

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Acerca da questão social, nos termos de José Paulo Netto, assinale a alternativa INCORRETA.
A descoberta e a análise marxianas da lei geral da acumulação capitalista, sintetizada no vigésimo terceiro capítulo do livro primeiro de “O capital”, revela a anatomia da questão social, sua complexidade, seu caráter de corolário necessário do desenvolvimento capitalista em todos os seus estágios.
A análise de conjunto que Marx oferece na obra “O capital” revela, luminosamente, que a questão social está elementarmente determinada pelo traço próprio e peculiar da relação capital/trabalho: a exploração.
A questão social é constitutiva do capitalismo: não se suprime aquela se este se conservar.
A caracterização da questão social tem de considerar exclusivamente a onda industrializante, iniciada na Inglaterra no último quartel do século XVIII, afastando-se das particularidades histórico-culturais e nacionais específicas ao Brasil.
De fato, inexiste qualquer nova questão social. O que se deve investigar, para além da permanência de manifestações “tradicionais” da questão social, é a emergência de novas expressões da questão social, que é insuprimível sem a supressão da ordem do capital.