Questões de Concurso sobre Conceitos, causas e consequências

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
381 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O método de investigação de acidente Árvore de Causas (ADC) permite identificar


A

o conjunto de normas e regras que foram descumpridas e que explicam a ocorrência do acidente.


B

fatores organizacionais não previstos nas Normas Regulamentadoras que contribuíram para a ocorrência do acidente.


C

quem agiu com negligência, imperícia ou imprudência, contribuindo dessa forma para ocorrência do acidente.


D

questões pessoais e familiares que o trabalhador acidentado vivenciava e que contribuíram para ocorrência do acidente.

Sobre a prevenção de acidentes no local de trabalho, analise as assertivas abaixo e, considerando V para verdadeiro e F para falso, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) A prevenção é um trabalho individual, isolado, nunca em equipe, pois há mais eficiência quando cada um cuida de sua própria segurança.

( ) Caso um funcionário venha a executar atividades para as quais não esteja habilitado, deve redobrar sua atenção e aumentar os cuidados.

( ) Todos os incidentes, por mais insignificantes que sejam, devem ser notificados aos superiores e aos setores competentes.


A

F / F / V


B

V / F / F


C

F / V / V


D

V / V / F

A legislação trabalhista expõe dois tipos de equipamentos de proteção aos trabalhadores: aqueles que conferem proteção coletiva (EPC) e aqueles que conferem proteção individual (EPI). Assinale a alternativa que contenha apenas EPCs.


A

Coletor para materiais perfurocortantes, luva e óculos de proteção


B

Luvas, calças e capotes para serem utilizados em câmara fria


C

Respiradores com filtros mecânicos, extintor de incêndio, capela de exaustão


D

Sinalização de segurança, protetor auditivo e calçado de segurança


E

Chuveiro de emergência, extintor de incêndio e lava-olhos

No livro O Acidente e a Organização, Llory e Montmayeul (2014) comentam que o conceito de “erro humano” tornou-se um dogma nas análises de acidentes e que isso tem pesado no futuro da segurança. Com relação a essa posição, os autores consideram que o erro humano


A

é incontornável, não tem solução, ainda que a empresa adote medidas punitivas mais rigorosas.


B

é a última fronteira a ser vencida através de maior vigilância à observância dos procedimentos normatizados.


C

está sempre presente nas causas dos acidentes e para enfrentá-lo é preciso automatizar o processo o máximo possível.


D

é uma explicação insuficiente e que precisa ser superado para permitir que a análise organizacional da segurança se desenvolva.

Segundo o método de investigação de acidente Árvore de Causas (ADC), é CORRETO afirmar:


A

O conceito de variação é um dos elementos chave na investigação de acidente quando se utiliza o método ADC.


B

O juízo de valor elaborado por parte da equipe de investigação em relação aos fatos identificados é fundamental para construção da árvore de acidentes.


C

A coleta de informações sobre o acidente deve ser realizada sem a participação do trabalhador acidentado para evitar que ele oculte fatos essenciais.


D

A questão a ser feita para construção da árvore a partir dos fatos coletados é “Quem contribuiu para a ocorrência do fato Y?”.

Máquinas e equipamentos exigem cuidados especiais, pois geralmente possuem partes móveis que representam riscos potenciais. Eles podem se tornar seguros se forem adequadamente projetados e construídos, bem instalados e operados por pessoas habilitadas.

Existem três pontos críticos na máquina, responsáveis pela maioria dos acidentes, que são


A

o desgaste dos componentes, a limpeza e a transmissão de movimentos.


B

a geração e transmissão de movimentos, o ponto de operação e os pontos móveis.


C

a manutenção da máquina, os pontos móveis e a compatibilidade de movimentos.


D

os estereótipos, a geração de movimentos e o ponto de operação móvel.

O acidente de trabalho, em uma abordagem prevencionista,


A

é objeto da NBR 14.280, que ao classificar os tipos possíveis, define o acidente material como sendo aquele cuja rede de causalidade não evidencia participação determinante da vítima ou de outros trabalhadores.


B

é evento indesejável e é imprescindível que seja adequadamente analisado, identificando claramente os responsáveis e punindo-os, de maneira que os demais trabalhadores entendam a necessidade de cumprir as normas de segurança do trabalho.


C

deve ser entendido como uma oportunidade de aprendizagem, que pode gerar subsídios para a melhoria do sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho praticado na organização.


D

é compreendido como uma ocorrência intrínseca ao exercício de uma atividade, provocado por uma condição ambiente de insegurança (condição insegura) ou por fator pessoal de insegurança (ato inseguro), sendo essas duas causas excludentes entre si.


E

é motivo de perdas em todas as dimensões de análise, seja no aspecto humano, na imagem da organização e no mérito financeiro, em que, de acordo com estimativas do Banco Mundial, geraria perdas de aproximadamente 10% (dez por cento) em economias em desenvolvimento como o Brasil.

Acidente típico é aquele que ocorre no local e durante o trabalho, considerando como um acontecimento súbito, violento e ocasional provocando no trabalhador uma incapacidade para a prestação de serviço. São exemplos:


I. batidas.

II. quedas.

III. queimaduras.

IV. contato com produtos químicos.


É CORRETO o que se afirma em:


A

I, II, III e IV


B

I, II e III


C

II, III e IV


D

I, III e IV

Uma fração significativa dos acidentes de trabalho ocorridos no Brasil está associada à movimentação de materiais, seja manual, com pontes rolantes, talhas, transportadores de esteiras ou empilhadeiras. O uso de empilhadeiras, em particular, demanda o atendimento de normas específicas, sendo que


A

ao deixar a empilhadeira, ainda com carga, deve-se abaixar os garfos até a altura aproximada do centro de massa do conjunto e certificar-se de que o freio de mão está acionado e o motor em neutro antes de desligá-lo.


B

não se deve descer rampas de frente com o equipamento carregado; a carga, além de escorregar dos garfos, pode também tombar o equipamento, de forma que deverá sempre estar voltada para o alto da rampa.


C

no tráfego descarregado, em velocidade superior àquela de transporte, os garfos deverão estar em posição elevada, acima do plano de visada do operador, de forma que sua visão esteja completamente desobstruída.


D

cargas de grande peso específico, ao serem elevadas, devem ter a torre de elevação dos garfos inclinada levemente para a frente, de forma tal que qualquer desequilíbrio da carga não provoque acidente com o operador.


E

o içamento ou transporte de cargas especiais usando uma só lança do garfo da empilhadeira demanda a elaboração de um plano de içamento ou transporte próprio, que pode implicar uso de contrapeso para garantir a estabilidade lateral do equipamento.

Entende-se ato inseguro como sendo as causas de acidentes do trabalho que residem exclusivamente no fator humano, isto é, aqueles que decorrem da execução de tarefas de uma forma contrária às normas de segurança. São alguns exemplos de atos inseguros, EXCETO:


A

Utilizar de maneira incorreta ou imprópria ferramentas manuais.


B

Não obedecer a sinais ou instruções de segurança, entre outros.


C

Treinamento.


D

Falta de conscientização.

São atitudes para prevenir acidentes no ambiente escolar, exceto:


A

Fazer uso correto, de acordo som sua finalidade, do mobiliário da escola.


B

Observar atentamente as instruções de uso de qualquer substância que se for fazer uso.


C

Não andar pelo pátio com objetos de vidro ou pontiagudos.


D

Tocar em fios, interruptores, tomadas ou aparelhos elétricos com as mãos molhadas ou pés descalços.

Acidente de trabalho é definido como aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause morte, perda ou redução da capacidade para o trabalho, permanente ou temporária.

Considerando a classificação dos acidentes de trabalho, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Acidente típico é o tipo mais comum; ocorre dentro da empresa durante o horário de expediente.

( ) Acidente de trajeto é aquele ocorrido no trajeto entre a residência e o local de trabalho e vice-versa.

( ) Doenças adquiridas antes da entrada na empresa são consideradas acidentes atípicos.

( ) As doenças profissionais são classificadas de acordo com a lei em acidentes típicos.


Assinale a sequência correta.


A

V V F F


B

V V F V


C

F V F V


D

V F V F

Uma organização deve se preocupar não só com a gestão de seus empregados, mas também com a saúde e segurança no trabalho. Segundo dados do Ministério da Fazenda, no período de 2012 a 2016, houve 3,5 milhões de casos de acidentes de trabalho. Para evitar a ocorrência de acidentes, algumas ações preventivas devem ser planejadas.

Considere as ações propostas a seguir.

I. Atender os requisitos propostos nas NRs – normas regulamentadoras relativas à segurança e medicina do trabalho, aplicando-as aos empregados diretos e terceirizados.

II. Promover condições adequadas no ambiente de trabalho tais como iluminação, ruídos e temperatura, bem como jornada de trabalho, manutenção de instalações e áreas de trabalho.

III. Controlar os fatores causadores de doenças como contato direto com materiais e / ou elementos prejudiciais à saúde, como produtos químicos e radiações ionizantes, evitando-se riscos químicos, físicos ou biológicos.

IV. Planejar e executar programas específicos à saúde do trabalhador, desenvolvendo campanhas como a SIPAT e treinamentos ligados à preservação e proteção da saúde.

Estão corretas as ações:


A

I e II, apenas.


B

II e III, apenas.


C

III e IV, apenas.


D

I, II, III e IV.

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:


A

Promover o atendimento cordial do usuário dos serviços e a defesa da imagem do serviço público são resultados esperados da atuação ética por parte dos servidores públicos.


B

O servidor público deve manter-se atualizado com a legislação principalmente quando relacionada ao exercício da função.


C

A inexistência de avisos, sinalização sonora ou visual alertando para os riscos não é um fator que pode agravar a ocorrência de acidentes de trabalho.


D

O servidor público deve vestir-se adequadamente para o exercício da função.


E

É dever do servidor público demonstrar cuidado no tratamento com o usuário dos serviços.

O Fator Acidentário de Prevenção – FAP possibilita a redução ou majoração da contribuição a cargo das empresas destinada ao financiamento dos benefícios concedidos em razão do grau de incidência de incapacidade laborativa decorrente dos riscos ambientais do trabalho.


É(são) fonte(s) de dados para o cálculo do FAP:


A

Registros de notificação de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho no SINAN.


B

Expectativa de sobrevida do beneficiário obtida a partir da tábua de mortalidade construída pelo IBGE, para toda a população brasileira.


C

Registros de concessão de benefícios de qualquer natureza que constam nos sistemas informatizados do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.


D

Dados de vínculos, remunerações, atividades econômicas, admissões, graus de risco, rescisões, afastamentos declarados pelas empresas a pesquisa de emprego e desemprego realizada pelo IBGE.

Assinale abaixo a única alternativa incorreta sobre as maneiras de prevenção de acidentes de trabalho.


A

Avisar aos outros quando estiver transportando utensílios quentes.


B

Servir a merenda para a criança na temperatura adequada, para evitar queimaduras.


C

Usar canecas ou pratos rachados e danificados.


D

Evitar gordura e água no chão, pois podem provocar quedas.


E

Evitar o uso de brincos e colares durante o preparo da merenda.

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:


A

É dever do servidor público demonstrar caráter íntegro diante do usuário dos serviços.


B

A falta de planejamento e de gestão comprometida com a segurança e a saúde no trabalho não é um fator relacionado com a ocorrência de acidentes no ambiente de trabalho.


C

Umidade excessiva ou deficitária no ambiente de trabalho pode ser prejudicial à saúde dos servidores que ali exercem suas atividades.


D

A fim de reduzir os riscos de acidentes, o servidor público deve procurar usar luvas antes de manipular produtos químicos.


E

O servidor público deve atuar em favor da promoção de ações de conscientização quanto aos riscos no ambiente de trabalho.

Assinale a alternativa correta.


A

Em caso de acidente com morte, a comunicação à Previdência Social deverá ser até o décimo dia útil do mês seguinte.


B

Doença ocupacional é aquela produzida ou desencadeada por inadequada operação de determinado equipamento.


C

A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é um documento emitido para reconhecer tanto um acidente de trabalho ou de trajeto bem como uma doença ocupacional.


D

A empresa é obrigada a informar à Previdência Social os acidentes de trabalho, de maior gravidade, ocorridos com seus empregados, sempre que haja afastamento das atividades.


E

Acidente de trajeto é o acidente ocorrido fora do exercício da atividade profissional, em um trajeto qualquer, e que provoque lesão corporal ou perturbação funcional que cause a perda ou redução – permanente ou temporária – da capacidade para o trabalho ou, em último caso, a morte.

Tecnicamente existem duas causas de acidentes: atos inseguros e condições inseguras. De acordo com a Norma Brasileira NB-18 da ABNT (Associação Brasileira de Normas (Técnicas) existem vários aspectos que decorrem dessas causas, dentre eles podemos destacar:

I. Negligência.

II. Imprudência.

III. Imperícia.

Está correto o que se afirma em:


A

Somente I.


B

Somente I e III.


C

Somente III.


D

Somente II e III.


E

I, II e III.

   
Gerar simulado