Questões de Concurso sobre Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.101 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Um profissional foi instado a realizar uma pesquisa para subsidiar a reformulação de uma política pública. O estudo deve identificar o número de famílias atendidas e a distribuição territorial da demanda, além de compreender as percepções dos usuários sobre a qualidade do serviço ofertado.


Considerando a tarefa, o método mais adequado seria o


A

quantitativo, por permitir mensurar dados objetivos e generalizáveis.


B

qualitativo, por possibilitar a compreensão aprofundada das percepções dos usuários.


C

experimental, por controlar variáveis e testar hipóteses previamente definidas.


D

misto, por articular dados quantitativos e qualitativos na análise do fenômeno.


E

documental, por basear-se exclusivamente em registros administrativos existentes.

Sobre a relação entre pesquisa e interdisciplinaridade, marque V para VERDADEIRO e F para FALSO:


( ) Minayo (1999), quando conceitua pesquisa como a atividade básica da Ciência na sua indagação e construção da realidade, observa que, mesmo a pesquisa consistindo-se numa prática teórica, ela vincula pensamento e ação, por entender que nada pode ser intelectualmente um problema, se não tiver sido, em primeiro lugar, um problema da vida prática.

( ) A interdisciplinaridade é como um ponto de partida metodológico para lidar com a complexidade do conhecimento.

( ) A metodologia compreende o caminho do pensamento e a prática exercida na abordagem da realidade.

( ) A metodologia se reduz a técnicas e instrumentos.

( ) Na interdisciplinaridade tem-se uma atitude de justaposição de conteúdos de disciplinas heterogêneas ou a integração de conteúdos numa mesma disciplina.


Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:


A

V, V, V, V, V.


B

V, V, F, V, F.


C

V, V, V, F, F.


D

F, F, V, F, V.


E

F, V, V, F, F.

Segundo Guerra (2009), o processo de pesquisa garante o estatuto de maioridade intelectual para o serviço social, pois, além de possibilitar uma contribuição efetiva às diversas áreas de conhecimento, permite à profissão se conectar às demandas da classe trabalhadora. Para a autora, a pesquisa científica pode ser defi nida como:


A

um processo que permite identificar e problematizar as condições do exercício profissional, os fenômenos existentes, selecioná-los e classificá-los, identificar suas características, as difi culdades, lacunas, a necessidade de aprofundamento teórico para melhor compreendê-los e a da adoção de determinado referencial-teórico que permita interpretá-los


B

oriunda da razão dialética que capta o movimento do objeto, a sua lógica de constituição, percebe o que o objeto é e como chegou a ser o que é (seu processo de constituição), quais seus fundamentos, sua capacidade de transformar-se em outro


C

um processo de reconhecimento que se traduz em imagens que são representações expressas na aparência do real e que possibilita distinguir as coisas, determiná-las, compará-las, classificá-las a partir da sua imagem, da aparência e da forma


D

um processo sistemático de ações, visando a investigar e interpretar, desvelar um objeto que pode ser um processo social, histórico, um acervo teórico ou documental

Considerando a análise de Ana Elizabete Mota sobre o Serviço Social brasileiro como profissão e área do conhecimento, assinale a alternativa que apresenta uma informação INCORRETA:


A

A autora defende a hipótese de que o Serviço Social brasileiro, ao constituir-se também como área do conhecimento, adensa sua intervenção na realidade por meio da construção de uma cultura intelectual de cariz teórico-metodológico crítico, protagonizada pela esquerda marxista no Brasil.


B

A autora ressalta que a função intelectual-crítica do Serviço Social se expressa, dentre outros aspectos, na interlocução com movimentos sociais, na crescente demanda de outras áreas pelas pós-graduações em Serviço Social e na ampliação das citações de autores da área em produções das ciências humanas e sociais.


C

A autora identifica uma distinção entre as dimensões de profissão e área do conhecimento no Serviço Social, afirmando que, embora mantenham unidade, não se confundem, pois a produção teórico-intelectiva pode não materializar respostas imediatas às demandas da prática profissional.


D

Mota destaca que, a partir dos anos 1980, com o movimento de “intenção de ruptura” e o desenvolvimento da pós-graduação, o Serviço Social brasileiro operou um deslocamento do estrutural-funcionalismo em direção às vertentes histórico-críticas, consolidando sua inserção no circuito das ciências humanas e sociais.


E

Segundo Mota, o reconhecimento institucional do Serviço Social como área do conhecimento deve-se exclusivamente ao mérito intelectual e acadêmico-profissional da categoria, fruto de sua capacidade organizativa e da qualidade de sua produção teórica, sem qualquer relação com as determinações do Estado e do capital sobre a educação superior.

Complete as lacunas com a alternativa CORRETA:


A pesquisa qualitativa trabalha com o universo de ____________, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo _______________, dos processos e _______________ que não podem ser reduzidos à operacionalização de _____________ (MINAYO, 2010).


A

Significados, das relações, dos fenômenos, variáveis.


B

Significados, das relações, dos fenômenos, números.


C

Fenômenos sociais, das relações, dos fenômenos, quantidade.


D

Representações, dos problemas, das relações sociais, números.


E

Representações, dos problemas, das relações, quantidade.

Para Yolanda Guerra, a pesquisa possibilita desenvolver competências profissionais em três níveis. Considerando essa visão, assinale a alternativa que NÃO se refere a um dos três níveis de competência definidos por Yolanda Guerra.


A

Competências teórico-metodológicas.


B

Competências privativas em matéria de Serviço Social.


C

Competências políticas.


D

Competências técnico-operativas.

Leia o trecho a seguir:


Análise qualitativa não é uma mera classificação de opinião dos informantes, é muito mais. É а descoberta de seus códigos sociais a partir das ___________, ______________ e ___________. A busca da compreensão e da interpretação à luz da teoria aporta uma contribuição singular e contextualizada do pesquisador.


Considerando a pesquisa social e sua aplicação, a alternativa que preenche correta e integralmente as lacunas é:


A

categorias, variáveis e indicadores.


B

entrevistas, questionários e formulários.


C

dados, informações e registros.


D

falas, símbolos e observações.


E

percepções, hipóteses e interpretações.

De acordo com as reflexões de Odária Battini (2003), sobre a pesquisa nas ciências sociais, marque V para VERDADEIRO ou F para FALSO e assinale a alternativa correspondente:


( ) Os dois paradigmas clássicos, os quais trazem visões conservadoras e de ruptura com a ordem vigente, trata-se do Positivismo e do Marxismo.

( ) O Positivismo determina o que chamamos de pesquisa formal clássica, tendo como base a dimensão naturalista da vida, da sociedade e do trabalho[...].

( ) A teoria social de Marx fundamenta as pesquisas na perspectiva prático-conservadora.

( ) Do ponto de vista teórico-metodológico, sob o abrigo da teoria positivista, torna-se fundamental imprimir uma atitude investigativa no trabalho profissional cotidiano, como um dos significativos espaços geradores de condições transformadoras.

( ) A teoria marxista concebe o homem como sujeito coletivo, não histórico, inscrito nas lutas contraditórias de classes.


A

V, V, F, F, F.


B

V, V, F, V, V.


C

F, V, F, F, F.


D

V, V, V, F, F.


E

F, F, V, F, F.

A pesquisa em Serviço Social pode assumir diferentes modalidades, conforme seus objetivos e contextos de realização.


Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.


A

Pesquisa Dialética - investigação centrada na observação dos fenômenos sociais, priorizando a mensuração objetiva.


B

Pesquisa Crítica - investigação comprometida com a desnaturalização das desigualdades e das relações de poder.


C

Pesquisa Empírica - produção de conhecimento a partir da investigação sistemática da realidade concreta.


D

Pesquisa Aplicada - pesquisa voltada à qualificação de políticas públicas, serviços e programas sociais.


E

Pesquisa Interventiva - modalidade que articula investigação e ação profissional de forma indissociável.

De acordo as reflexões de José Paulo Netto acerca do método de Marx, marque V para VERDADEIRO ou F para FALSO e assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) Para Marx, a teoria se reduz ao exame sistemático das formas dadas de um objeto, com o pesquisador descrevendo-o detalhadamente e construindo modelos explicativos para dar conta - à base de hipóteses que apontam para relações de causa/efeito - de seu movimento visível, tal como ocorre nos procedimentos da tradição empirista e/ou positivista.

( ) Para Marx, a teoria é uma modalidade peculiar de conhecimento, entre outras como, por exemplo, a arte, o conhecimento prático da vida cotidiana, o conhecimento mágico-religioso.

( ) A teoria é para Marx, a reprodução ideal do movimento real do objeto pelo sujeito que pesquisa: pela teoria, o sujeito reproduz em seu pensamento a estrutura e a dinâmica do objeto que pesquisa.

( ) Em síntese, para Marx, a teoria é a construção de enunciados discursivos sobre os quais a chamada comunidade científica pode ou não estabelecer consensos intersubjetivos, verdadeiros jogos de linguagem ou exercícios e combates retóricos, como querem alguns pós-modernos.


A

V, V, V, V.


B

F, V, V, F.


C

F, F, V, V.


D

V, V, V, V.


E

F, F, F, V.

Sobre Projeto de Pesquisa, associe a 1ª coluna com a 2ª coluna e marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

1ª COLUNA:

I – Tema.

II – Problema.

III – Justificativa.

IV – Objetivos.

2ª COLUNA:

( ) Parte em que o pesquisador irá demonstrar a relevância da sua proposta de investigação. A relevância de um projeto nunca está nele mesmo. Tampouco está na vontade do pesquisador, nem no ineditismo do trabalho.

( ) Constitui-se por uma dúvida inicial que motiva e orienta a pesquisa. Deve ser redigido de forma clara e argumentativa de forma a que o leitor do projeto e próprio pesquisador entendam qual é a questão a que se busca uma resposta.

( ) Área de interesse a ser investigada.

( ) Quando buscamos responder ao que é pretendido com a pesquisa e a que metas almejamos ao término da investigação.


A

II, III, I, IV.


B

IV, II, I, III.


C

III, I, II, IV.


D

I, II, III, IV.


E

III, II, I, IV.

A articulação entre pesquisa e prática permite que o assistente social ultrapasse o conhecimento empírico e imediato da demanda. Sobre essa relação, analise as afirmativas a seguir:


I.A pesquisa social permite conhecer o perfil epidemiológico e social dos usuários, subsidiando a elaboração de projetos de intervenção mais assertivos.

II.A dimensão investigativa é facultativa na atuação profissional, sendo exigida apenas de assistentes sociais docentes.

III.A sistematização da prática, através da pesquisa, possibilita a teorização sobre a realidade vivenciada no cotidiano dos serviços.


Está correto o que se afirma em:


A

I e III apenas.


B

I, II e III.


C

III apenas.


D

I e II apenas.


E

II e III apenas.

Analise as afirmativas a seguir quanto à pesquisa qualitativa, de acordo com Triviños (1987):


I. Na pesquisa qualitativa, é preciso eliminar a pesquisa quantitativa.

II. As posições qualitativas baseiam-se, especialmente, na fenomenologia e no marxismo.

III. Podem-se distinguir dois tipos de enfoques na pesquisa qualitativa, que correspondem a concepções ontológicas e gnosiológicas.

IV. Muitas pesquisas de natureza qualitativa não precisam apoiar-se na informação estatística. Isso não significa que sejam especulativas. Elas têm um tipo de objetividade e de validade conceitual.

V. A pesquisa qualitativa é utilizada especificamente no campo da teoria social de Marx, afastando-se da teoria estrutural-funcionalista.


Está CORRETO o que se afirma em


A

II, III e IV, apenas.


B

I, II e III, apenas.


C

IV e V, apenas.


D

II e III, apenas.


E

I, II, III, IV e V.

Alves (2018) apresenta as três abordagens sobre gênero mais comuns nas pesquisas no campo do Serviço Social brasileiro. São elas: o marxismo, as relações sociais de sexo e a interseccionalidade. Enquanto as duas primeiras são mais recorrentes, a última começa a adentrar as produções da área. Sobre a perspectiva da interseccionalidade, assinale a alternativa INCORRETA.


A

Embora as relações étnico-raciais estejam incluídas nas reflexões das teóricas das relações sociais de sexo, é na perspectiva da interseccionalidade que a raça adquire evidência.


B

Não podemos falar de interseccionalidade sem situarmos o feminismo negro visto que uma das contribuições centrais do feminismo negro foi questionar a universalidade do patriarcado como sistema de dominação.


C

A abordagem interseccional coloca a raça e a sexualidade no centro da problematização das relações de gênero.


D

O marxismo é o berço da interseccionalidade e essa origem faz toda a diferença na forma como a interseccionalidade opera com raça.


E

O paradigma patriarcal projetou uma sombra sobre as experiências corporais e sexuais das mulheres negras, marginalizando-as como mulheres e reduzindo-as à sua raça.

A afirmação de que a entrevista semiestruturada é inadequada para coleta de dados qualitativos e só serve para obtenção de dados quantitativos padronizados constitui uma generalização correta sobre essa técnica.


C

Certo


E

Errado

O conjunto de tendências teórico-metodológicas e posições ideopolíticas do Serviço Social contemporâneo se confrontam, sendo inegável a centralidade assumida nesse processo pelo


A

marxismo.


B

ecletismo.


C

pluralismo.


D

positivismo.


E

pragmatismo.

Os pressupostos norteadores da concepção de formação profissional no Serviço Social, que informam a revisão curricular de 1996, são os seguintes, EXCETO.


A

O Serviço Social se particulariza nas relações sociais de produção e reprodução da vida social como uma profissão interventiva no âmbito da questão social, expressa pelas contradições do desenvolvimento do capitalismo monopolista.


B

A nova questão social em face das particularidades do processo de reestruturação produtiva no Brasil, nos marcos da ideologia neoliberal, determina uma inflexão no campo profissional do Serviço Social. Com a crise do Estado Social (Welfare State) pós-anos 1970, marcada pelo desemprego estrutural, novas formas de exclusão e pobreza surgiram, superando a antiga lógica industrial.


C

A relação do Serviço Social com a questão social - fundamento básico de sua existência - é mediatizada por um conjunto de processos sócio-históricos e teórico-metodológicos constitutivos de seu processo de trabalho.


D

O processo de trabalho do Serviço Social é determinado pelas configurações estruturais e conjunturais da questão social e pelas formas históricas de seu enfrentamento, permeadas pela ação dos trabalhadores, do capital e do Estado, por meio das políticas e lutas sociais.

Nas palavras de Rocha (2009), o planejamento da pesquisa é um processo de reflexão e tomada de decisão acerca do seu objeto, objetivos e procedimentos a serem adotados para realizá-la. Segundo a autora, ao planejar a pesquisa, tomam-se decisões quanto ao(à):


A

imposição prévia de resultados e confirmação dogmática das hipóteses iniciais; aos aspectos exclusivamente operacionais e orçamentários da execução do projeto; e à mera descrição neutra e positivista dos fatos sociais observados


B

problema de pesquisa (ou conjunto de perguntas a responder); às informações necessárias para respondê-las; às fontes e os procedimentos de coleta; e aos métodos para o tratamento e interpretação teórica dos dados


C

tratamento das informações obtidas mediante a simples acumulação quantitativa de dados brutos, dispensando o rigor analítico e a categorização temática e ao descarte da fundamentação teórica durante a fase de interpretação dos resultados


D

formulação de objetivos puramente normativos e prescritivos, desvinculados da delimitação do objeto, que visam, unicamente, à padronização das condutas dos usuários pesquisados, desconsiderando a historicidade, as contradições sociais e a dimensão ético-política do fazer profissional

Os modos de leitura da realidade social de Émile Durkheim e Max Weber exerceram influência no exercício profissional do Serviço Social no Brasil.


Assinale a opção que descreve corretamente essas posições teóricas.


A

Para Durkheim, os fenômenos sociais têm função de manutenção da ordem; para Weber, a ação social está em função de sentidos atribuídos pelos sujeitos.


B

Para Weber, os fenômenos sociais são compreendidos como construções subjetivas; para Durkheim, os fatos sociais são tratados como exteriores e coercitivos.


C

Para Durkheim, a sociedade é analisada a partir da luta de classes; para Weber, a realidade social é explicada pelas determinações econômicas estruturais.


D

Para Weber, a política social é explicada pela acumulação capitalista; para Durkheim, a política social decorre da intervenção estatal na economia.


E

Para Weber, a sociedade é explicada pela adaptação dos indivíduos às normas; para Durkheim, a ação social decorre da racionalidade econômica.

Analise as afirmativas a seguir quanto à pesquisa quantitativa, de acordo Ramos (2013):


I. Os métodos quantitativos funcionam quando usados corretamente. O teste de hipóteses sempre pressupõe uma teoria prévia e mensurações, o que permite uma objetividade, ainda que relativa.

II. A escolha do tema de pesquisa e da abordagem teórica na pesquisa quantitativa é neutra.

III. A quantificação das pesquisas tem sido bem sucedida com o auxílio dos recursos de informática.

IV. O uso da pesquisa quantitativa independe do objeto de estudos e do problema de pesquisa.

V. Questões que envolvem relações causais, por meio das quais testamos hipóteses, pressupõem o uso dos métodos quantitativos.


Está CORRETO o que se afirma em


A

I, II e III, apenas.


B

I, III e V, apenas.


C

IV e V, apenas.


D

II, III e IV, apenas.


E

I, II, III, IV e V.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado