

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Durante um encontro de grupo acompanhado por um assistente social em um serviço socioassistencial, eclode um conflito entre os participantes. Parte do grupo defende que as reuniões sejam utilizadas para troca de informações práticas e encaminhamentos imediatos, enquanto outros insistem na necessidade de discutir dificuldades comuns.
Considerando uma abordagem participativa, o encaminhamento mais adequado por parte do assistente social é
instituir regras para a ordem e o tempo de fala, encerrar debates divergentes e seguir a pauta prevista para concluir o encontro.
explicitar posições em conflito, pactuar regras de fala e tempo e registrar acordos para orientar os próximos encontros.
retomar objetivos do encontro e priorizar informes práticos, mantendo discussões breves e adiando controvérsias para outro momento.
encaminhar as divergências para atendimentos individuais posteriores e manter no grupo apenas informações comuns e orientações objetivas.
assumir a condução técnica do encontro, selecionar falas pertinentes e definir encaminhamentos, preservando a coesão do grupo.
Nas palavras de Moreira, o trabalho com grupo constitui um espaço essencialmente educativo no exercício profissional do assistente social. Para o autor, os propósitos do grupo no serviço social contemporâneo relacionam-se à:
identificação de demandas coletivas e à socialização de informações, fomentando um espaço de reflexão crítica sobre o cotidiano e as formas de enfrentamento das situações apresentadas
ação realizada em domicílio, a fim de contribuir para compreender melhor a realidade da família ou usuários dos serviços, suas relações sociais e seu cotidiano
tarefa de estabelecer relações positivas funcionais, de corrigir os distúrbios e contribuir para o estado de desempenho adequado do sistema maior do qual o grupo faz parte
ajuda a demanda da sociedade humana geral, suprindo as necessidades básicas dos indivíduos, para que se tornem importantes e para que participem
Em uma comunidade com histórico de baixa participação em ações coletivas, a equipe responsável por um projeto social decidiu iniciar um processo de mobilização. Antes de propor atividades concretas, os profissionais optaram por desenvolver ações voltadas à sensibilização dos moradores. Nesse contexto, essa etapa se justifica por:
Garantir a execução imediata das ações planejadas, mesmo sem adesão inicial.
Estabelecer regras formais de participação obrigatória da população.
Promover o reconhecimento da problemática e estimular o interesse coletivo.
Substituir a necessidade de planejamento participativo.
Direcionar recursos financeiros previamente definidos.
O livreto “Parâmetros para a atuação de assistentes sociais na saúde” (2010) descreve um conjunto de ações que “consistem em orientações reflexivas e socialização de informações realizadas por meio de abordagens individuais, grupais ou coletivas ao usuário, família e população de determinada área programática”. A essas ações dá-se o nome de:
Mobilização social.
Sanitaristas.
Socioeducativas.
Vigilância socioassistencial.
Sobre o trabalho com pessoas em situação de vulnerabilidade nos serviços socioassistenciais, assinale a alternativa que indica corretamente uma atuação que entende suas necessidades e ajuda a fortalecer sua autonomia e participação da população.
Dar preferência apenas ao atendimento individual, deixando de lado qualquer tipo de trabalho em grupo ou com a comunidade.
Concentrar-se só em dar benefícios materiais, sem levar em conta os vínculos da família e da comunidade.
Planejar e realizar ações que levem em conta a fase de vida da pessoa e sua situação de vulnerabilidade, e que convidem os usuários a participar ativamente das decisões sobre sua própria vida.
Desenvolver ações uniformes para todos os públicos, desconsiderando as necessidades específicas de cada grupo prioritário.
Adotar uma postura essencialmente normativa, centrada sobretudo no controle de comportamentos tidos como inadequados.
Situação hipotética: Um grupo de moradores procura o CRAS para solicitar apoio na organização de uma festa junina comunitária. Assertiva: Essa demanda é pertinente ao trabalho do CRAS, pois se enquadra no fortalecimento de vínculos comunitários, um de seus objetivos.
Certo
Errado
Um orientador social percebe que um grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) apresenta dificuldades de interação, com formação de “grupinhos” e exclusão de alguns participantes. Para intervir de forma adequada, ele organiza suas ações considerando o processo de trabalho no serviço. Diante dessa situação, enumere as etapas de acordo com a ordem correta para a atuação do orientador social.
