Questões de Concursos Secretaria de Estado de Educação - SP (SEDUC/SP)

Ver página SEDUC/SP Navegar questão a questão

Questão 1040959

Secretaria de Estado de Educação - SP (SEDUC/SP) 2019

Cargo: Oficial Administrativo / Questão 1

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Médio

Assinale a alternativa em que, na reescrita do texto do último quadrinho, o emprego das vírgulas está de acordo com a norma-padrão de pontuação.
  • A. O caramujo adolescente por, mais que tente, não consegue sair de casa.
  • B. O caramujo adolescente, por mais que tente, não consegue sair de casa.
  • C. O caramujo adolescente por mais, que tente, não consegue sair de casa.
  • D. O caramujo adolescente por mais, que tente não consegue, sair de casa.
  • E. O caramujo adolescente por mais que tente, não consegue, sair de casa.

Questão 1040960

Secretaria de Estado de Educação - SP (SEDUC/SP) 2019

Cargo: Oficial Administrativo / Questão 2

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Médio

Alterando-se a expressão “o caramujo” para o plural (os caramujos), o texto do último quadrinho assumirá, em conformidade com a norma-padrão de concordância da língua portuguesa, a seguinte redação:
  • A. Por mais que tentem, os caramujos adolescente não consegue sair de casa.
  • B. Por mais que tente, os caramujos adolescentes não consegue sair de casa.
  • C. Por mais que tente, os caramujos adolescente não conseguem sair de casa.
  • D. Por mais que tentem, os caramujos adolescentes não consegue sair de casa.
  • E. Por mais que tentem, os caramujos adolescentes não conseguem sair de casa.

Questão 1040961

Secretaria de Estado de Educação - SP (SEDUC/SP) 2019

Cargo: Oficial Administrativo / Questão 3

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Médio

Segundo as informações dos dois primeiros parágrafos do texto,
  • A. o hábito de estar sempre conectado à internet tem levado muitos usuários de smartphones a comportarem- se como dependentes de seu conteúdo.
  • B. o acesso à internet tem contribuído decisivamente para minimizar problemas como angústia e ansiedade, transtornos comuns na atualidade.
  • C. a constatação de que são dependentes dos smartphones tem levado muitas pessoas a buscar opções para se afastarem desses aparelhos.
  • D. a despeito da crítica que se fazia à televisão, ela tem se mostrado benéfica ao diminuir a ansiedade provocada pelo uso da internet.
  • E. apesar do grande alcance da internet, ela ainda se mostra menos danosa à saúde da população do que o hábito de assistir televisão.

Questão 1040962

Secretaria de Estado de Educação - SP (SEDUC/SP) 2019

Cargo: Oficial Administrativo / Questão 4

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Médio

O “caráter profético” mencionado no 3o parágrafo – … o livro de Levrero destaca-se não só pela atualidade mas também pelo caráter profético. – está relacionado, segundo conclui o autor do texto, à concretização da previsão do livro segundo a qual
  • A. a queda nos preços dos computadores daria aos mais pobres acesso à tecnologia necessária para livrá-los da vulnerabilidade ante interesses escusos.
  • B. a população perceberia, no tempo certo e com muita transparência, os objetivos por trás da criação da internet, passando a usá-la de forma mais crítica.
  • C. a expansão do acesso à internet permitiria que muito mais pessoas, e não apenas um grupo seleto, fossem beneficiadas pelas informações nela veiculadas.
  • D. o potencial da internet para influenciar comportamentos das pessoas mais suscetíveis à manipulação não tardaria a ser percebido e colocado em prática.
  • E. o acesso à internet por meio de smartphones seria responsável por aumentar significativamente o número de pessoas sempre conectadas às redes sociais.

Questão 1040963

Secretaria de Estado de Educação - SP (SEDUC/SP) 2019

Cargo: Oficial Administrativo / Questão 5

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Médio

Na frase “… a obra póstuma e incrivelmente contemporânea…”, os termos destacados recebem acentuação gráfica em conformidade com as mesmas regras observadas para acentuação, respectivamente, dos seguintes termos:
  • A. legião; proféticos.
  • B. angústia; alguém.
  • C. tecnológicas; experiência.
  • D. também; paciência.
  • E. páginas; está.

Questão 1040964

Secretaria de Estado de Educação - SP (SEDUC/SP) 2019

Cargo: Oficial Administrativo / Questão 6

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Médio

Na frase “… sendo obrigadas a excluir contas por suspeita de fraude.”, o termo em destaque forma uma expressão indicativa de
  • A. finalidade.
  • B. oposição.
  • C. modo.
  • D. origem.
  • E. causa.

Questão 1040965

Secretaria de Estado de Educação - SP (SEDUC/SP) 2019

Cargo: Oficial Administrativo / Questão 7

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Médio

A reescrita do trecho “Nas raras vezes em que desgruda da tela, recorre a outro vício: a televisão.” preserva o sentido do texto original e atende à norma-padrão de pontuação e de regência verbal, em:
  • A. A televisão é, outro vício com o qual recorre nas raras vezes em que desgruda da tela.
  • B. A televisão é outro vício ao qual recorre, nas raras vezes em que desgruda da tela.
  • C. A televisão é outro vício no qual recorre nas raras vezes em que, desgruda da tela.
  • D. A televisão é outro vício pelo qual, recorre nas raras vezes em que desgruda da tela.
  • E. A televisão é outro vício do qual recorre nas raras vezes, em que desgruda da tela.

Questão 1040966

Secretaria de Estado de Educação - SP (SEDUC/SP) 2019

Cargo: Oficial Administrativo / Questão 8

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Médio

Na frase “… é o uso da internet como antidepressivo”, o termo em destaque expressa, no contexto,
  • A. uma negação sobre a internet.
  • B. o modo como a internet é usada.
  • C. uma dúvida relacionada à internet.
  • D. o lugar de uso da internet.
  • E. intensificação do sentido da internet.

Questão 1040967

Secretaria de Estado de Educação - SP (SEDUC/SP) 2019

Cargo: Oficial Administrativo / Questão 9

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Médio

Assinale a alternativa em que, na redação que completa a frase a seguir, o emprego do acento indicativo da crase está de acordo com a norma-padrão da língua. Nas raras vezes em que desgruda da tela, recorre
  • A. à toda forma de entretenimento veiculado pela televisão.
  • B. à qualquer mídia ou tecnologia digital de comunicação.
  • C. à outros tipos de tecnologia digital de entretenimento.
  • D. à busca por entretenimento em outros canais de comunicação.
  • E. à alguns programas de variedades transmitidos pela televisão.

Questão 1040968

Secretaria de Estado de Educação - SP (SEDUC/SP) 2019

Cargo: Oficial Administrativo / Questão 10

Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível: Médio

Assinale a alternativa em que o termo ou a expressão em destaque identifica corretamente o sujeito da oração.
  • A. A internet tem mostrado, cada vez mais claramente, para que nasceu…
  • B. Todo mundo conhece alguém que está sempre conectado.
  • C. Os viciados em smartphones são uma legião.
  • D. Nas raras vezes em que desgruda da tela, recorre a outro vício: a televisão.
  • E. … o autor passa os dias em frente ao computador curtindo o fracasso.