

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Hidrante e magotinho são exemplos de sistemas portáteis de combate a incêndio.
Certo
Errado
Com relação às medidas de prevenção contra incêndios, a NR nº 23 estabelece que as organizações
devem providenciar, apenas para os chefes imediatos de cada equipe, os procedimentos de resposta aos cenários de emergências diante de uma situação de incêndio.
devem providenciar cursos estratégicos para que, no mínimo, 70% dos trabalhadores tenham informações sobre a utilização dos equipamentos de combate ao incêndio.
podem adotar saídas de emergência com dispositivos de travamento para os casos em que no mínimo 70% dos trabalhadores tenham sido treinados para a utilização dos equipamentos de combate ao incêndio.
podem adotar saídas de emergência equipadas com dispositivos de travamento que permitam fácil abertura do interior do estabelecimento.
Conforme descrito na Norma Regulamentadora n° 10 (BRASIL, 2019), as vestimentas de trabalho devem ser adequadas às atividades, devendo contemplar:
a condutibilidade, inflamabilidade e influências eletromagnéticas.
o isolamento térmico, sinalização refletiva e influências eletromagnéticas.
a condutibilidade, inflamabilidade e o isolamento térmico.
o isolamento térmico, sinalização refletiva e condutibilidade.
De acordo com as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho (NR’s). Qual NR estabelece medidas de prevenção contra incêndios nos ambientes de trabalho?
NR - 03
NR - 08
NR - 10
NR - 23
NR - 31
Todos os empregadores conforme NR-23 (Proteção Contra Incêndios) devem:
Adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação municipal e as normas técnicas aplicáveis.
Adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis.
Adotar medidas de prevenção e combate de incêndios, em conformidade com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis.
Adotar medidas de prevenção e combate de incêndios, em conformidade com a legislação federal e as normas técnicas aplicáveis.
No que se refere a norma regulamentadora que trata da proteção contra incêndios, assinale a alternativa correta.
É obrigatório que os locais de trabalho tenham, no mínimo, uma saída exclusiva, o mais desobstruída possível, para fuga em caso de emergência.
As aberturas, saídas e vias de passagem de emergência não requerem identificação especial, embora alguns empregadores tenham adotado como medida de segurança.
Nenhuma saída de emergência deve ser fechada à chave ou presa durante a jornada de trabalho.
É vedado o uso de dispositivos de travamento nas portas de emergência, mesmo que estes permitam fácil abertura.
Toda organização deve adotar as medidas de prevenção contra incêndios em consonância com a legislação emitida pelo Ministério Público Estadual e Municipal.
Considerando as disposições da NR 23, que trata da proteção contra incêndios, assinale a alternativa correta.
Saídas de emergência devem ser instaladas, obrigatoriamente, a cada 100 m2 de barracão, independentemente do número de funcionários.
Não há legislação que instrua o tipo de identificação para aberturas, saídas e vias de passagem de emergência, podendo o empregador escolher o que achar pertinente.
As obstruções existentes nas aberturas, saídas e vias de passagem devem ser de fácil remoção em caso de emergência.
As saídas de emergência podem ser equipadas com dispositivos de travamento que permitam fácil abertura do interior do estabelecimento.
As saídas de emergência deverão ser fechadas à chave e liberadas apenas em situações de risco iminente.
De acordo com a NR 23 – Proteção Contra Incêndios, estabelecendo medidas de prevenção contra incêndios nos ambientes de trabalho, analise a sentença abaixo:
Toda organização deve adotar medidas de prevenção contra incêndios em conformidade com a legislação estadual, de competência do Corpo de Bombeiros de cada Estado, e, quando aplicável, de forma complementar, com as normas técnicas oficiais (1ª parte). A organização deve providenciar para todos os trabalhadores informações sobre a utilização dos equipamentos de combate ao incêndio, sobre os procedimentos de resposta aos cenários de emergências e para evacuação dos locais de trabalho com segurança e sobre os dispositivos de alarme existentes (2ª parte). As saídas de emergência podem ser equipadas com dispositivos de travamento que permitam fácil abertura do interior do estabelecimento (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
Apenas a 1ª parte.
Apenas a 2ª parte.
Apenas a 1ª e a 2ª partes.
Apenas a 2ª e a 3ª partes.
Todas as partes.
Sobre a prevenção de incêndios é recomendado:
Não utilizar vários aparelhos ligados na mesma tomadas com adaptadores.
Não colocar trancas em elevadores, porta corta-fogo ou outras saídas para áreas livres. Nem obstruí-las com materiais ou equipamentos.
Que os extintores estejam sempre fixados em locais de fácil acesso, devidamente carregados e sem revisão periódica.
Prover meios de controle e extinção de incêndio.
A NR - 23 estabelece medidas de prevenção contra incêndios nos ambientes de trabalho. Sobre a NR assinale a alternativa correta.
Toda organização deve adotar medidas de prevenção contra incêndios em conformidade com a legislação estadual e, quando aplicável, de forma complementar, com as normas técnicas oficiais.
As aberturas, saídas e vias de passagem de emergência devem ser mantidas obstruídas, para que em caso de incêndios limite sua propagação.
