativa correta.


A

OH é um ácido conjugado


B

H₂O atua como base de Brønsted


C

NH₃ atua como base de Brønsted


D

NH₃ atua como ácido de Arrhenius


E

NH₄+ é uma base conjugada

Sobre ácidos e bases, assinale a alternativa correta.


A

A água pode atuar tanto como ácido quanto como base de Bronsted, sendo considerada, por isso, anfiprótica.


B

A amônia é uma base de Lewis, pois é capaz de doar um par de elétron, mas não é base de Arrhenius nem de Bronsted.


C

O tricloreto de alumínio é considerado uma base de Lewis, pois sua ionização produz íons hidróxido em solução aquosa.


D

O íon cloreto atua como uma base de Bronsted forte, capturando o próton da água e gerando HCl não ionizado em solução.

Qual das reações de soluções aquosas resultará em um composto pouco solúvel, ou na formação de um precipitado?


A


B


C


D

O ácido carbônico (H₂CO₃), cujas constantes de dissociação são Ka1 = 4,3 x 10⁻⁷ e Ka₂ = 5,6 x 10⁻¹¹, existe somente por uma fração de segundo quando CO₂ gasoso se dissolve em água, antes de se transformar numa mistura de prótons e bicarbonato. Apesar disso, o pH de uma solução aquosa de H₂CO₃ a 0,100 M pode ser estimado, cujo valor é de, aproximadamente,


A

1.


B

3,7.


C

5,1.


D

7.


E

10.

Deseja-se avaliar o pH dos líquidos I, II e III abaixo a partir de dois indicadores orgânicos A e B a seguir.

I vinagre

II água destilada

III solução diluída de bicarbonato de sódio


A fenolftaleína: incolor em pH < 8,2 e rosa em pH > 10,0

B azul de bromotimol: amarelo em pH < 6,0 e azul em pH > 7,0


Considerando as propriedades químicas das soluções, a faixa de viragem dos indicadores e a necessidade de distinguir qualitativamente soluções ácidas, neutras e alcalinas, assinale a opção que apresenta uma ação que permite diferenciar as três soluções com segurança.


A

utilizar ambos os indicadores simultaneamente; a fenolftaleína diferencia o vinagre e a água, e o azul de bromotimol diferencia apenas a solução alcalina


B

iniciar com azul de bromotimol, para distinguir meios ácido, neutro e alcalino, e confirmar a solução alcalina com fenolftaleína, que ficará rosa somente na solução III


C

iniciar com fenolftaleína, para identificar as três soluções de forma inequívoca, e utilizar azul de bromotimol para confirmação


D

utilizar apenas a fenolftaleína, pois sua faixa de viragem permite identificar soluções ácidas, neutras e alcalinas


E

utilizar apenas o azul de bromotimol, pois ele distingue vinagre, água destilada e bicarbonato pelas cores azul, verde e amarelo, respectivamente

Um ácido de Arrhenius que não contém oxigênio em sua composição é classificado como hidrácido. A nomenclatura desses compostos é padronizada, com seus nomes terminando no sufixo “-ídrico”.


C

Certo


E

Errado

Uma base, de acordo com a teoria de Arrhenius, é toda substância que, em solução aquosa, sofre dissociação iônica, liberando o ânion hidróxido (OH⁻).


C

Certo


E

Errado

Um técnico em química de determinado Instituto Federal recebeu seis frascos contendo substâncias puras desconhecidas, identificadas apenas como A, B, C, D, E e F, e algumas de suas aplicações. Para caracterizá-las, ele realizou testes de solubilidade, pH e/ou comportamento frente a indicador ácido-base, condutividade elétrica, volatilidade, ponto de fusão/ebulição e determinou o tipo de ligação predominante (iônica ou covalente).

Os resultados obtidos foram:

Substância A: sólido branco, natureza iônica, altamente solúvel em água, solução com pH ≈ 7, alta condutividade elétrica em solução aquosa, alto ponto de fusão, não volátil, usada como realçador de sabor e conservante alimentício.

Substância B: sólido branco, natureza iônica, praticamente insolúvel em água, não altera o pH da água, não conduz eletricidade quando em suspensão aquosa, alto ponto de fusão, utilizada com contraste em exames radiológicos.

Substância C: líquido incolor, natureza covalente molecular, altamente volátil, baixo ponto de ebulição, praticamente insolúvel em água, não conduz eletricidade, não altera indicadores ácido-base, empregada como solvente de reações orgânicas.

Substância D: solução aquosa de composto covalente que se ioniza completamente em água, pH < 7, alta condutividade elétrica, altera papel tornassol azul para vermelho, libera vapores irritantes, utilizada como ingrediente ativo em soluções desincrustantes.