( ) Mediar os conflitos e estimular o diálogo entre os participantes.
( ) Planejar atividades que promovam integração e participação coletiva.
( ) Observar as relações e identificar as situações de exclusão no grupo.
( ) Avaliar os resultados das intervenções realizadas.
( ) Realizar as atividades coletivas com foco na convivência.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
4 – 2 – 1 – 5 – 3.
2 – 3 – 5 – 1 – 4.
3 – 5 – 2 – 4 – 1.
1 – 4 – 3 – 2 – 5.
O trabalho em grupo no SUAS é caracterizado por:
funcionar como espaço de repasse de recados e avisos institucionais, não sendo necessário planejamento.
substituir atendimentos e ações comunitárias, podendo ser conduzido por qualquer servidor independentemente de formação.
restringir-se à transmissão de informações, sem espaço para participação e construção conjunta.
envolver processos de interação coletiva, com objetivos definidos, metodologia adequada e acompanhamento sistemático.
Nas oficinas socioeducativas, o uso de metodologias ativas favorece a participação e o protagonismo dos usuários.
Uma estratégia que caracteriza metodologia ativa é:
exposição prolongada de conteúdo pelo facilitador, com participantes como ouvintes.
problematização de situações do cotidiano com construção coletiva de soluções pelos participantes.
transmissão vertical de conhecimentos sem espaço para questionamentos.
aplicação de avaliações escritas individuais ao final de cada encontro.
demonstração técnica pelo facilitador seguida de reprodução exata pelos participantes.
A atuação do assistente social junto a movimentos sociais e comunidades visa o fortalecimento do controle social e a ampliação da cidadania. Considerando os processos de organização comunitária, analise as afirmativas a seguir.
I. O trabalho com grupos no Serviço Social busca estimular o protagonismo dos sujeitos e a identificação de demandas coletivas no território.
II. Os movimentos sociais são formas de ação coletiva que questionam as relações de poder e buscam a garantia de novos direitos ou a manutenção dos existentes.
III. O assistente social deve assumir a liderança messiânica dos movimentos sociais, definindo os rumos da luta popular sem a participação direta da comunidade.
Está CORRETO o que se afirma em:
I e II apenas.
II e III apenas.
I e III apenas.
I, II e III.
O trabalho com grupos no âmbito do Centro de Referência de Assistência Social visa o fortalecimento de vínculos e a prevenção de situações de risco social. Com base na dinâmica de grupos e na função do facilitador, assinale a alternativa CORRETA.
O grupo socioeducativo busca promover a reflexão coletiva sobre temas da realidade social, estimulando a troca de experiências e o apoio mútuo entre os participantes.
O atendimento familiar no domicílio substitui a necessidade de prontuário, sendo o psicólogo orientado a realizar apenas anotações mentais para preservar a intimidade do lar.
A terapia de grupo psicodinâmica é a única modalidade permitida no CRAS, devendo o psicólogo focar na interpretação de conflitos edípicos infantis de cada usuário.
A coesão grupal deve ser evitada pelo psicólogo facilitador, uma vez que o surgimento de laços afetivos entre os membros impede a objetividade da análise socioassistencial.
No processo de trabalho do CRAS, a ação intencional de procurar e identificar situações de vulnerabilidade e risco social no território, ampliando o conhecimento da realidade local, é denominada:
Articulação Intersetorial.
Gestão de Benefícios.
Busca Ativa.
Acolhimento Institucional.
Vigilância Sanitária.
A promoção da participação social em grupos de convivência visa transformar a condição de passividade dos usuários em protagonismo na defesa de seus próprios interesses coletivos. Assinale a alternativa CORRETA.
A participação social em grupos de convivência deve estimular o protagonismo dos usuários, fortalecendo vínculos, estruturando atividades conforme a demanda espontânea apresentada pelos participantes no território.
A participação social em grupos de convivência deve estimular o protagonismo dos usuários, fortalecendo vínculos, organizando ações conforme diretrizes institucionais definidas pela equipe do serviço.
A participação social em grupos de convivência deve estimular o protagonismo dos usuários, fortalecendo vínculos, promovendo autonomia e ampliando a capacidade de atuação coletiva no território.
A participação social em grupos de convivência deve estimular o protagonismo dos usuários, fortalecendo vínculos, conduzindo ações conforme a disponibilidade de recursos institucionais existentes no serviço.
O trabalho com grupos no Serviço Social é uma estratégia de intervenção que potencializa a reflexão coletiva. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:
I.O grupo deve ser compreendido como um espaço de aprendizagem, troca de experiências e fortalecimento da cidadania dos participantes.
II.O papel do assistente social na facilitação de grupos é o de coordenador impositivo, devendo ditar as regras sem consulta aos membros.
III.A heterogeneidade dos membros de um grupo pode ser um elemento enriquecedor para o debate de diferentes perspectivas sobre a realidade social.
Está correto o que se afirma em:
I, II e III.
II e III apenas.
I apenas.
I e III apenas.
II apenas.
Dentre as competências do (a) Assistente Social, definidas pela lei que regulamenta a profissão (nº 8.662/93), está o trabalho com grupos. O Assistente Social, ao trabalhar com grupos, atua através de ações socioeducativas, que objetivam socializar informações e possibilitar o acesso a direitos. Quanto ao trabalho com grupos no Serviço Social, podemos afirmar que:
É um instrumento técnico-operativo fundamental, consolidado como espaço de troca, reflexão coletiva e fortalecimento social.
Inviabiliza que o usuário se torne sujeito, numa relação horizontal, impedindo-o de ter clareza sobre suas ações e opiniões.
O assistente social atua como facilitador, utilizando dinâmicas para informar quanto a sua visão de mundo e não fomentar a reflexão crítica, transmitindo apenas conhecimento.
Não se faz necessário conhecer os modos de vida dos sujeitos que participam do grupo, sua condição de classe, questões culturais e demais aspectos que singularizam os indivíduos participantes.
O trabalho com grupos no serviço social busca deslocar para o âmbito da coletivização questões que são usualmente individualizadas.
Certo
Errado
Émile Durkheim, um dos fundadores da Sociologia, concebeu os fenômenos sociais a partir de sua objetividade, regularidade e função na coesão social.
Com base nesse autor, assinale a afirmativa correta.
A coesão social decorre da luta de classes e do conflito entre interesses econômicos antagônicos.
Os fatos sociais são considerados manifestações individuais, livres de qualquer imposição coletiva.
O ser social é formado por representações coletivas e normas sociais, sendo a sociedade um ente real que se impõe aos indivíduos.
O método sociológico fundamenta-se na introspecção e na subjetividade como ferramentas centrais para a análise do comportamento social.
O ser social é resultado exclusivo da liberdade individual e da criatividade subjetiva dos indivíduos, sendo a sociedade uma construção simbólica sem existência objetiva.
Verônica, assistente social, está realizando uma pesquisa em estreita associação com a resolução de um problema coletivo, em que tanto ela, enquanto assistente social, quanto os participantes envolvidos na situação-problema atuam de modo cooperativo. Esse tipo de investigação é a:
história de vida
pesquisa-ação
análise de conteúdo
representação social
O trabalho com grupos é uma estratégia socioeducativa fundamental do assistente social na escola. Qual é o objetivo do trabalho com grupos de famílias (pais/responsáveis) no contexto escolar?
Aplicar testes psicométricos para avaliar o Quociente de Inteligência (QI) dos pais, relacionando-o ao desempenho dos filhos.
Selecionar as famílias que irão realizar a limpeza voluntária da escola, como contrapartida pela vaga do aluno.
Ensinar os pais a aplicar castigos físicos pedagógicos, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Promover a reflexão coletiva sobre os desafios da educação, fortalecer o vínculo família-escola e discutir estratégias de superação das vulnerabilidades.
No contexto do SUAS, a atuação coletiva constitui elemento estratégico para assegurar a integralidade do atendimento e a eficácia das intervenções socioassistenciais. Com relação à esse contexto, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:
(__)O educador social atua de forma isolada, desenvolvendo atividades recreativas e pedagógicas sem vinculação ao plano socioassistencial elaborado pelo assistente social ou psicólogo.
(__)A interlocução entre os membros da equipe configura-se como uma prática facultativa, recomendada unicamente diante de situações conflituosas entre usuários ou familiares.
(__)Assistentes sociais e psicólogos concentram a totalidade das decisões técnico-operacionais, cabendo aos orientadores e educadores apenas a execução das atividades previamente determinadas, sem margem para autonomia ou participação avaliativa.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
F, F, F.
V, V, F.
V, V, V.
F, V, V.