A brigada de incêndio tem por objetivo principal fazer inspeções de segurança no local de trabalho.
A referida norma desobriga as organizações a realizar a instalação de equipamentos de combate a incêndio (extintores, mangueiras, sprinklers etc.), sinalização de emergência e treinamento de brigada de incêndio.
As medidas de prevenção contra incêndios são tratadas pela NR-23, que estabelece as medidas a serem adotadas nos estabelecimentos e locais de trabalho em seus ambientes de trabalho.
Quanto às medidas de prevenção contra incêndios, à luz da NR-23, analise as assertivas a seguir:
I. Toda organização deve adotar medidas de prevenção contra incêndios em conformidade com a legislação estadual e, quando aplicável, de forma complementar, com as normas técnicas oficiais.
II. A organização deve providenciar para todos os trabalhadores informações sobre a utilização dos equipamentos de combate ao incêndio; procedimentos de resposta aos cenários de emergências e para evacuação dos locais de trabalho com segurança; e dispositivos de alarme existentes.
III. Os locais de trabalho devem dispor de saídas em número suficiente e dispostas de modo que aqueles que se encontrem nesses locais possam abandoná-los com rapidez e segurança em caso de emergência.
IV. As aberturas, saídas e vias de passagem de emergência devem ser identificadas e sinalizadas de acordo com a legislação estadual e, quando aplicável, de forma complementar, com as normas técnicas oficiais, indicando a direção da saída.
Assinale
se somente as assertivas I e III forem verdadeiras.
se somente a assertiva II for verdadeira.
se somente as assertivas II, III e IV forem verdadeiras.
se todas as assertivas forem verdadeiras.
Assinale a alternativa correta que contém medidas essenciais para prevenir incêndios:
Instalações e equipamentos adequados;
Armazenamento inseguro;
Imitação de manutenção elétrica;
Ausência de plano de emergência.
É correto afirmar que, no Brasil, a regulamentação de proteção contra incêndios ocorre na instância
Federal sendo igual para todo o território nacional.
Estadual sendo as instruções técnicas estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros.
Estadual sendo as normas técnicas estabelecidas pela assembleia estadual.
Municipal sendo as normas estabelecidas pela Brigada de incêndio.
Municipal sem interferência das instâncias Federais e Estaduais.
Ao estabelecer medidas de prevenção de incêndios para os ambientes de trabalho, com relação às saídas e rotas de fuga, a NR-23 disciplinou as regras abaixo descritas, EXCETO:
As saídas de emergência não podem ser fechadas à chave ou presas durante a jornada de trabalho.
As saídas de emergência podem ser equipadas com dispositivo de travamento, desde que tais dispositivos permitam fácil abertura pelo interior do estabelecimento.
As saídas de emergência, bem como as vias de passagem, devem ser sinalizadas, indicando a direção de saída.
Os ambientes de trabalho devem dispor de, pelo menos, duas saídas, permitindo que seus ocupantes possam abandoná-los em caso de emergência.
As saídas, aberturas e vias de passagem devem permanecer desobstruídas.
De acordo com a NR 23, as medidas de prevenção contra incêndio devem ser adotadas em conformidade com a legislação ______ e, quando aplicável, de forma complementar, com as Normas Técnicas Oficiais.
Assinale a alternativa que corretamente completa a lacuna no excerto:
Do Corpo de Bombeiros.
Da Defesa Civil.
Federal.
Estadual.
A NR 23, estabelece medidas de prevenção contra incêndios nos ambientes de trabalho. De acordo com as normas de prevenção contra incêndios, o que a organização deve providenciar para todos os trabalhadores?
Fornecer informações sobre o uso de equipamentos de combate ao incêndio.
Promover festas e eventos de integração entre os funcionários.
Ignorar completamente as normas estaduais e técnicas oficiais.
Manter segredo sobre os procedimentos de evacuação em caso de emergência.
Reduzir os dispositivos de alarme existentes para economizar dinheiro.
Os locais de trabalho devem dispor de saídas em número suficiente e dispostas de modo que aqueles que se encontrem nesses locais possam abandoná-los com rapidez e segurança em caso de emergência; complementarmente, nenhuma saída de emergência deve ser fechada à chave ou presa durante a jornada de trabalho.
Certo
Errado
A classe B está relacionada a incêndios em líquidos ou gases combustíveis.
Certo
Errado
Considere-se que, em inspeção durante a jornada de trabalho, a equipe do serviço de segurança de uma empresa constate que duas das quatro saídas de emergência estão fechadas à chave. Nessa situação, a empresa está cumprindo a norma, a qual prevê que, no mínimo, 50% das saídas de emergência do estabelecimento devem estar destrancadas.
Certo
Errado
De acordo com o estabelecido na NR-23, as saídas de emergência
não são obrigatórias em edificações térreas, sem acesso ao público externo onde trabalhem menos de 10 pessoas.
devem possuir extintores de incêndio ou hidrantes instalados em suas escadas e vias de passagem.
devem possuir largura mínima de 1,5 m.
devem conduzir as pessoas para o ambiente externo ou para a cobertura da edificação, quando esta possuir mais de 30 m de altura.
não podem permanecer fechadas à chave ou presas durante a jornada de trabalho.