Substância E: sólido branco, natureza predominantemente iônica, pouco solúvel em água, quando em suspensão, apresenta pH > 7, baixa condutividade elétrica, forma precipitado branco gelatinoso, comumente utilizada como antiácido.

Substância F: sólido branco cristalino, natureza covalente molecular, solúvel em água, solução com pH ≈ 7, não conduz eletricidade, não volátil, utilizada como ingrediente de confeitarias.


Com base nas propriedades e aplicações descritas, assinale a alternativa que apresenta correta e respectivamente a identificação das substâncias A, B, C, D, E e F.


A

A – cloreto de sódio; B – sulfato de bário; C – clorofórmio; D – ácido clorídrico; E – hidróxido de alumínio; F – glicose.


B

A – glicose; B – sulfato de bário; C – clorofórmio; D – ácido clorídrico; E – hidróxido de alumínio; F – cloreto de sódio.


C

A – cloreto de sódio; B – hidróxido de alumínio; C – clorofórmio; D – glicose; E – ácido clorídrico; F – sulfato de bário.


D

A – sulfato de bário; B – cloreto de sódio; C – ácido clorídrico; D – clorofórmio; E – glicose; F – hidróxido de alumínio.


E

A – clorofórmio; B – sulfato de bário; C – cloreto de sódio; D – ácido clorídrico; E – glicose; F – hidróxido de alumínio.

Um técnico analítico recebeu uma amostra aquosa rotulada apenas como “contendo um metal M”. Para identificar, qualitativamente, o metal, ele dividiu a amostra em alíquotas idênticas, realizando os testes descritos abaixo sempre à temperatura ambiente (≈25 °C) e em meio aquoso.


Procedimento experimental controlado:


  1. em uma alíquota, adicionou NaOH(aq) gota a gota (agitação contínua) até observar a formação de precipitado. O precipitado que se formou foi branco e de aspecto gelatinoso. Ao acrescentar NaOH(aq) em excesso (adicionando várias gotas além do ponto de precipitação, pH fortemente básico), o precipitado dissolveu-se completamente, retornando a solução para incolor e clara.
  2. em outra alíquota da mesma amostra, adicionou NH3(aq) gota a gota até observar o precipitado, formando o mesmo precipitado branco. Ao adicionar NH3(aq) em excesso (meio amoniacal suficiente para saturação complexante), o precipitado permaneceu praticamente insolúvel (não houve dissolução apreciável nem coloração característica de complexos amínicos).


Com base nas observações, na formação de precipitado branco e gelatinoso, na dissolução desse precipitado em excesso de NaOH e na insolubilidade em excesso de 𝑁𝐻3, assinale a alternativa correta.


A

O íon presente é Zn2+ e o precipitado seria Zn(OH)2(s), que não dissolveria em excesso de NaOH.


B

O íon presente é Pb2+ e o precipitado seria Pb(OH)2(s), que não é anfótero e, portanto, não se dissolve em excesso de base.


C

O íon presente é Fe3+ e o precipitado seria Fe(OH)3(s), que se dissolve facilmente em excesso de NH3, formando complexo solúvel.


D

O íon presente é Cu2+ e o precipitado seria Cu(OH)2(s), que é insolúvel em excesso de NaOH e também permanece insolúvel em excesso de NH3.


E

O íon presente é 𝐴𝑙3+ e o precipitado é Al(OH)3(s), anfótero: dissolve-se em excesso de base, formando o íon aluminato hidroxilado [Al(OH)4], mas não forma complexos amínicos solúveis com NH3(aq) nas condições descritas.

O sangue é considerado uma solução tampão no organismo humano. Uma pequena variação no seu pH pode causar alcalose ou acidose sanguínea, que pode até levar o paciente a óbito. Sabendo-se que a concentração de íons hidrônio no sangue humano é de 4,0 × 10−8 mol/L e considerando-se que log 4 = 0,6, é correto afirmar que o pH sanguíneo é


A

7,0.


B

7,4.


C

8,0.


D

8,6.


E

8,8.

O ácido nítrico é amplamente utilizado na dissolução de materiais inorgânicos para fins analíticos, especialmente metais. Contudo, alguns metais nobres, como ouro e platina, não reagem com o ácido nítrico isoladamente.


Nesses casos, a combinação de ácidos que deve ser realizada para possibilitar a dissolução desses metais é


A

uma mistura de ácido sulfúrico e ácido nítrico na proporção de 1:1, respectivamente.


B

uma mistura de ácido fluorídrico e ácido nítrico na proporção de 2:1, respectivamente.


C

uma mistura de ácido clorídrico e ácido nítrico na proporção de 3:1, respectivamente.


D

uma mistura de ácido cianídrico e ácido nítrico na proporção de 1:3, respectivamente.


E

uma mistura de ácido nitroso e ácido nítrico na proporção de 1:2, respectivamente.

Em uma estação de tratamento de água potável, o responsável técnico adiciona cloro gasoso (Cl₂) a uma solução aquosa de hidróxido de sódio diluído (NaOH 0,5-1,0 mol/L), mantida à baixa temperatura (≈5-15 °C) para gerar um agente desinfetante (hipoclorito) no próprio tanque. Durante a operação, observa-se que o cloro é consumido sem formação de gases adicionais e que a solução final contém cloro em duas formas diferentes: uma no estado de oxidação -1 e outra no estado de oxidação +1 (ambas solúveis em água).


Com base nas funções inorgânicas envolvidas e no tipo de reação que ocorre entre Cl2(g) e NaOH(aq) sob as condições descritas, assinale a alternativa correta.


A

Cl₂ + 2NaOH → NaCl + NaClO + H₂O; trata-se de uma reação de desproporcionamento (autoredox) do cloro em meio aquoso: parte do cloro é reduzida a Cl⁻ e parte é oxidada a ClO⁻.


B

Cl₂ + 2NaOH → NaClO + NaClO₂ + H₂O; trata-se de reação redox que forma simultaneamente hipoclorito (ClO⁻) e clorito (ClO2-) em proporções equivalentes.


C

Cl₂ + NaOH → NaClO₃ + H₂O; trata-se de oxidação completa do cloro a clorato (ClO3-) em uma única etapa, sem formação de Cl-.


D

Cl₂ + 2NaOH → 2NaClO + H₂; trata-se de reação redutora do hidróxido, formando hidreto de sódio solúvel e liberando hidrogênio gasoso.


E

Cl₂ + 2NaOH → 2NaCl + H₂O; trata-se de uma simples reação de neutralização, em que todo o cloro é convertido para cloreto (Cl⁻).

Uma solução aquosa apresenta concentração de íons hidróxido igual a [0H-] = 1,0 x 10-4 mol/L, a 25ºC.

Considerando Kw = 1,0 x 10-14, o valor do pH dessa solução é:


A

4


B

6


C

10


D

14

Em um laboratório, uma solução aquosa apresentou pH igual a 12 a 25 ºC. Considerando o conceito de bases segundo Arrhenius e a relação entre pH e pOH, essa solução:


(Dado: pH + pOH = 14)


A

é neutra, pois o valor de pH está próximo da neutralidade


B

possui alta concentração de íons H* e comportamento ácido


C

apresenta concentração de íons OH- igual a 1,0 x 10-12 mol-L-1


D

apresenta concentração de íons OH” igual a 1,0 x 10-12 mol-L-1

O ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) é um ligante hexadentado que forma complexos muito estáveis com a maioria dos íons metálicos, em uma estequiometria 1:1, independentemente da carga do íon.


C

Certo


E

Errado

Em solução aquosa, a ureia apresenta caráter básico, uma vez que a deslocalização eletrônica por ressonância aumenta a disponibilidade dos pares de elétrons nos átomos de nitrogênio para protonação.


C

Certo


E

Errado

Em processos industriais e laboratoriais, compreender ligações químicas e conceitos de ácidos e bases é essencial para prever propriedades, reatividade e estabilidade de espécies inorgânicas e de coordenação. Considerando esses fundamentos, analise as afirmativas a seguir.


I.Compostos predominantemente iônicos, em geral, apresentam altos pontos de fusão devido à forte atração eletrostática na rede cristalina.

II.Uma base de Lewis é, necessariamente, um doador de prótons, pois sua basicidade depende da presença de hidrogênio ionizável.

III.O aumento do caráter s de um orbital híbrido tende a aumentar a eletronegatividade do átomo nesse orbital, influenciando polaridade e acidez de ligações.

IV.Em um complexo de coordenação, o ligante atua como doador de par de elétrons ao metal central, formando ligação coordenada.


Está CORRETO o que se afirma em:


A

Apenas II e III.


B

I, II, III e IV.


C

Apenas I e II.


D

Apenas I, III e IV.


E

Apenas I, II e IV.

As substâncias iônicas originam‑se da atração eletrostática entre íons de cargas opostas, formando redes cristalinas caracterizadas por elevados pontos de fusão e ebulição.


C

Certo


E

Errado

A metilamina (H3C─NH2) é uma substância solúvel em água e que se encontra no estado gasoso nas condições normais de temperatura e pressão (CNTP). Ela é a responsável pelo odor desagradável de alguns peixes. Quando essa substância está em solução aquosa, estabelece-se o equilíbrio iônico abaixo.


H3C─NH2(g) + H2O(l) ⇌ H3C─NH3 +(aq) + OH(aq)


Com base nas informações do texto, é correto afirmar que o odor desagradável fica mais intenso quando se adiciona a essa solução


A

uma substância que reaja com a metilamina.


B

algumas gotas de limão.


C

uma base forte.


D

mais água.


E

um ácido forte.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado