Imagem de fundo

O texto acima foi recebido por e-mail, juntamente com um...

Texto-base para as questões 07 a 09:


PC <[email protected]>

Qui, 28/04/2022 07:55


POLÍCIA CIVIL

DELEGACIA DE DEFESA INSTITUICIONAL


MANDADO DE INTIMAÇÃO N.º 2890551247754

1688059-22.0410-/DRLVD/PCID


Em cumprimento á determinação de FERNANDO TEIXEIRA VASCONCELOS, Delegado de Polícia Civil, no uso da atribuição que lhe é conferida por o art. 6º do Codigo de Processo Penal, DETERMINA ao Policial Civil a quem este couber, que INTIME.


IMPRIMIR DADOS e local de apresentação.


Para que compareça a Unidade de Polícia Cívil e na data abaixo relacionada, a fim de prestar esclarecimentos no interesse do caso supra indicado, devendo apresentar documento de identificação com foto juntamente com essa intimação impressa e assinada.


DIA 15/05/2022, 15:10 HORAS


Recebi em: 28/04/2022

Assinatura:_____________________________________


O texto acima foi recebido por e-mail, juntamente com um link de acesso (em “IMPRIMIR DADOS”), e apresenta características de e-mail malicioso. Além de outros aspectos, a linguagem empregada – com frases mal elaboradas e com recorrentes desvios de norma – acaba servindo de alerta sobre a possibilidade de fraude.


Em relação aos desvios, é INCORRETO afirmar que


A

falta um acento grave, indicativo de crase, em “Para que compareça a Unidade de Polícia Cívil”.


B

foi usado acento inadequado em “Em cumprimento á determinação”.


C

são inadequadas as vírgulas usadas para isolar a expressão “Delegado de Polícia Civil”.


D

foi usado de forma inadequada a conjunção “e” em “e na data abaixo relacionada”.


E

a preposição e o artigo em “por o” deveriam estar contraídos: ‘pelo’.