

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
As caldeiras das categorias A e B, segundo a NR 13 (Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulações e Tanques Metálicos de Armazenamento), devem sofrer inspeção de segurança periódica, constituída por exames interno e externo no prazo máximo de:
12 meses
18 meses
24 meses
30 meses
Considerando os conceitos de caldeiras, vasos de pressão, tubulações e tanques metálicos de armazenamento, largamente utilizados em hospitais, o engenheiro de segurança do trabalho deve saber identificar a especificação técnica e suas funções de uso, pois tal entendimento, por parte do responsável técnico, pode garantir a segurança de todos os trabalhadores. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Gerador de vapor: equipamento destinado a produzir vapor sob pressão superior à atmosférica, sem acumulação e enquadrado em códigos de vasos de pressão.
( ) Linha: trecho de tubulação individualizado entre três ou mais pontos, alinhados ou não, definidos e que obedece a uma única especificação de materiais, produtos transportados, pressão e temperatura de projeto.
( ) Máquinas de fluido: têm como função principal intercambiar energia com um fluido que as atravessa.
( ) Plano de inspeção: descrição das atividades, incluindo os exames e testes a serem realizados, necessárias para avaliar as condições físicas de caldeiras, vasos de pressão e tubulações, considerando o histórico dos equipamentos e os mecanismos de danos previsíveis.
A sequência está correta em
F, F, V, V.
F, V, F, V.
V, F, V, F.
V, V, F, F.
Assinale a alternativa que está em desacordo com a NR 13 – Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulação e Tanques Metálicos de Armazenamento.
O empregador deve comunicar ao Órgão Regional do Ministério do Trabalho a justificativa formal para postergação da inspeção de segurança periódica da caldeira.
Quando não for conhecido o código de projeto da caldeira, deve ser respeitada a concepção original do vaso de pressão, caldeira, tubulação ou tanques metálicos de armazenamento, empregando-se os procedimentos de controle prescritos pelos códigos aplicáveis a esses equipamentos.
A instalação de caldeiras em ambientes abertos deve satisfazer alguns requisitos, e um deles impõe que a área de caldeira esteja afastada de no mínimo 3m de distância do limite com as vias públicas.
O sistema de intertravamento de caldeira consiste em um sistema de gerenciamento das atividades de dois ou mais dispositivos ou instrumentos de proteção, monitorado por interface de segurança.
Classe de fluidos, pressão de operação, potencial de risco e volume são os parâmetros mínimos adotados para a categorização dos vasos de pressão.
Certo
Errado
Entre outras, as informações sobre pressão máxima de trabalho admissível e a capacidade de produção de vapor de uma caldeira devem estar em uma placa de identificação indelével fixada em seu corpo, em local de fácil acesso e bem visível.
Certo
Errado
A ausência de dispositivo operacional de controle do nível de água de caldeira configura uma condição de risco grave e iminente.
Certo
Errado
Considere o trecho a seguir acerca da NR 13 – Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulações e Tanques Metálicos de Armazenamento.
Por motivo de força maior e com justificativa formal do empregador, acompanhada por análise técnica e respectivas medidas de contingência para mitigação dos riscos, elaborada por Profissional Habilitado – PH ou por grupo multidisciplinar por ele coordenado, pode ocorrer postergação de até ________ do prazo previsto para a inspeção de segurança periódica da caldeira.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto acima.
3 (três) meses
6 (seis) meses
9 (nove) meses
12 (doze) meses
24 (vinte e quatro) meses
Segundo a Norma Regulamentadora 13, os vasos de pressão podem ser classificados de acordo com a classe de fluido armazenado em vasos de classe A, B, C ou D.
Dessa forma, relacione as classes de vasos indicadas à esquerda aos fluidos armazenados à direita.
1. Classe A
2. Classe B
3. Classe C
4. Classe D __________
( ) Vapor de água
( ) Acetileno
( ) Fluido combustível a 20°C
( ) Água a 40°C
Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
1 – 2 – 3 – 4.
1 – 3 – 2 – 4.
3 – 1 – 4 – 2.
3 – 2 – 4 – 1.
3 – 1 – 2 – 4.
Um vaso de pressão tem forma aproximadamente cilíndrica, como ilustrado esquematicamente na figura a seguir.

(Unidades em metros)
Admitindo que π ≈ 3 e sabendo que esse vaso armazena um fluido cuja pressão máxima de operação vale 3 MPa, é correto afirmar que esse vaso é de grupo potencial de risco
1.
2.
3.
4.
5.
Segundo a NR 13 - Caldeiras, vasos de pressão, tubulações e tanques metálicos de armazenamento, estabelece que a justificativa formal para postergação da inspeção de segurança periódica da caldeira, deve ser comunicada pelo empregador:
ao Presidente da CIPA da Unidade matriz do estabelecimento demandante.
ao Sindicato dos trabalhadores da categoria predominante do estabelecimento.
à Presidência do Comitê Permanente Regional (CPR) do Ministério do Trabalho e Emprego.
à Associação nacional de classe dos trabalhadores da categoria majoritária do estabelecimento.
Sobre a Norma Regulamentadora N.º 13 (NR-13), assinale a afirmativa correta.
Os reservatórios de ar comprimido do sistema de freio de composições ferroviárias são vasos de pressão com características operacionais especiais e estão excluídos de procedimentos de inspeção conforme os requisitos da NR-13.
Equipamentos como câmaras de combustão, bombas, sistema de compressão pistão-cilindro, turbinas, geradores e motores e que não possuem reservatório integrado a estes, são equipamentos que estão enquadrados pelos requisitos da norma NR-13.
A inspeção de segurança extraordinária deve ser feita antes da caldeira ser recolocada em funcionamento, quando permanecer inativa por mais de 6 (seis) meses.
Pela NR-13, não existe prerrogativa para que haja a permissão da alteração de projeto de um vaso de pressão instalado.
Todo vaso de pressão enquadrado à NR-13 com fabricação no exterior, cujo teste hidrostático foi efetuado e certificado por profissional no país de origem, fica isento de ser submetido a novo teste hidrostático quando chegar ao seu local de operação no Brasil.
Para não prejudicar a saúde dos trabalhadores, é proibida a instalação de sinal de advertência sonora, como as buzinas, nos equipamentos motorizados de transporte de carga, sendo permitido apenas o sinal de advertência visual, como o letreiro luminoso.
Certo
Errado
A NR 13 – Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulações e Tanques Metálicos de Armazenamento deve ser aplicada a tubulações ou sistemas de tubulação ligados a caldeiras ou vasos de pressão, adequadamente categorizados, que contenham fluidos de classe:
“A”.
“B”.
“A ou B”.
“D”.
“D” ou “E”.
O Ar Comprimido e o Vapor de água são classificados pela Norma Regulamentadora nº 13 – Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulações e Tanques Metálicos de Armazenamento, na tabela Classificação de Vasos de Pressão, como Classe de Fluido tipo:
“A”.
“B”.
“C”.
“D”.
“E”.
A NR 13 (caldeiras e vasos de pressão) determina que as caldeiras devem possuir Registro de Segurança, constituído por livro de páginas numeradas, pastas ou sistema informatizado do estabelecimento com segurança da informação. Neste livro, devem ser registradas ocorrências de inspeções. São inspeções obrigatórias:
I. Inspeção de segurança inicial.
II. Inspeções de segurança extraordinárias.
III. Inspeções de segurança periódicas.
Está(ão) CORRETO(S):
Somente o item I.
Somente o item II.
Somente o item III.
Todos os itens.
As caldeiras devem ser dotadas de um sistema automático de controle no nível de água com intertravamento que evite o superaquecimento por alimentação deficiente.
Certo
Errado
O empregador deve comunicar ao órgão regional do Ministério do Trabalho e ao sindicato da categoria profissional predominante do estabelecimento a ocorrência de vazamento, incêndio ou explosão envolvendo equipamentos abrangidos pela Norma Regulamentadora nº 13 – Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulações e Tanques Metálicos de Armazenamento, que tenha qual tipo de consequência aos trabalhadores?
Necessidade de internação hospitalar.
Aplicação de primeiros socorros.
Queimaduras em 1º grau.
Afastamento do trabalho por mais de 5 dias.
Acionamento do plano de resposta a emergências.
Considere as afirmações abaixo acerca da NR 13 – Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulações e Tanques Metálicos de Armazenamento.
Os projetos de alterações ou reparo devem:
I - ser concebidos ou aprovados por PH (Profissional Habilitado).
II - determinar materiais, procedimentos de execução, controle de qualidade e qualificação de pessoal.
III - ser divulgados para os empregados do estabeleci-mento que estão envolvidos com o equipamento.
Quais estão corretas?
I, II e III.
Apenas II e III.
Apenas I e III.
Apenas II.
Apenas III.
O empregador deve assegurar livre e pleno acesso da representação sindical da categoria profissional predominante do estabelecimento ao fluxograma de engenharia com a identificação da linha e de seus acessórios.
Certo
Errado
De acordo com a NR 13 – Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulação e Tanques Metálicos de Armazenamento; os vasos de pressão são
equipamentos que geram vapor d’ água e possuem pressão interna ou externa diferente da atmosférica.
são Equipamentos que contêm fluidos sob pressão interna ou externa, diferente da pressão atmosférica.
são sistemas de geração de calor, semelhantes às caldeiras
são equipamentos que transformam fluido em vapor.