Questões de Concurso sobre NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade - Página 3 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.504 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A NR-10 estabelece diretrizes para trabalhos em eletricidade, incluindo ambientes laboratoriais. No caso de uma bancada de ensaios que apresente capacitores de alta capacitância, qual procedimento é obrigatório para que o circuito seja considerado seguro para manutenção física?


A

Verificar a ausência de tensão utilizando um teste de neon simples em vez de um multímetro de categoria CAT III.


B

Desligar o disjuntor principal da bancada e aguardar 5 segundos.


C

Inverter a polaridade da fonte de alimentação CC para anular a carga acumulada nos componentes.


D

Realizar o seccionamento, o impedimento de reenergização e a descarga controlada dos capacitores para a terra.


E

Curto-circuitar os terminais do capacitor com uma chave de fenda sem isolamento para garantir a centelha.

Nos serviços terceirizados, a empresa que contrata (contratante) é solidária à contratada (terceirizada) e, portanto, também responde pela segurança dos trabalhadores terceirizados. Das responsabilidades tratadas na NR-10, é correto afirmar que


A

cabe ao trabalhador comunicar, a qualquer momento, ao responsável pela execução do serviço, as situações que considerar de risco para a sua segurança e saúde e a de outras pessoas.


B

é de responsabilidade da contratada manter os trabalhadores informados sobre os riscos a que estão expostos.


C

cabe à contratada, na ocorrência de acidentes de trabalho envolvendo instalações e serviços em eletricidade, propor e adotar medidas preventivas e corretivas.


D

é de responsabilidade da contratante instruir os trabalhadores quanto aos procedimentos e às medidas de controle contra os riscos elétricos a serem adotados.


E

as empresas contratadas devem promover ações de controle de riscos em instalações elétricas da contratante e oferecer, a qualquer momento, denúncia aos órgãos competentes.

Sobre a gestão de Saúde e Segurança no Trabalho aplicada a instalações e serviços em eletricidade, avalie as afirmativas a seguir.


I. Quando a desenergização não for viável, utilizam-se obstáculos mecânicos e isolação física para impedir o contato direto com partes vivas.

II. O serviço em Alta Tensão (AT) ou no Sistema Elétrico de Potência (SEP) em estabelecimentos com potência instalada inferior a 75 kW pode ser executado sem a emissão de uma Permissão de Trabalho (PT).

III. A documentação das inspeções e medições do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) e dos aterramentos elétricos constitui elemento obrigatório do Prontuário de Instalações Elétricas (PIE).


Está correto o que se afirma em


A

I, apenas.


B

II, apenas.


C

I e II, apenas.


D

I e III, apenas.


E

I, II e III.

Na fiscalização de obras, normas de segurança do trabalho devem ser seguidas, com a finalidade de preservar a integridade física dos trabalhadores. A norma regulamentadora que trata especificamente da segurança em instalações e serviços em eletricidade é a NR


A

10.


B

12.


C

14.


D

16.

De acordo com a Norma Regulamentadora Nº 10 – NR10, do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, referente aos procedimentos de trabalho, analise as assertivas a seguir.


I- Em uma determinada empresa, os serviços em instalações elétricas devem ser planejados e realizados em conformidade com procedimentos de trabalho padronizados e assinados por profissional legalmente habilitado e autorizado, com anuência formal da empresa.

II- Durante a execução dos serviços em instalações elétricas, a alternância de atividades deve considerar a análise de riscos das tarefas e a competência dos trabalhadores envolvidos, de forma a garantir a segurança e a saúde no trabalho.

III- Os serviços em instalações elétricas devem ser precedidos de ordens de serviço especificas, aprovadas por trabalhador autorizado, sendo suficiente comprovar conclusão de curso específico na área elétrica reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino para que seja considerado profissional autorizado.

IV- Antes de iniciar trabalhos em equipe, os seus membros devem realizar uma avaliação prévia das atividades e ações a serem desenvolvidas no local, de forma a atender, tão somente, os princípios técnicos básicos.


É CORRETO o que se afirma apenas em:


A

I, II e IV.


B

I e II.


C

I.


D

III e IV.


E

III.

Durante o comissionamento de painéis elétricos e sistemas de distribuição de energia de uma embarcação em fase final de construção, os técnicos realizam medições e manobras em circuitos energizados, conforme procedimentos autorizados de teste. Considerando os riscos de choque elétrico e arco elétrico presentes nessa atividade, o uso de luvas isolantes tem como principal finalidade:


A

conforto


B

proteção elétrica


C

agilidade operacional


D

padronização do uniforme de trabalho

Segundo a NR-10, “as instalações elétricas devem ser construídas, montadas, operadas, reformadas, ampliadas, reparadas e inspecionadas de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores e dos usuários, e serem supervisionadas por profissional autorizado”. Em relação aos serviços em eletricidade, a norma estabelece que


A

os serviços no Sistema Elétrico de Potência (SEP) podem ser realizados individualmente.


B

os equipamentos, dispositivos e ferramentas que possuam isolamento elétrico devem estar adequados às tensões envolvidas e ser inspecionados e testados anualmente.


C

as intervenções em instalações elétricas com tensão igual ou superior a 50 Volts em corrente alternada ou superior a 120 Volts em corrente contínua somente podem ser realizadas por trabalhadores qualificados ou capacitados, habilitados e com autorização da empresa.


D

é considerado profissional qualificado para serviços em eletricidade aqueles que comprovarem capacitação profissional.


E

a sequência de desligamento seguro para serviços em instalações elétrica é: (1) seccionamento; (2) constatação da ausência de tensão; (3) impedimento de reenergização; (4) instalação de aterramento temporário; (5) instalação da sinalização de impedimento de reenergização.

A Norma Regulamentadora nº 10 (NR-10) estabelece requisitos para a segurança em instalações e serviços em eletricidade. Para garantir a segurança em instalações elétricas desenergizadas, a norma define uma sequência de procedimentos obrigatórios. Assinale a alternativa que indica o primeiro passo dessa sequência.


A

Instalação de aterramento temporário.


B

Seccionamento do circuito.


C

Impedimento de reenergização (bloqueio).


D

Constatação da ausência de tensão.


E

Proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada.

Os acidentes de origem elétrica, de que trata a NR-10, e suas causas devem ser analisados criteriosamente para determinar as medidas de controle de risco, ações preventivas e correções necessárias. Acidentes de origem elétrica, suas causas e controles citados na NR-10 também são descritos na NBR 5410:2004, com base nas quais é correto afirmar que:


I. A tensão induzida é uma fonte de acidente de origem elétrica.

II. O uso de equipamento de proteção individual (EPI) não evita acidentes de origem elétrica.

III. A equipotencialização é um exemplo de proteção básica contra contatos diretos e indiretos.

IV. A equipotencialização impede o aparecimento de tensões de contato perigosas, tornando desnecessária a instalação do seccionamento automático, que promove o desligamento do circuito em que se manifesta a tensão de contato perigosa.


A

III e IV.


B

I, apenas.


C

II e III.


D

II, apenas.


E

II e IV.

Um trabalhador foi capacitado para atuar em instalações elétricas em determinada empresa. Posteriormente, passou a trabalhar em outra organização.


De acordo com a NR-10, é correto afirmar que:


A

a capacitação mantém validade automática em qualquer empresa do mesmo ramo de atividade.


B

a capacitação tem validade apenas para a empresa que a realizou e nas condições por ela estabelecidas.


C

a capacitação dispensa nova autorização formal quando o trabalhador muda de empregador.


D

a capacitação possui validade permanente, independentemente de vínculo empregatício.


E

a validade da capacitação depende exclusivamente do registro em conselho profissional.

Em relação às medidas de controle e proteção coletiva estabelecidas pela NR-10 para instalações elétricas de baixa tensão, é fundamental zelar pela segurança dos trabalhadores e usuários. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA.


A

Nas intervenções em instalações elétricas, deve-se adotar medidas de proteção coletiva que compreendam, prioritariamente, a desenergização elétrica.


B

Em ambientes de baixa tensão, a NR-10 permite que qualquer trabalhador, independentemente de treinamento específico, realize a troca de dispositivos de proteção, como disjuntores, desde que utilize luvas de borracha.


C

O prontuário das instalações elétricas deve ser organizado e mantido atualizado pelo empregador, ficando à disposição dos trabalhadores envolvidos nas instalações.


D

As vestimentas de trabalho devem ser adequadas às atividades, devendo considerar a inflamabilidade, a condutibilidade e as influências eletromagnéticas.

A Norma Regulamentadora nº 10 do Ministério do Trabalho contempla a Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade com particularidades pertinentes ao trabalho do técnico do quadro envolvido. Sobre essa Norma, assinale a alternativa correta.


A

A referida Norma estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas.


B

O escopo da referida Norma fica restrito às instalações elétricas de alta tensão do empreendimento envolvido na execução pelo técnico do quadro envolvido na atuação, dispensando os trabalhos com instalações de baixa tensão durante a rotina do agente envolvido.


C

A figura da referida Norma dispensa os requisitos mínimos da segurança dos trabalhadores que interajam com instalações elétricas do empreendimento envolvido na atuação, em razão da prevalência da agilidade da execução do serviço sobre a proteção da equipe.


D

O conceito da referida Norma dispensa a interação indireta dos trabalhadores com as instalações elétricas do empreendimento envolvido na atuação do técnico, em razão da prevalência da proteção dos trabalhadores diretamente envolvidos no serviço da edificação.

Um engenheiro de segurança do trabalho está solicitando a compra de vestimentas de trabalho para proteção em instalações elétricas. Ele especificou que estas vestimentas devem ser adequadas às atividades, e contemplar, no mínimo, a condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas. Quanto a essa situação, assinale a alternativa correta.


A

As características especificadas pelo engenheiro previnem a ocorrência de choques elétricos. Porém, faltou ele especificar mais uma das características mínimas desse tipo de vestimenta, que é a característica de isolamento.


B

O engenheiro especificou adequadamente as características das vestimentas. Além disso, no trabalho em instalações elétricas, o engenheiro deve especificar que é vedado o uso de adornos pessoais.


C

O engenheiro especificou adequadamente as características das vestimentas. Além disso, no trabalho em instalações elétricas, o engenheiro deve especificar que os adornos pessoais devem ficar abaixo das vestimentas.


D

As características mínimas das vestimentas especificadas pelo engenheiro estão incorretas. As características recomendadas são: fluidez, isolamento e aterramento. Além disso, no trabalho em instalações elétricas, o engenheiro deve especificar que é vedado o uso de adornos pessoais.


E

As características mínimas das vestimentas especificadas pelo engenheiro estão incorretas. As características recomendadas são: equipotencialização, isolamento e transmissibilidade. Além disso, no trabalho em instalações elétricas, o engenheiro deve especificar que os adornos pessoais devem ficar abaixo das vestimentas.

A NR-10 estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos. Sobre a segurança em instalações desenergizadas, classifique as assertivas abaixo como Verdadeiras (V) ou Falsas (F):


( ) Somente serão consideradas desenergizadas as instalações elétricas liberadas para trabalho mediante os procedimentos de: seccionamento, impedimento de reenergização, constatação da ausência de tensão e instalação de aterramento temporário.

( ) O estado de desenergização deve ser mantido até a autorização para reenergização, devendo ser retiradas, nesta ordem: as ferramentas, os dispositivos de aterramento e, por último, a sinalização de impedimento.

( ) Os trabalhadores autorizados a intervir em instalações elétricas devem possuir treinamento específico sobre os riscos decorrentes do emprego da energia elétrica e as principais medidas de prevenção.


Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, de cima para baixo, os parênteses acima?


A

V - F - V.


B

V - V - V.


C

F - V - F.


D

V - V - F.

Uma organização possui carga instalada de 90 kW em seu estabelecimento. De acordo com a NR-10, essa organização deverá:


A

Manter apenas os esquemas unifilares atualizados, ficando dispensada da constituição do Prontuário de Instalações Elétricas.


B

Elaborar o Prontuário de Instalações Elétricas somente quando houver trabalhadores terceirizados executando serviços elétricos.


C

Constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas, contendo, entre outros documentos, procedimentos de segurança, documentação das inspeções e medições, especificações de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) e Equipamentos de Proteção Individual (EPI), comprovação da capacitação dos trabalhadores e resultados dos testes de isolação elétrica.


D

Constituir o Prontuário de Instalações Elétricas apenas se operar instalações integrantes do Sistema Elétrico de Potência (SEP).

De acordo com a NR-10, o projeto elétrico deve atender ao que dispõem as Normas Regulamentadoras de Saúde e Segurança no Trabalho e as regulamentações técnicas oficiais estabelecidas; neste, a indicação da posição ‘desligado’ dos dispositivos de manobra dos circuitos elétricos pode ser representada pela letra ‘D’ e pelo uso da cor:


A

Vermelha.


B

Laranja.


C

Verde.


D

Azul.

Em uma empresa, a fiação elétrica foi instalada no alto das paredes e coberta por canaletas plásticas para impedir o contato acidental com os cabos. Segundo a NR-10, essa providência é considerada:


A

medida de proteção individual por meio de isolamento


B

técnica de desenergização e aterramento temporário


C

procedimento de bloqueio e sinalização de segurança


D

medida de proteção coletiva por meio de barreiras e invólucros

A segurança em trabalhos com eletricidade envolve a adoção de medidas de controle. A NR-10 estabelece uma ordem de prioridade para essas medidas. Marque a alternativa CORRETA que corresponde a medida prioritária de controle de riscos em instalações elétricas


A

Treinamento dos trabalhadores.


B

Utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados.


C

Sinalização de segurança.


D

Desenergização das instalações elétricas.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado